Mais de 86% do público do reality sentiu raiva, tristeza e preconceito nas primeira duas semanas do programa. Saiba mais
Levantamento mostra que BBB21 gera emoções negativas em 86% dos brasileiros
Em pesquisa independente realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de consumo com mais de dois mil respondentes, 86% dos brasileiros acredita que o que acontece dentro da casa do BBB21 faz parte da cultura do cancelamento, conceito que viralizou desde o início do reality show.
Dos 52% dos brasileiros que estão acompanhando o reality, 86% já sentiram emoções negativas fortes em duas semanas de programa, em ordem de expressividade, são mais comuns os sentimentos de raiva, tristeza, preconceito, humilhação, indignação, nojo, repúdio e falta de empatia. 6,7% dos entrevistados está pensando em parar de assistir ao programa, sendo 50% por achar o conteúdo pesado.
Revelou a pesquisa feita pela Hibou.
Em suma, o levantamento tentou metrificar a presença da chamada “cultura do cancelamento” no dia a dia dos entrevistados. “O significado da expressão “cancelamento” foi reconhecida por 61,8% dos brasileiros“, apontou a pesquisa. “Após a explicação do termo para todos os entrevistados, 44% entendem que cancelar não é algo novo, mas o que é novo é o repúdio ao ato por meio das redes sociais.“.
Antes de sair cancelando, 55,1% dos brasileiros acredita que é preciso entender os dois lados da história e, para 54,7%, isso pode se tornar uma arma na mão de pessoas mal intencionadas.
Ainda de acordo com a pesquisa, 38% dos brasileiros sofreu algum tipo de cancelamento em algum momento da vida. Porém, mesmo com a indicação de repúdio ao “cancelamento”, 50,7% das pessoas já ocuparam o papel de “cancelador” contra uma marca ou empresa, 52,7% com artistas ou páginas nas redes sociais e 48,6% com pessoas da sua relação direta.
Um total de 2467 pessoas responderam a pesquisa de forma digital nos dias datados entre 5 e 6 de fevereiro. O levantamento foi feito apenas em território nacional, garantindo 95% de significância e 2% de margem de erro nos dados revelados. A faixa etária é acima de 20 anos, englobando o público ABCD, sendo 56% casados e 58% mulheres.