Como escolher o CRM ideal para minha empresa
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Saiba os diversos tipos e qual a melhor opção de CRM para sua empresa

Saiba os diversos tipos e qual a melhor opção de CRM para sua empresa

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Escolher o melhor CRM para vendas na sua empresa pode ser complicado com tantas opções no mercado. Por isso, é importante você entender todas as necessidades de sua organização. 

Uma vez que não há respostas nem receitas simples para o processo de busca por um sistema de gestão de vendas, você deve explorar todas as possibilidades e ter a experiência de qual se enquadra melhor naquilo que sua empresa necessita. Por isso, separamos os tipos e algumas dicas essenciais para você conseguir alavancar suas vendas com o melhor CRM. 

melhor crm para vendas
Saiba como escolher o CRM empresas brasileiras ideal para aumentar suas vendas. Conheça o CRM tipos. | Foto: Freepik

O que é CRM?

Antes de escolher o CRM ideal para sua empresa, cabe entender o que é CRM. CRM é uma sigla usada para Customer Relationship Management – que em português significa: Gerenciar de Relacionamento com o Cliente. 

As ferramentas de CRM possuem o objetivo de criar um ambiente voltado para a comunicação com o cliente, gerando estratégias de negócios e fazendo com que a empresa consiga entender quais são os desejos e as necessidades de seus clientes. Entendendo esses fatores, o CRM vai auxiliar a gerar um maior número de vendas e a captar e fidelizar os clientes. Vale lembrar que as ferramentas que o recurso serve para todos os tipos de instituições, ou seja, há CRM para pequenas empresas e para empresas maiores. 

Os três tipos de CRM

Se você está à procura do melhor CRM para vendas, você tem que ter à disposição os três principais tipos CRM: o CRM de Marketing, CRM de vendas  e o CRM de Suporte. 

O CRM de marketing também é conhecido como plataforma de automação de marketing. Ele é voltado para o processo de atração de clientes (conhecidos como leads) e fidelização desses clientes. Portanto, ele é crucial para qualquer empresa. Muitas vezes, está ligado ao CRM de vendas. Algumas das funções do CRM de marketing são: 

  • Publicação em redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Relatórios e dashboards;
  • Automação de lead scoring.

Já o CRM de vendas é uma ferramenta que visa as empresas a venderem mais e em menor tempo. Sendo assim, ele é totalmente voltado para as vendas e os processos comerciais da instituição. Vale destacar que a ligação dele com o CRM de marketing é a questão do relacionamento, isto é, o processo de marketing de relacionamento com o cliente agora migra para a questão comercial. Visando convencer a compra, o objetivo dele é controlar o fluxo dos clientes. Algumas funções básicas no CRM de vendas são: 

  • Cadastro de clientes: pessoas ou empresas;
  • Criação de múltiplos funis de venda; 
  • Gere o time de vendas;
  • Se integra com plataformas de marketing e outras plataformas.

Por último, temos o CRM de suporte. O CRM de suporte, como o próprio nome já diz, é voltado para dar suporte ao cliente quando necessário. Planilhas conectadas entre setores, serviços de chatbot, SAC, atendimentos 24 horas por dia são exemplos desse CRM. 

A importância do CRM de suporte se dá principalmente na resolução de problemas de clientes de forma mais produtiva, o que, consequentemente, leva à fidelização. Algumas funções básicas do CRM de suporte são: 

  • Follow up: isto é, criação de lembretes automatizados para entrar em contato com clientes; 
  • Back Office: analisa possíveis problemas que algum cliente tenha tido com sua compra e arquivar essas dificuldades para eventuais problemas que se repetirem.

Como escolher um bom CRM?

Agora que você já sabe algumas das funções dos três principais tipos de CRM, é hora de saber como escolher o melhor CRM para vendas. Claro, se você quer um CRM que otimize suas vendas, você precisa usar o CRM de vendas. No entanto, algumas perguntas ficam no ar como: “Qual o melhor CRM de vendas para escolher?”. Portanto, para isso, é preciso que você tenha algumas coisas em mente: 

A primeira é a necessidade de comparar os principais tipos CRMs de vendas disponíveis no mercado e quais funções eles oferecem. O próximo passo é analisar o custo benefício desse CRM de vendas, ou seja, se o que ele oferece supre a sua demanda. O último ponto a se considerar é a operacionalidade desse sistema, como ele pode te ajudar a achar soluções, dentre outras coisas.

É preciso ter em mente que o melhor CRM de vendas é aquele que vai oferecer todas as funcionalidades que a sua empresa precisa de maneira rápida, simples e eficaz. Por isso, separamos algumas dicas necessárias na hora de analisar um CRM: 

  • Entender o que sua empresa necessita;
  • Avaliar o custo-benefício da ferramenta;
  • Lembrar que a integração com outros CRMs é crucial;
  • Buscar por simplicidade e funcionalidade;
  • Pensar na escala do seu negócio: isto é, a ferramenta serve tanto para microempresas quanto para grandes empresas brasileiras.

Entender a necessidade da sua empresa é quase que crucial na hora de tomar essa decisão. Isso porque, quando você for buscar um software de vendas, é necessário fazer algumas perguntas e saber o que você quer que o sistema atenda em sua empresa. Perguntas como: “Quantos funcionários eu tenho?”,  “Como minhas vendas funcionam hoje em dia?” “Quais os pontos que eu preciso melhorar?”, “O que eu espero desse CRM de vendas?”. Tudo isso tem que ser colocado em prática no momento da escolha. 

Por fim, qual CRM usar?

São tantas dicas de CRM de vendas e tantas formas de avaliar que você pode ter ficado perdido. Mas se você quer o melhor CRM para vendas em sua empresa, fique atento a esses pontos: 

De maneira resumida, o melhor CRM de vendas é aquele que:

  • Atende grande parte das necessidades da sua empresa, respondendo às questões acima;
  • Acompanha o ritmo de crescimento da sua empresa;
  • Ajuda o trabalho da equipe de vendas, automatizando ao máximo;
  • Possui fácil integração aos outros CRMs;
  • Permite acesso às informações necessárias por diversos dispositivos móveis a qualquer momento; 
  • Permite acompanhar pontualmente os leads e análise dos clientes;
  • Conta com funcionalidades extras, como, por exemplo, a emissão de relatórios. 

E aí, está decidido a conseguir o melhor CRM para vendas para sua empresa? Se sim, a Magnet Customer pode ajudar você, não deixe de conferir!

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Por Maria Júlia Melo – Fala! Uerj

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