O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou uma nova alteração no calendário de vacinação no Estado. Segundo o anúncio oficial divulgado no domingo (13), todos os adultos de 24 a 18 anos (último grupo a ser concluído) terão recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até 15 de setembro.
Recentemente, na última quarta-feira (9), o governo havia divulgado uma outra antecipação que apontava o dia 18 de outubro como o “dia da esperança”. Com esta modificação, pessoas de até 40 anos serão vacinadas ainda no final de junho.
“Preparem o braço. Em São Paulo, nós vamos vacinar. Aqui é a terra da vacina e não da cloroquina”, declarou Dória. Além disso, o governador também apontou o impacto da vacinação na economia. “A retomada econômica está atrelada à vacinação dos brasileiros. São Paulo lidera o PIB do país e tem um crescimento estimado para este ano de 7,6%. Portanto, a imunização dos que vivem em SP, sejam paulistas, brasileiros de outros estados ou estrangeiros que residem aqui contribui muito o ânimo, a esperança e a ativação econômica de os setores da economia do estado de SP, e consequentemente, no Brasil”.
No site VacinaJá, é possível acompanhar a contagem regressiva para o dia em que cada grupo poderá ser vacinado. Além disso, a fim de acelerar o trabalho dos profissionais de saúde e evitar aglomerações nos locais de vacinação, é possível realizar o pré-cadastro no site preenchendo os dados exigidos.
Por que ocorreu uma antecipação no calendário de vacinação em São Paulo?
Segundo Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização (PEI), em coletiva de imprensa, o novo calendário é resultado da previsão de entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde.
“Esse é o maior avanço da vacinação no Estado de São Paulo: 7,5 milhões de pessoas serão vacinadas em um mês. O avanço é planejado com base em remessas de vacinas previstas para o Programa Nacional de Imunização”, pontou.
Além disso, essa aceleração foi determinada a partir do novo ritmo de produção e entrega dos imunizantes no país. Por exemplo, a partir de terça-feira (15), além das vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac, a vacina da Jansen, que depende de aplicação única, também estará disponível para ajudar na imunização contra a covid-19.
Como fica o novo calendário de vacinação contra a Covid-19?
Em razão do avanço, as datas e os grupos selecionados foram agendadas da seguinte maneira:
- 16 a 22 de junho – 50 a 59 anos
- 23 a 29 de junho – 43 a 49 anos
- 30 de junho a 14 de julho – 40 a 42 anos
- A partir de 15 de julho – 35 a 39 anos
- 30 de julho a 15 de agosto – 30 a 34 anos
- A partir do dia 16 de agosto – 25 a 29 anos
- 1 a 15 de setembro – 24 a 18 anos
_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!