terça-feira, 16 abril, 24
HomePolíticaDireita x Esquerda: entenda a origem dos termos políticos

Direita x Esquerda: entenda a origem dos termos políticos

Este ano de 2022 tem tudo para ser bastante polêmico no que diz respeito aos assuntos políticos, especialmente, pela intensa polarização política que tende a aumentar com as eleições presidenciais de 2022. Com o avanço e dinamismo das redes sociais, as discussões sobre direita x esquerda são cada vez mais comuns entre os cidadãos, que usam esses meios de comunicação para expressar suas opiniões e criar debates.

No entanto, apesar das discussões terem se intensificado nos últimos anos, especialmente após as eleições de 2018, os termos Direita x Esquerda não são novidade, e remontam a época da Revolução Francesa, em 1789. Continue com a gente e saiba mais sobre a origem dos conceitos polêmicos.

Direita X Esquerda
Os conceitos “Direita x Esquerda” surgiram na Revolução Francesa. | Foto: Reprodução

Os posicionamentos políticos na Revolução Francesa

Para contextualizar os termos direita x esquerda, devemos retornar ao período da Revolução Francesa (1789 – 1815), quando se iniciou a idade contemporânea. Os conceitos atrelados à direita e à esquerda estão muito presentes nos debates políticos atuais, mas, em meio a polarização política, em que estamos imersos, muitos desconhecem de onde surgiu esses termos e posições políticas.

Durante os processos da Revolução Francesa, iniciados em 1789, na França, ocorriam nas assembleias divisões de acordo com o pensamento de cada grupo. Ao lado direito da assembleia, se assentavam os Girondinos, enquanto os Jacobinos se assentavam ao lado esquerdo. Ao fim da revolução, se originou estas nomenclaturas que percorrem até os dias atuais.

Os grupos que se alocavam a direita, o clero e a nobreza, reivindicavam os direitos que os beneficiavam, apoiavam o rei e tinham propostas sobre a reforma do Estado francês.

Já os grupos alocados a esquerda, os grupos populares e uma pequena burguesia, tinham como propostas visões que eram totalmente contrárias em relação aos grupos da direita, em que buscavam uma maior igualdade e o fim do poder absoluto do monarca.

Direita x Esquerda no século XXI

Após a Revolução Francesa, diversos movimentos mundiais decorreram se inspirando na revolução dos franceses e, ao longo dos anos, os conceitos foram se desenvolvendo. As Guerras Mundiais, Revolução Russa e a Guerra Fria, por exemplo, criaram certas ideologias sobre os termos.

Os pensamentos relacionados a direita tendem a ser relacionados a ideias liberais e conservadores, os pensamentos a esquerda, tendem a ser relacionados a socialistas e comunistas. As principais divergências entre os posicionamentos políticos estão ligadas a questões econômicas, sociais e culturais. No entanto, não existe um consenso sobre a definição de cada lado político, já que existem variações e perspectivas diferentes em cada um dos lados.

_____________________________________
Por Matheus Almeida – Fala UNIASSELVI!

ARTIGOS RECOMENDADOS