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Como elaborar conteúdo para o Instagram: 5 dicas para ser notável

De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, mais de 80% dos usuários do Instagram utilizam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra. Isso significa que você deve investir na rede social para captar mais clientes, fidelizar os antigos e garantir o seu lugar no mercado.

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Invista em fotos de qualidade, o Instagram é uma rede social visual. | Foto: American Heritage Chocolate.

Entretanto, o processo não é fácil. Para conseguir muitas curtidas no Instagram, além de um maior engajamento do público, são necessários estudo e planejamento. Para isso, algumas estratégias de Marketing Digital são muito úteis. Se você deseja construir um perfil sólido, criativo e que chame a atenção do seu público, não deixe de seguir alguns passos!

1. Defina o seu nicho

O seu nicho será definido pelo tema em que você deseja priorizar nos seus conteúdos. Determine um assunto primordial e seus objetivos com ele. Lembrando que existem algumas categorias que podem ser mais “destrinchadas”. Por exemplo: se você é dono de uma sorveteria, não fale sobre alimentação no geral, e sim sobre o produto que você vende, sorvete.

2. Crie a sua persona

A persona é o seu cliente ideal. Você precisa analisar vários aspectos dessa “pessoa” e construir um personagem característico do seu público. Entretanto, cuidado: a persona não é o seu público-alvo. Ela é uma “personificação” do seu melhor cliente. Para construí-la, responda algumas perguntas:

  • Como é a rotina dessa pessoa/ seu lifestyle?
  • O que ela assiste/ lê/ escuta?
  • Com quem ela normalmente convive?
  • Quais são suas maiores necessidades?
  • Quais são seus maiores problemas? (isso, no Marketing, seriam as “dores”)
  • Como esses problemas/ dores seriam solucionados?
  • Como se veste?
  • Quais são suas marcas favoritas?
  • O que gosta de comer?
  • Quantos anos ela tem?
  • Ela tem filhos ou mora sozinha?

As questões acima são apenas exemplos. Você precisa analisar com calma o que gostaria de destacar nesse perfil.

3. Crie uma identidade visual

Com base no seu nicho e na sua persona, crie uma identidade visual condizente com a mensagem que sua empresa deseja transmitir. Para isso, utilize ferramentas de design e crie um layout básico para as suas publicações do feed e para os stories. Além disso, pense nos ícones dos destaques: eles também fazem parte dessa identidade. Não se esqueça de escolher uma paleta de cores que se relacione com os sentimentos que você deseja propiciar ao seu seguidor.

4. Explore as ferramentas

Cada ferramenta no Instagram apresenta funcionalidades específicas. Se você deseja falar com todos do seu público, aposte em diferentes linguagens. Isso quer dizer que, ao gravar um vídeo para o IGTV, a linguagem deve ser diferente de um story, por exemplo. Com o IGTV, você tem possibilidade de explorar mais a fundo algum assunto em específico, pois os vídeos podem apresentar uma duração maior. Nos stories, a objetividade é importante. No feed, imagens de qualidade e legendas sucintas importam, além de um equilíbrio no uso das hashtags.

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Sua única preocupação não deve ser “seguidores Instagram”. | Foto: Erik Lucatero.

Reels

É uma ferramenta para criar vídeos mais dinâmicos e compartilhar com qualquer pessoa no Instagram. Grave e edite vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e novas ferramentas de criação. Com uma conta pública, é possível disponibilizá-los para uma comunidade maior por meio de um novo espaço no “explorar”. O uso do reels no “explorar” oferece a qualquer pessoa a chance de tornar-se um criador de conteúdo e alcançar novos públicos em um cenário mais escalável.

Post “carrossel”

Uma pesquisa da Social Insider examinou mais de 22 milhões de postagens no Instagram. Há três anos, aproximadamente 4% dos posts eram em carrossel. Em 2020, houve um aumento de 16 pontos percentuais. Além disso, a taxa média de engajamento dos carrosséis é de 1,92%, em comparação com 1,74% das imagens e 1,45% dos vídeos. Ao fazer um conteúdo nesse formato, o Instagram mostrará a mesma publicação mais de uma vez, normalmente com o segundo vídeo ou foto. Dessa forma, a chance de engajamento cresce bastante.

Para elaborar uma postagem assim, selecione mais de uma imagem, ou uma mistura de imagens e vídeos, e coloque as edições que desejar antes de publicar. É importante esclarecer que podem ser feitas edições diferentes em cada vídeo ou imagem: a mesma edição não vale para todos os itens selecionados. Os carrosséis, além de vídeos e fotos, podem apresentar pequenos textos sobre determinado assunto. Você ainda tem a opção de patrocinar o seu carrossel com o Gerenciador de Anúncios da rede social.

IGTV 

Como já foi exemplificado anteriormente, o IGTV deve ser utilizado para postagens de vídeos maiores no Instagram. Uma alternativa viável é criar uma ligação entre o seu canal do YouTube e o seu IGTV. Você pode desenvolver versões menores dos seus vídeos do YouTube para o IGTV, e deixar a versão completa e final no YouTube. Assim, você agrada quem prefere conteúdos mais densos, como também quem aprecia um conteúdo mais rápido e objetivo.

5. Utilize o storytelling

De nada adiantam todas as dicas anteriores se você não conseguir gerar empatia e identificação do público. Por isso, o storytelling é muito indicado para a produção de conteúdo digital. Com ele, você contará histórias que despertem emoção e diferenciem o seu produto ou serviço. Afinal, só vender é muito pouco. Você precisa entregar soluções. Para uma boa narração, preze por início, meio e fim, ou seja, por uma ordem/sequência de acontecimentos.

Algumas dicas de storytelling são: contar a sua jornada como comerciante, empreendedor ou fundador do seu negócio; mostrar os bastidores, os funcionários e suas vivências; construir uma jornada do cliente (início do seu problema até a solução) e demonstrar a produção dos itens que você vende até o processo de compra. Não existem poucas opções: você deve ser criativo e prezar pela humanização. Nesta propaganda da Sempre Livre, a atriz Maisa Silva fala sobre um assunto que gera identificação de várias mulheres:

Esse foi um exemplo de storytelling utilizado por uma empresa de absorventes femininos. Diversas outras marcas como a Coca-Cola e a Nike, por exemplo, fazem do storytelling uma tentativa mais humanizada de conquistar mais clientes e despertar a atenção do público.

Para aplicar tudo isso, não se esqueça de utilizar uma conta comercial, o que deixa o seu perfil público. Isso é muito importante para que você mensure seus resultados e consiga evoluir com a sua conta gradativamente.

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