Chá de mulungu: Saiba todos os benefícios desse potente remédio natural
Menu & Busca
Chá de mulungu: Saiba todos os benefícios desse potente remédio natural

Chá de mulungu: Saiba todos os benefícios desse potente remédio natural

Home > Lifestyle > Saúde > Chá de mulungu: Saiba todos os benefícios desse potente remédio natural

O chá de mulungu certamente não está entre as bebidas mais populares, porém possui propriedades calmantes, servindo para amenizar a ansiedade e, em alguns casos, auxiliando no tratamento da depressão. Além disso, a utilização da planta pode se aplicar ao tratamento de outras doenças. Muito utilizado pela medicina alternativa, o chá é uma alternativa natural para se utilizar no lugar de ansiolíticos, entre outros remédios.

Confira a seguir, os benefícios do chá de mulungu e como encaixa-lo em sua rotina diária!

Aposte no chá de mulungu para acabar com a insônia!
O mulungu é uma planta medicinal usada para tratar o estresse, insônia e ansiedade. Foto: Reprodução

Para que serve mulungu?

O mulungu (Erythrina mulungu), também conhecido como corticeira, canivete, árvore-de-coral, capa-homem, bico-de-papagaio, bico-de-arara, entre outros, é uma planta medicinal, utilizada para tratar diversos problemas de saúde pela medicina alternativa. Suas principais propriedades são calmantes, sendo assim, é muito utilizado para tratar agitação, quadros depressivos, ataques de pânico, compulsão, estresse e insônia.

A espécie pode ser encontrada em lojas de produtos naturais como planta ou tintura. Entretanto, a parte utilizável é a sua casca, na forma natural ou até mesmo em pó. O ingrediente tem propriedades sedativas, hipnóticas e relacionadas à proteção do fígado, evitando assim doenças relacionadas ao órgão.

Os benefícios do chá de mulungu

O chá de mulungu possui diversos benefícios a saúde à longo prazo. Ele pode ser utilizado como um calmante natural, ajudando a tratar doenças comuns ao dia a dia como a ansiedade, a insônia, ataques de pânico e o estresse. Os efeitos são notados após alguns dias de consumo do chá de mulungu.

Além disso, o mulungu possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizados como um auxilio no tratamento de dores de garganta, dores no ouvido ou infecções estomacais. Outra propriedade do chá de mulungu é sua ação diurética, que auxilia na retenção de líquidos, além de sua ação contra doenças no fígado.

Como consumir chá de mulungu?

Ele pode ser consumido até três vezes no dia, pois sua ação calmante pode afetar na execução de tarefas do dia a dia. Por Isso, recomenda-se que seja bebido após acordar, no período da tarde e minutos antes de se deitar. Garantindo a eficácia da bebida e não prejudicando a pessoa que está consumindo.

Como preparar chá de mulungu?

A bebida é fácil de ser preparado e não possui grandes segredos. Basta seguir o passo a passo da receita e seu chá de mulungu estará pronto para o consumo.

Aposte no chá de mulungu para acabar com a insônia!
Aposte no chá de mulungu para acabar com a insônia! Foto: Reprodução

Ingredientes

  • 4g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, por até 3x ao dia, priorizando o horário antes de dormir.

É indicado para pessoas com problemas de pressão, pois é diurético. Além disso, é um remédio natural para quem sofre de bronquite asmática. Infecções e inflamações também podem ser tratadas com o uso da bebida, pois ela é anti-inflamatória e antibacteriana.

Referências: Erythrina mulungu – descrição botânica e indicações clínicas a partir da antroposofia” – Arte Médica Ampliada

Tags mais acessadas