sexta-feira, 26 abril, 24
HomeSaúdeCarboidrato simples e complexo: entenda a diferença

Carboidrato simples e complexo: entenda a diferença

A referência nas dietas costuma ser somente ao macronutriente carboidrato. Entretanto, é interessante descobrir suas particularidades para escolher qual melhor se adapta aos seus objetivos alimentares. Além da forma de absorção, outros pontos precisam ser observados.

Carboidratos simples

O carboidrato simples tem uma estrutura de molécula menor, composta de monossacarídeos e oligossacarídeos (duas moléculas de açúcar). Por isso, sua digestão é rápida e a liberação de energia é imediata, o que aumenta a glicose sanguínea.

Carboidrato simples e complexo: entenda a diferença
Um tipo de carboidrato simples: mel

São indicados por muitos nutricionistas para serem ingeridos após a atividade física por quem tem a intenção de ganhar massa muscular, pois é um momento em que as reservas de glicogênio no músculo estão mais baixas, o que favorece a síntese proteica.

Além disso, praticantes de esportes de longa duração, como maratonistas, optam pela suplementação de carboidratos em gel para suprir as necessidades de glicogênio muscular durante seus treinos.

Carboidratos complexos

carboidrato complexo tem uma estrutura molecular a base de polissacarídeos: várias moléculas de açúcar. Assim, a sua absorção e digestão são mais lentas, e o nível de glicose no sangue aumenta muito pouco e de forma gradual.

Carboidrato simples e complexo: entenda a diferença
Um tipo de carboidrato complexo: pão

Ao contrário do que muitos pensam, o pão é formado basicamente por amido, então é considerado um carboidrato complexo, mesmo que não seja o integral. Batatas, arroz e mandioca também são carboidratos complexos.

Costumam ser a melhor opção para refeições ao longo do dia, que não antecedem ou acontecem depois do treino, pois contêm fibras e vitaminas, importantes para a saciedade.

ARTIGOS RECOMENDADOS