segunda-feira, 17 junho, 24
HomecuriosidadesAnitta fora do Grammy Latino 2023? Veja 5 vezes em que a...

Anitta fora do Grammy Latino 2023? Veja 5 vezes em que a brasileira foi indicada em premiações internacionais

Anitta, uma artista que transcende fronteiras, tornou-se um verdadeiro ícone da música nacional e internacional. Sua influência e talento a transformaram em um autêntico cartão postal da cena musical brasileira contemporânea.

Larissa Machado, como Anitta se chama em seus documentos, é uma das maiores estrelas da música brasileira e latina, com uma carreira de sucesso nacional e internacional. A cantora já acumulou vários prêmios e indicações, tanto no Brasil quanto no exterior, mostrando seu talento e versatilidade em diversos gêneros musicais.

Começando sua carreira em 2010, no funk carioca, Anitta vem desde então diversificando seu repertório com influências do pop, do reggaeton, do R&B e do rap.

Anitta já lançou cinco álbuns de estúdio, sendo o último “Versions of Me”, em 2022, que contou com a participação de artistas renomados como Cardi B, Khalid e Maluma. Anitta também já fez parcerias com outros nomes famosos da música mundial, como Madonna, Snoop Dogg, Rita Ora e Iggy Azalea.

Conhecida por sua versatilidade, sua voz potente, sua dança sensual e sua personalidade carismática e sincera, a carioca já recebeu vários prêmios e indicações, como o MTV Video Music Awards, Grammy, o Latin Grammy Awards e o American Music Awards.

Anitta é considerada uma das artistas mais influentes da atualidade, com mais de 120 milhões de seguidores nas redes sociais e mais de 14 bilhões de visualizações no YouTube.

anitta - grammy latino 2023
Anitta fora do Grammy Latino 2023? Veja 5 vezes em que a brasileira foi indicada em premiações internacionais. | Foto: Divulgação/Instagram.

Para homenagear a cantora e reconhecer seu sucesso internacional, vamos relembrar 5 vezes em que Anitta foi indicada em premiações internacionais, provando que ela é uma das maiores representantes da música brasileira no mundo. Confira:

1. MTV Europe Music Awards

O MTV Europe Music Awards (EMA) é uma das mais importantes premiações da música europeia e mundial, que acontece desde 1994. Anitta já foi indicada doze vezes ao EMA, sendo a primeira vez em 2014, na categoria “Melhor Artista Brasileiro”.

Além de ‘’Melhor Artista Brasileiro’’, a cantora ainda concorreu ao prêmio de ‘’Melhor Artista Latino-Americano”. Dessas indicações, Anitta venceu 6 vezes.

2. MTV Video Music Awards

O MTV Video Music Awards (VMA) é uma das mais prestigiadas premiações da música americana e mundial, que acontece desde 1984. 

Anitta já foi indicada duas vezes ao VMA, sendo a primeira vez em 2022, na categoria “Melhor Clipe Latino”, com “Envolver”. Ela venceu essa categoria novamente em 2023, com “Funk Rave”. Antes de receber uma indicação, a carioca já havia se apresentado nos palcos do VMA.

Anitta fez história ao se apresentar nos palcos do evento alguns anos antes. A cantora foi a primeira artista brasileira a se apresentar no pré-show do VMA, em 2021, com “Girl From Rio”, um dos seus maiores sucessos, que celebra a sua origem e a diversidade do Rio de Janeiro.

A apresentação foi elogiada pela crítica e pelo público, que destacaram a energia, o carisma e o talento de Anitta.

3. Grammy Latino

O Grammy Latino é a principal premiação da música latina, que acontece desde 2000, organizada pela Academia Latina de Gravação. 

Somando um grande peso em sua carreira, Anitta já foi indicada oito vezes ao Grammy Latino, sendo a primeira vez em 2014, na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa”, com a música “Zen”. 

Fora essas indicações, a carioca também foi indicada em 2016 na categoria ‘’Melhor Interpretação Urbana’’, em 2018 na mesma categoria e na categoria ”Melhor Canção de Música Urbana”, em 2019 na categoria ”Melhor Álbum de Música Urbana”, em 2020 na categoria ”Melhor Canção de Música Urbana” com Rave de Favela.

Já em 2022, a brasileira concorreu a duas categorias: ”Melhor Interpretação de Reggaeton” e ”Gravação do Ano”, ambas com Envolver.

É um repertório de indicações que impõe muito respeito. Contudo, muito foi falado sobre a cantora não ter sido indicada ao Grammy esse ano. Mas existe uma explicação para a ausência de Anitta no Grammy Latino de 2023.

O Grammy considera apenas lançamentos feitos entre 1º de junho de 2022 e 31 de maio de 2023. Por isso, o EP visual “Funk Generation: A Favela Love Story”, lançado em 18 de agosto de 2022, foi excluído da premiação.

O single “Funk Rave”, lançado em 23 de junho de 2022, que ganhou um prêmio, também não foi elegível.

Outros artistas aclamados em território nacional como Jão, Ludmilla e Marina Sena, também ficaram de fora pelo mesmo motivo, fato que não agradou ao público brasileiro.

4. Grammy

O Grammy é considerado o maior prêmio da música americana e mundial, que acontece desde 1959, organizado pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação. A premiação reconhece os melhores trabalhos musicais de diversos gêneros e categorias, além de premiar artistas que se destacaram no cenário musical.

Por isso, é uma enorme honra para o Brasil saber que Anitta foi indicada ao Grammy em 2023, na categoria “Artista Revelação”. Ela foi a primeira artista brasileira a ser indicada nessa categoria, que reconhece os novos talentos da música que tiveram um impacto significativo na indústria. Esse ano, Anitta concorreu com outros nove artistas, entre eles Domi & Jd Beck, Måneskin e Omar Apollo.

5. American Music Awards

O American Music Awards (AMAs) é uma premiação da música americana que acontece desde 1973, baseada na votação popular. 

Anitta foi indicada uma vez ao AMAs, em 2022, na categoria “Artista Feminina Latina Favorita”. Ela levou essa categoria, sendo a primeira artista brasileira a ganhar um AMAs.

Essas foram algumas das vezes em que Anitta foi indicada em premiações internacionais, mostrando sua relevância e influência na música latina e mundial. A cantora continua trabalhando em novos projetos e parcerias, buscando expandir sua carreira e conquistar novos públicos. 

Por fim, Anitta pode não ter sido indicada ao Grammy Latino 2023, mas isso não diminui o seu brilho e o seu sucesso no cenário musical internacional.

Larissa Machado já provou o seu talento e a sua versatilidade em diversas ocasiões, sendo reconhecida e premiada por importantes instituições e eventos da música mundial. Por esse motivo, Anitta é uma das maiores representantes da música brasileira e latina no exterior, levando a sua cultura, a sua voz e a arte nacional para milhões de pessoas no mundo inteiro.

_______________________
Por Thais Datri – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS