A Netflix é famosa por sua variedade de séries, filmes e documentários. Além de disponibilizar estes conteúdos, também tem obtido respostas positivas do público acerca de suas recentes produções originais. No Brasil, a primeira série nacional produzida pela Netflix foi 3% e foi um sucesso.
Hoje, são diversos os filmes e séries originais e nacionais oferecidos. Aqui foram selecionadas as cinco melhores produções nacionais da Netflix, confira:
3% (2016)
Imagine participar de um processo seletivo cheio de desafios, no qual apenas 3% das pessoas são selecionadas. É justamente isso que ocorre na primeira produção nacional da Netflix, com criação de Pedro Aguilera.
Em um futuro pós-apocalíptico no qual o planeta é um lugar devastado, existem duas realidades: a do Continente, região miserável e de poucos recursos; e a do Maralto, região abundante de recursos e oportunidades.
Ao completar 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ter melhores condições de vida no Maralto. Contudo, somente 3% dos inscritos tem êxito e, durante o período de testes, os jovens passam por uma série de desafios e desavenças a serem superadas.
Coisa Mais Linda (2019)
Maria Luiza é uma moça conservadora e dependente de seu pai e de seu marido Pedro. No entanto, tudo muda quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro, do final da década de 50, para montar um restaurante, mas Maria Luiza segue o marido e descobre que foi abandonada.
Ela acaba transformando o restaurante em um clube de bossa nova e passa a descobrir um novo mundo junto com mulheres feministas e liberais. A série conta com Fernanda Vasconcellos, Pathy Dejesus, Maria Casadevall e Thaila Ayala no elenco.
Sintonia (2019)
A produção tem um olhar diferenciado que mostra os sonhos e as problemáticas das periferias paulistas. A série de 2019, criada por KondZilla, Guilherme Quintella e Felipe Brag, traz as histórias de três jovens amigos moradores da mesma favela de São Paulo.
Doni, Nando e Rita cresceram juntos e descobriram aos poucos o mundo do tráfico de drogas, da religião e da música. No entanto, as experiências da infância os levaram a trilhar caminhos bem diferentes. Agora, esse trio sabe que somente eles mesmos podem acabar com os problemas gerados e realizar seus sonhos.
Irmandade (2019)
Cristina é uma advogada honesta e descobre que o irmão desaparecido há anos está preso por ser líder de uma facção criminosa. Ela, então, é obrigada pela polícia a trabalhar como informante.
Mas, à medida que se infiltra na facção, a moça enfrenta um dilema moral e começa a questionar seus valores sobre a lei e a justiça. A série é desenvolvida em oito episódios e conta com Seu Jorge e Naruna Costa no elenco.
O Escolhido (2019)
Repleta de enigmas e suspense, a produção tem no elenco Paloma Bernardi, Renan Tenca e Gutto Szuster. A trama envolve três jovens médicos, que recebem a missão de vacinar os moradores de um vilarejo isolado do Pantanal contra uma nova mutação do vírus Zika.
Ao chegarem no local, não são bem recepcionados, a população local recusa o tratamento e os médicos entram em conflito. Porém, o motivo por trás da recusa está ligado ao fato de que o povo diz ser curado através do curandeiro local e seu modo de tratar doenças sem fazer uso da medicina.
Apesar de dividir opiniões, a série percorre diversas temáticas e gêneros, principalmente drama e suspense. Além disso, a Netflix investiu na fotografia do filme apresentando muitas cenas noturnas, que garantem um ótimo visual e chamam a atenção.
Bônus:
O Mecanismo (2018)
Inspirada em acontecimentos reais, conta com Selton Mello interpretando um delegado aposentado da Polícia Federal, que está obcecado pelo caso que investiga. Ele e sua aprendiz envolvem-se em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil, envolvendo estatais e empreiteiras.
A proporção do escândalo altera completamente a vida de todos os envolvidos. Além de Selton Mello, a série conta com Enrique Diaz e Caroline Abras e foi criada por Elena Soares e José Padilha.
The Circle Brasil (2020)
A versão brasileira do reality é uma competição na qual está em jogo 300 mil reais. Os participantes moram em um mesmo prédio, mas em diferentes apartamentos, e disputam por meio de uma rede social: The Circle.
Nesta, todos se conectam e podem conversar, jogar e, para ganhar, eles têm de conectar-se com o máximo de pessoas possível e se tornar populares. Porém, é necessário atenção, pois as pessoas podem, inclusive, criar personagens para atingir o objetivo.
Recentemente, diante do sucesso de espectadores, a Netflix anunciou que renovará para a segunda temporada.
Apesar da seleção, o catálogo do serviço conta também com outras boas produções nacionais e que estão disponíveis na plataforma.
Fontes: AdoroCinema, Site Oficial Netflix, Omelete e Veja SP.
____________________________________
Por Karina Almeida – Fala! Cásper