Como evitar o surgimento de cravos na pele?
Menu & Busca
Como evitar o surgimento de cravos na pele?

Como evitar o surgimento de cravos na pele?

Home > Lifestyle > Saúde > Como evitar o surgimento de cravos na pele?

Muito comum em jovens e adolescentes, os cravos são problemas que requerem um cuidado especial, principalmente porque podem causar inflamações maiores, gerando assim dor e desconforto. Mas o que são eles?

Cravos são pequenos pontinhos pretos presentes na pele, geralmente podemos encontrá-los no rosto. Eles são muito comuns e podem aparecer em pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns na adolescência e vida adulta.

Os cravos são assintomáticos e requerem alguns cuidados para evitar complicações porque alguns deles podem virar acnes, que são visíveis e podem causar dor e sensibilidade na região.

cravos
Saiba como evitar o surgimento de cravos na pele. | Foto: Reprodução.

Como se formam os cravos?

O processo de formação de um cravo começa dentro de uma estrutura da pele, onde ficam a raiz dos pelos e as glândulas sebáceas, que produzem a gordura natural que protege a pele do ressecamento.

A abertura do folículo é aquilo que nós chamamos de poro na pele. Quando a mesma entope, ele faz a gordura se acumular no local. E quando o poro entupido é largo, a gordura armazenada tem maior contato com o ar e oxida, formando uma “tampinha” preta – o cravo aberto.

Por outro lado, algumas bactérias se proliferam no local e passam a se alimentar da gordura armazenada. Esse tipo de cravo é o chamado ponto branco (ou cravo fechado), que pode levar ao desenvolvimento da espinha.

Tratamento dos cravos

Os cravos podem ser tratados de diversas formas. O uso de sabonetes específicos para pele oleosa, combinados com sessões periódicas de limpeza de pele para remoção mecânica, costuma gerar resultados satisfatórios. É necessária a avaliação do dermatologista para a indicação do tratamento adequado.

A limpeza de pele é um procedimento estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética, que tem como objetivo remover cravos e impurezas da pele. Ela é mais indicada para a remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos). Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista.

Os tratamentos para cravos podem ser desde aqueles mais simples, como o uso de cosméticos específicos para a pele e o tratamento estético com a limpeza de pele, até os mais complexos feitos com o uso de medicamentos tópicos e orais.

Maneiras de cuidar da pele

1. Lave a pele suavemente e sem exagero

Ainda que ajude a remover impurezas como o pó e a oleosidade dos poros, lavar o rosto em excesso pode levar à secura e irritação. É aconselhável que você evite esfregar seu rosto, pois isso pode irritar a pele. Como regra geral, lave o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro e exercícios na água em um movimento circular.

2. Evite tocar sua pele

Espremer um cravo pode aparentar seu desaparecimento temporariamente, no entanto, quando você o remove, ele pode assim fazê-lo ficar por mais tempo. Quando você aperta e tenta extrair um cravo, pode estar empurrando ainda mais profundamente as bactérias para dentro da pele.

3. Faça a barba com cuidado

Se você usa a lâmina, certifique-se de que ela não está enferrujada. Lave o rosto com água e sabão antes de colocar o creme de barbear. Raspe suavemente e somente quando necessário.

4. Evite ficar no sol

Ainda, muitas medicações para cravos podem causar queimaduras em algumas pessoas. E ficar exposto ao sol por muito tempo pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele.

5. Aplique tônicos

Tonificar a pele do rosto é um dos principais passos para fazer a limpeza completa da região. Isso ajuda a remover as impurezas que a água e o sabonete não conseguem retirar. Além disso, os tônicos ajudam também a regular o pH que passa por variações ao longo do dia por conta da poluição, da maquiagem e de outras substâncias.

Você já viu como cuidar da sua pele para controlar os cravos, mas há outras dicas que podem ajudar a evitar que eles apareçam:

  • Usar apenas produtos que não entupam os poros;
  • Sempre retirar a maquiagem;
  • Usar apenas produtos específicos para o rosto;
  • Evitar tocar a pele com as mãos sujas;
  • Beber bastante água para eliminar toxinas e produzir mais suor;
  • Usar máscaras removedoras de cravos;
  • Esfoliar a pele 2 vezes por semana para remover células mortas e liberar os poros.

Evite receitas caseiras, porque misturas podem agravar as inflamações na pele ou provocar algum tipo de alergia. Prefira usar apenas produtos específicos para quem tenha cravos e, em caso de dúvidas, consulte um dermatologista.

Cravos são uma condição natural do nosso organismo e todo mundo pode ter. Por isso, não se desespere! Mesmo que marcas já tenham se formado, você pode tratá-las e ter uma pele bonita e saudável.

__________________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas