Você conhece ou já ouviu falar sobre o que é assessoria de marketing? Caso essa seja a sua primeira vez tendo contato com o termo, não se preocupe, já que apesar de sua importância dentro de seu negócio, não se trata de algo complicado de ser implementado em sua empresa.
A assessoria de marketing oferece um tipo de serviço com profissionais que são especializados nessa área, prontos para atender qualquer tipo de demanda do cotidiano de uma empresa, fazendo uso de novas metodologias que são capazes de manter a sua relevância no negócio competitivo, além de garantir que todo o potencial de seu produto seja explorado e apresentado no mercado.
Grande parte da influência da assessoria digital veio por meio da internet. Ela conseguiu uma democratização na competição que ocorre de forma natural nas empresas.
Hoje em dia, não importa se uma empresa é de pequeno ou médio porte, com certeza ela vai ter que competir com uma empresa maior ainda em algum momento de sua trajetória, e com uma boa organização e assessoria de marketing, elas podem conseguir resultados tão bons quanto ou até mesmo melhores do que a concorrência.
A coisa mais inusitada que temos hoje em dia em resposta a esse crescimento da internet é a disputa por espaço que acaba ocorrendo entre as empresas. Ao contrário de todos os outros meios de comunicação tradicionais que existem, em que os espaços para publicidade eram limitados, a internet não possui esses limites, e pode brigar por esse posicionamentos.
Por esse motivo, a quantidade de espaços em que a sua empresa está presente já não é mais tão relevante quanto onde ela está presente, o verdadeiro exemplo de que quantidade não significa qualidade. Esse comportamento é característico do consumidor moderno, e é bem diferente do comportamento de dez anos atrás.
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre assessoria de marketing!
O que é assessoria de marketing?
Antes de entender a importância da assessoria de marketing e suas funções, é importante aprender o que é assessoria de marketing.
A assessoria de marketing é um serviço que tem como objetivo oferecer um auxílio a todas as empresas que buscam uma forma de implementar um novo trabalho de marketing especializado apenas para as suas atividades, mas que por algum motivo não tem as condições necessárias para ter um departamento especializado apenas para atender essas demandas.
A procura pelos serviços da assessoria de marketing vem crescendo cada vez mais, principalmente nas últimas duas décadas, sendo impulsionada pela presença cada vez maior da internet na vida de todos os consumidores.
O jeito em que se trabalha com o marketing dentro da web é totalmente diferente de tudo que é aplicado dentro das mídias off-line. O comportamento dos consumidores dentro do mundo digital é muito diferente do que fora dele, e está em constante sujeição a interferências em sua linha de raciocínio, podendo tornar o processo de atração de possíveis consumidores muito mais complicado, já que tem mais dificuldade em prestar atenção em algo por muito tempo.
Fora isso, também existe a crescente oferta de produtos que buscam cada vez mais atender as mais variadas situações, que entregou ao consumidor um poder enorme para escolher entre várias opções de marcas que podem se encaixar ou não com os seus critérios que são considerados como necessidades.
Para poder deixar essa situação mais fácil de lidar e contornar esse problema, os profissionais de marketing precisam estar por dentro de todas as novas técnicas e abordagens, com metodologias que consigam superar todos esses obstáculos de forma mais assertiva e sem prejudicar de forma alguma a rotina comum do negócio.
Uma assessoria de marketing pode oferecer uma nova oportunidade para que sua empresa possa trabalhar em diferentes frentes, sempre tendo o que há de melhor dentro de novas tendências por meio de seus profissionais especializados, que sempre buscam um conhecimento maior para atender as necessidades do novo mercado de sua empresa.
Funções da assessoria de marketing
Você sabe quais são as funções realizadas pela parte de assessoria de marketing? Quando se contrata o serviço de assessoria de marketing, você tem a sua disposição uma equipe de profissionais qualificados para atender a todas as demandas possíveis de um departamento de marketing, para conseguir entregar todos os resultados esperados.
Logo, todas as empresas que oferecem esse tipo de assessoria de marketing contam com uma equipe especializada não apenas no marketing em si, mas em todas as áreas correlatas para que possam entregar com excelência e assertividade toda e qualquer atividade necessária para que o departamento da sua organização consiga operar com maior produtividade em menos tempo. Dentro dessas áreas é possível citar algumas como:
- A criação e o gerenciamento de campanhas e ações de marketing
Uma assessoria de marketing não criará apenas as campanhas e ações que devem ser realizadas por sua empresa, mas também executará qualquer processo necessário para tirá-las do papel e garantir que elas alcancem os melhores resultados.
- Implementação de metodologias e abordagens
Isso significa que sua empresa será um objeto de estudo profundo para que a assessoria de marketing consiga identificar e aplicar as melhores abordagens e também metodologias capazes de otimizar todos os processos envolvidos no seu negócio.
- Produção de conteúdo e também de materiais de divulgação
A assessoria de marketing é totalmente responsável por toda a produção de qualquer tipo de conteúdo de marketing que você desejar e precisar divulgar, seja isso de forma interna ou externa.
- Gerenciamento de seus sites, blogs e redes sociais
Além de todo o conteúdo para alimentar esses canais, a assessoria de marketing deverá gerenciar todas as suas redes sociais, assim como blogs e sites com mais campanhas para promover um engajamento e relatórios que devem ser acompanhados de forma periódica, sendo resultados diretos da popularidade da sua marca.
Então, de forma resumida, a assessoria de marketing é a equipe responsável por prestar suporte em suas ações realizadas pela empresa, sendo em sua comunicação interna ou externa. Fora isso, cabe ao setor realizar os eventos e campanhas promocionais ou publicitárias, e também projetos que visem melhorar a imagem da empresa e consiga aumentar a satisfação de seus clientes.
Essa assessoria pode servir a uma idealização e organização da participação de uma pessoa ou uma empresa em feiras ou qualquer tipo de evento corporativo, além de coordenar as ações para o lançamento de algum produto e realizar diversas pesquisas que possam auxiliar uma empresa a identificar o perfil de um consumidor.
Fora isso, também cabe à assessoria de marketing a responsabilidade de buscar novas informações estratégicas sobre o mercado de atuação de seus clientes, além de prospectar e também estabelecer novos negócios, manter relacionamentos com parceiros e desenvolver novos projetos junto a essas equipes de criação e área comercial.
Diferenças entre o que é assessoria de marketing, consultoria de marketing e assessoria de imprensa
É importante saber diferenciar a assessoria de marketing da consultoria de marketing e assessoria de imprensa. Apesar de possuírem nomes parecidos, as três não significam a mesma coisa.
Quando se faz uma pesquisa simples sobre a assessoria de marketing, é muito comum que se obtenha também resultados em sites de busca que indiquem diversos serviços de consultoria de marketing. É necessário que você saiba diferenciar o que cada um deles é, já que, apesar de terem sim algumas semelhanças que possam causar confusão em quem não possui conhecimentos profundos, o resultado adquirido no final de cada um dos serviços é completamente diferente.
Começando pela consultoria de marketing, como o próprio nome diz, é um tipo de serviço de suporte para que as empresas que tenham como objetivo o conhecimento de novas formas de soluções e também alternativas em relação aos métodos organizacionais usados e também ao modelo de abordagem aos clientes possam aprimorar ainda mais os seus resultados. Para conseguir alcançar esse objetivo, a consultoria de marketing fará uma atuação de forma estratégica e com o intuito de conseguir elaborar um novo diagnóstico que contenha todas as ameaças e também oportunidades dentro do cenário atual do negócio em questão.
A partir disso, a consultoria de marketing deve fazer todo um conjunto, com as diretrizes de ações de marketing que tenham base no propósito da empresa contratante junto ao mercado, além de definir novos objetivos prioritários a serem alcançados de acordo com todas as necessidades atuais de sua organização.
É importante ressaltar que a consultoria de marketing é a ideal para os tipos de empresas que já possuem um departamento de marketing mas requerem ajuda de um auxílio especializado para estruturar as estratégias e ações de marketing de uma forma que tenha uma maior assertividade e maior taxa de riscos reduzidos. Essa equipe de consultoria fará todo um acompanhamento para a implementação de qualquer ação sugerida, porém, a sua equipe ainda será a responsável por fazer todas essas ideias saírem do papel e virarem realidade.
Caso a sua empresa não possua uma equipe de marketing qualificada o suficiente para realizar essa tarefa, então o serviço mais qualificado e recomendado para você e seu negócio será o da assessoria de marketing. Essa função de assessoria é justamente prestar um maior auxílio técnico, começando no desenvolvimento do projeto e indo até o fim, na finalização dele. Contrária a consultoria, na assessoria existe todo um envolvimento operacional com o problema apresentado em um trabalho que será realizado a longo prazo.
Agora, indo em direção a assessoria de imprensa, é possível dizer que a área mudou de forma significativa. De uma forma mais básica, é possível dizer que o papel de uma assessoria de imprensa é cuidar da comunicação de um cliente ou uma empresa, e agindo para que seja possível fazer com que este seja visto pela mídia e cause uma boa impressão, conseguindo promover uma maior visibilidade positiva para a marca contratante, de modo que fortaleça sua imagem.
Para que isso aconteça, é crucial que o assessor de imprensa conheça a fundo os negócios da empresa ou da pessoa para quem ele presta o serviço. De forma geral, as pessoas responsáveis por essa área de assessoria de imprensa são graduadas nos cursos de Relações Públicas ou Jornalismo, o que significa que o trabalho principal não é ir atrás e comprar espaços na mídia, como é feito pelos profissionais da área da Publicidade, mas sim conquistar esse espaço a partir do oferecimento de pautas noticiáveis.
Vantagens da assessoria de marketing
Depois de ver as diferenças de cada uma dessas áreas, provavelmente você se interessou na assessoria de marketing, não é mesmo? Por esse motivo, confira aqui alguns benefícios da assessoria de marketing!
- Ter sua marca como autoridade dentro do mercado
A melhor forma de se conquistar um espaço no ambiente online é fazer com que seja criada uma imagem de autoridade da sua marca dentro do seu segmento. Uma assessoria de marketing pode te ajudar a alcançar esse posicionamento no mercado por meio de várias estratégias, como o uso de SEO e anúncios em redes de pesquisa e mídias sociais.
- Ajuda de profissionais especializados para a execução de tarefas
Um dos maiores obstáculos que as empresas que buscam fazer a parte do marketing por conta própria encontram é o passo de criação de estratégias limitadas. Quando se contrata uma assessoria de marketing, você consegue uma equipe de profissionais especializados em todas as áreas necessárias para um departamento de marketing (como a área de conteúdo, análise de dados e design), e que estão por dentro de todas as principais tendências no mercado, além de saber quais são as melhores soluções para promover um maior posicionamento e divulgação de marca para a sua empresa.
- Uma redução nos custos e nos gastos arriscados
Todas as ações que forem realizadas pela assessoria de marketing passam previamente por um planejamento, para que a sua execução proporcione o menor risco possível aos seus clientes. Isso mostra que as suas campanhas podem ser elaboradas para alcançar um alto nível de assertividade, para que seja possível aproveitar ao máximo todos os recursos investidos.
Agora que você sabe o que é uma assessoria de marketing, não perca tempo e adote essa estratégia!
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Por Fernanda de Andrade Silva – Fala! Cásper