A Sony Pictures, o estúdio que detém os direitos do grande personagem de quadrinhos Homem-Aranha, não entrou em acordo com a Disney, atual portadora dos direitos do MCU, fazendo com que o herói deixe o Universo Cinematográfico da Marvel.
MARVEL: ESQUEÇA A FASE 4, JÁ TEMOS OS PRIMEIROS INDÍCIOS DA FASE 5
Escrevendo no Instagram, Jeremy Renner (que interpreta Hawkeye nos filmes dos Vingadores) abordou suas preocupações para a Sony ao invés da Disney, querendo que o Homem-Aranha continue no MCU.
HOMEM ARANHA: LONGE DE CASA – 5 PERGUNTAS QUE O FILME RESPONDEU
VINGADORES: ULTIMATO – SAIBA QUEM É MENINO MISTERIOSO NA CENA FINAL
Homem Aranha fora do MCU: Sony diz estar desapontada com a Disney
Um comunicado divulgado pela Sony na noite de terça-feira (20) disse que a companhia estava “desapontada” com a exigência da Disney por uma participação maior nos filmes Homem-Aranha e por sua proposta de reduzir o envolvimento do presidente da Marvel, Kevin Feige, nos filmes.
Muitas das notícias de hoje sobre o Homem-Aranha caracterizaram erroneamente discussões recentes sobre o envolvimento de Kevin Feige na franquia. Estamos desapontados, mas respeitamos a decisão da Disney de não deixá-lo continuar como produtor principal de nosso próximo filme de ação do Homem-Aranha.
Esperamos que isso mude no futuro, mas entendamos que as novas responsabilidades que a Disney lhe deu – incluindo todas as propriedades recém-adicionadas da Marvel – não permitem que ele trabalhe em IPs que não possuem. Kevin é fantástico e somos gratos por sua ajuda e orientação e apreciamos o caminho que ele nos ajudou a colocar, que continuaremos a trilhar.
Disse Sony em comunicado
As palavras da Sony apresentam uma condenação pública incomum do grupo, cujo a compra da Marvel em 2009 por 4 bilhões de dólares rendeu grande aumento em seu domínio de bilheteria.
Negociações estavam em andamento há alguns meses entre a Sony e a Disney. A Disney exigiu que os futuros filmes fossem financiados uniformemente entre os dois estúdios, tendo Kevin Feige apenas como produtor de consultoria. No entanto, a Sony queria manter os termos existentes.
A Disney então questionou a profundidade do envolvimento da Kevin Feige, dado o apego do super produtor a outros projetos da Marvel, incluindo o novo canal de streaming Disney Plus, que será lançado em novembro.
Kevin Feige, Marvel e o Homem-Aranha
Feige tem sido intimamente associado com a série Avengers desde o lançamento do Homem de Ferro em 2008, e tem sido amplamente reconhecido por satisfazer os fãs dedicados da franquia, juntamente com o desejo da Disney de prêmios e reconhecimento crítico.
HOMEM ARANHA: LONGE DE CASA – KEVIN FEIGE FALA SOBRE CENA PÓS CRÉDITOS
Pantera Negra se tornou o primeiro filme de super-herói a ganhar uma indicação ao Oscar de melhor filme em 2018; no mês passado, Vingadores: O Ultimato superou a venda de ingressos do filme Avatar, tendo a maior bilheteria de todos os tempos. No geral, os filmes de Kevin Feige alcançaram quase 27 bilhões de dólares.
No início desta semana, o mais recente da série Homem-Aranha: Longe de Casa, depôs o filme Skyfall como o maior filme da Sony nas bilheterias mundiais.
Dois outros filmes estrelados por Tom Holland estão em andamento. Em 2015, a Marvel e a Sony negociaram seu acordo de compartilhamento de direitos que significaria que o Homem-Aranha poderia aparecer nos filmes dos Vingadores e vice-versa.
A divisão, portanto, apresenta uma grande dor de cabeça para as duas empresas, já que o Homem-Aranha da Holanda apareceu em cinco filmes do Universo Cinematográfico da Marvel até hoje, e Longe de Casa mostrou a próxima grande história dos Vingadores.
Fãs se indignam no Twitter sobre a saída do Homem Aranha do Universo Marvel
Os fãs da Marvel estão subindo a hashtag no Twitter #SaveSpiderMan e publicando em suas redes sociais a indignação de forma cômica. Confira alguns tweets:
A saída do Homem-Aranha será de grande impacto pois a série já enfrenta buracos substanciais, depois da saída de muitas de suas figuras principais em Vingadores: O Ultimato.