Burlesque: Saiba o que é e conheça a origem do termo
Menu & Busca
Burlesque: Saiba o que é e conheça a origem do termo

Burlesque: Saiba o que é e conheça a origem do termo

Home > Entretenimento > Cultura > Burlesque: Saiba o que é e conheça a origem do termo

Você sabe o que é Burlesque? Quase sempre, quando ouvimos esse termo, pensamos automaticamente nos antigos cabarés, com mulheres dançando e aquela referência ao sexo. O significado da palavra, entretanto, pode ser bem diferente, assim como o próprio objetivo do burlesco. Então, se deseja conhecer melhor sobre esse termo, confira, a seguir, o que é Burlesque e a origem dessa palavra

Atualmente, Dita Von Teese é um dos maiores nomes do Burlesque no mundo.
Atualmente, Dita Von Teese é um dos maiores nomes do Burlesque no mundo. | Foto: Reprodução.

O que é Burlesque?

A origem em si do termo “Burlesque“ em francês, ou simplesmente “Burlesco”, vem da palavra “Burla” que significa sátira, brincadeira e/ou comédia. Teve sua origem na época da comédia de dell’arte, nessa época os teatros faziam muito sucesso, mas somente entre os homens, já que as mulheres não podiam frequentar esses espaços, nem na plateia, nem nos palcos. O termo Burlesco também apareceu em forma de performance artística, com característica de comédia erótica.

Com isso, tanto os personagens masculinos, quanto os femininos eram interpretados pelos homens, vestidos de mulheres, com maquiagem, peruca e etc. Insatisfeitas com essa situação, algumas mulheres começaram a fazer números de striptease e foi assim que conseguiram entrar nesse ambiente e conquistarem os palcos do teatro. 

Com o passar do tempo, foi criando uma estética relacionada ao burlesco, de plumas, pedraria, glamour, corset, que se popularizou entre os anos de 1860 e 1940 nos cabarés franceses e norte-americanos e foi se disseminando pelo mundo.

A apresentação burlesca ou a arte do burlesco é baseada em uma representação teatral e até satírica, ela utiliza de temas dramáticos nas performances. É uma arte que mistura diversas áreas como teatro, circo e até o striptease. Tantos homens quanto mulheres podem participar, mas o Burlesque foi importante para retomar o empoderamento feminino com o tema da liberdade da mulher.

O número burlesco geralmente é composto por uma música, uma trilha e uma performance artística que pode vir acompanhada de dança ou alguma outra habilidade artística, na maioria das vezes o striptease está presente. Esse número pode contar uma história ter começo, meio e fim ou ter uma temática que é abordada, ou mesmo um número bonito de striptease. 

Pela forma como surgiu ele serviu para dar voz às pessoas que na época não tinham. O Burlesco é um lugar de liberdade, aceitação e empoderamento, que enaltece as mulheres. A prática é aberta para iniciantes e pessoas de todas as idades, mesmo sem qualquer experiência prévia, é um ato de transgressão ao mesmo tempo convincente e divertido, que revoluciona ideias preconcebidas e preconceituosas sobre os corpos, as formas de desejo e a feminilidade.

______________________________________________________

Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack

Tags mais acessadas