Após os jogos na semana passada, 4 times permanecem na competição
Após os jogos das quartas de final, que aconteceram durante a última semana, finalmente estão definidos os 4 semifinalistas da Libertadores da América. Com grandes atuações, Flamengo, Barcelona-EQU, Palmeiras e Atlético-MG buscam a glória eterna. A final da competição acontecerá no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
As semifinais começam no próximo dia 21, quando Palmeiras e Atlético Mineiro se enfrentam no Allianz Parque, em São Paulo. Flamengo e Barcelona se enfrentam no dia seguinte, no Maracanã. Já os jogos de volta acontecem na semana seguinte, Atlético e Palmeiras se enfrentam no Mineirão dia 28, e Barcelona e Flamengo se enfrentam em Guayaquil, dia 29.
Libertadores da América: confira a campanha dos times semifinalistas
Campanha do Flamengo
Com 3 vitórias e 3 empates na fase de grupos, o Flamengo terminou como a quinta melhor campanha da primeira fase. Na estreia, o time que era comandado por Rogério Ceni, bateu o Vélez por 3×2, na segunda partida, o rubro-negro venceu a Union La Calera pelo placar de 4×1 e na terceira venceu a LDU por 3×2.
Nos 3 últimos jogos da fase de grupos, a equipe teve 3 empates, um 2×2 contra o Union La Calera, mais um 2×2, dessa vez contra a LDU, e para encerrar a participação na fase de grupos, empatou em 0x0 com a equipe do Vélez. Nas oitavas de final, venceu o Defensa y Justicia nas duas partidas, a primeira, na Argentina, por 1×0, e na volta, em Brasília, por 4×1.
Nas quartas de final, o Flamengo conseguiu o maior placar agregado da história da Libertadores, um sonoro 9×2 para cima do Olímpia, vencendo o primeiro jogo por 4×1, em Assunção, e goleando o time paraguaio na volta por 5×1. Os principais jogadores do Mengão na competição são: Gabigol, com 10 gols e 3 assistências, Arrascaeta com 4 gols e 5 assistências, e Bruno Henrique, com 3 gols e 3 assistências.
Campanha do Barcelona-EQU na Libertadores
O Barcelona, time que teve a quarta melhor campanha da fase de grupos, se classificou em primeiro lugar em um grupo com Boca Juniors, Santos e The Strongest. Na estreia do time na competição, em plena Vila Belmiro, o time bateu a equipe do litoral paulista por 2×0. Na segunda rodada, venceu o time boliviano por 4×0, e no terceiro jogo, venceu o Boca por 1×0.
Fechando as 3 primeiras rodadas com 9 pontos, o time ficaria 2 jogos sem vencer, quando perdeu por 2×0 para o Strongest na altitude e empatou em 0x0 com o Boca na Argentina. Na última rodada, a equipe comandada pelo argentino Fabián Bustos venceu o Santos por 3×1 e garantiu o primeiro lugar do grupo.
Nas oitavas de final, o time de Guayaquil enfrentou o Vélez Sarsfield, da Argentina, e conseguiu se classificar mesmo depois de perder o primeiro jogo por 1×0. No jogo de volta, a equipe equatoriana venceu por 3×1, conseguindo a classificação. Na próxima fase, o time enfrentou o Fluminense.
No confronto contra a equipe brasileira, o time conseguiu um empate muito bom em 2×2 na primeira partida, em pleno Maracanã, e no segundo jogo, mais um empate por 1×1, se classificando pela regra do gol fora. Os destaques da equipe na competição são Carlos Garcés, com 3 gols e 2 assistências, Emmanuel Martínez com 1 gol e 2 assistências, e o camisa 10 Damián Díaz, com 2 gols e 1 assistência.
Campanha do Palmeiras
O Palmeiras teve a segunda melhor campanha da fase de grupos no geral, com 5 vitórias e 1 derrota para o Defensa y Justicia, algoz do alviverde na Recopa. A estreia do Verdão na Libertadores foi contra o Universitario do Peru e o time venceu por 3×2, na segunda rodada, um sonoro 5×0 no Del Valle, e na terceira rodada bateu o Defensa por 3×1.
Na quarta partida, mais uma vitória sobre o Del Valle, agora apenas por 1×0, mas jogando na altitude, no quinto jogo veio a derrota para o Defensa, um grande jogo que acabou 4×3 para o time argentino. Já na última rodada, o Alviverde fez 6×0 no Universitario, se garantindo como melhor ataque da competição nessa primeira fase.
Nas oitavas, o time comandado por Abel Ferreira enfrentou a Universidad Católica, do Chile, e conseguiu a classificação após duas vitórias simples por 1×0. Já nas quartas de final, um clássico paulista contra o São Paulo, rival que havia conquistado o título paulista em cima do próprio Palmeiras e também um time que o Verdão nunca tinha vencido na Libertadores.
A primeira partida, no Morumbi, terminou em 1×1, onde o goleiro Weverton foi eleito o melhor da partida. Mas na partida de volta, o Palmeiras deu uma aula de futebol e venceu o seu rival por 3×0, garantindo a classificação. Os destaques do time na competição são Rony, com 6 gols e 1 assistência, Raphael Veiga com 4 gols e Zé Rafael, com 2 gols e 2 assistências.
Campanha do Atlético-MG na Libertadores da América
O Atlético Mineiro, time que teve a melhor campanha da fase de grupos no geral, teve 5 vitórias e 1 empate nos 6 jogos da fase de grupos. Na primeira rodada, o Galo empatou por 1×1 com o Deportivo La Guaira, na segunda partida, uma vitória por 2×1 contra o América de Cali, já na terceira partida, parece que o time deslanchou e fez 4×0 no Cerro Porteño.
Na quarta rodada, uma boa vitória por 3×1 contra o time colombiano, logo depois veio o 1×0 contra o Cerro, lá no Paraguai, e para fechar a fase de grupos, mais uma goleada por 4×0, agora em cima do La Guaira. Terminando a fase de grupos com a melhor campanha, o time decide todos os jogos até a semifinal em casa, já que a final é em jogo único.
Nas oitavas de final, o time comandado pelo atual vice-campeão da Libertadores pelo Santos, Cuca, enfrentou o Boca Juniors, e após dois empates bem questionáveis por 0x0, o time contou com o goleiro Éverson, que defendeu 2 pênaltis e classificou seu time para as quartas de final da principal competição da América.
Nas quartas de final, o Galo enfrentou mais um argentino, agora o River Plate, e conseguiu duas vitórias, no jogo de ida venceu por 1×0 na Argentina, e no jogo de volta um excelente 3×0 no Mineirão. Os destaques do time na Libertadores até agora são: Hulk, com 7 gols e 3 assistências, Savarino, com 2 gols e 5 assistências, e Matías Zaracho, com 3 gols.
______________________________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP