sexta-feira, 10 maio, 24
HomeEntrevistasAnicandra Soares Cassamá e o cotidiano expressado em forma de humor

Anicandra Soares Cassamá e o cotidiano expressado em forma de humor

Anicandra Soares Cassamá é uma jovem humorista de 26 anos de idade, de nacionalidade guineense. Licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Lusofona da Guiné. Além disso, é fundadora da Tv Wandam. A seguir, confira uma entrevista completa com a humorista.

Anicandra Soares Cassamá
Anicandra Soares Cassamá. | Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Entrevista com Anicandra Soares Cassamá

1) Como surgiu a ideia dos vídeos? O que a inspirou a começar a gravar?

As ideias dos vídeos  surgiram num termo de brincadeira. Tudo começou no dia 8 de fevereiro de 2019, na altura estava acontecendo a marcha dos alunos das escolas públicas, então, do nada começou uma grande rebelião envolvendo os policiais e a população guineense.

No entanto, peguei um pau e chamei o meu amigo Desejado para me filmar enquanto eu fazia a reportagem. Muitos não quiseram participar da brincadeira e uma senhora chamada Zita, que já não está entre nós, aceitou participar da brincadeira.

Eu a perguntei da sua opinião sobre a situação que ocorria no país, ele começou a falar do assunto e nem terminou saiu correndo com medo da polícia que estava vazando gases contra a população, só que o meu amigo continuou a fazer filmagem, ele captou todo o ocorrido e o vídeo ficou muito engraçado.

Então postei-o no meu status de Whatsapp, aí os meus amigos começaram a pedir o vídeo para ajudar a partilhar e foi ali que tudo começou.

E o que mais me inspirou a gravar os vídeos são as palavras da Sãosinha Costa, dos meus amigos e de mais outras pessoas que gostaram do meu 1° vídeo e me motivaram a continuar fazendo aquilo porque tenho talento para tal.

Desde então, comecei a criar conteúdos e desenvolver de uma maneira crítica e sensibilizadora.

2) Qual é a importância do humor na vida das pessoas?

Na minha opinião, o humor tem uma grande importância na vida das pessoas, porque o humor transmite alegria e ânimo a uma pessoa que pode não estar bem. Eu acredito que a alegria é o centro de tudo.

Estou vivendo num país que todo dia dá uma razão diferente para ficar triste. Então, vendo as pessoas assistirem os meus vídeos e rirem, esquecendo um pouco dos seus problemas, isso para mim é uma missão importantíssima e eu espero continuar ajudando a sociedade guineense, espalhando a minha alegria e contagiando o coração de todos.

3) Qual é o seu sentimento em trabalhar com humor em Guiné- Bissau?

É um sentimento maravilhoso, porque o humor para mim é mais que um trabalho, fazer humor é mostrar a minha própria qualidade, de uma pessoa mais bem disposta com a vida, mesmo com as dificuldades. Eu não me chateio com os pequenos problemas do cotidiano, eu levo tudo no lado engraçado e menos dramático das situações difíceis.

Sempre gosto de compartilhar a minha alegria para com os outros, mesmo sabendo que cá em Guiné Bissau é difícil agradar todo mundo e sempre haverá críticas e desmotivação, e eu não me vejo nesse lado, o que me importa é espalhar o meu senso de humor para todos, é isso que me fortalece.

Anicandra Soares Cassamá
Anicandra leva a vida de maneira leve por meio do humor. | Foto/ Reprodução: Acervo pessoal

4)  Quem são os humoristas que você admira?

Os humoristas que eu admiro são Bruna Luisa, Prince Rapha e Quinta.

5) Onde encontrar seus vídeos?

Podem encontrar os meus vídeos nas minhas plataformas digitais: Facebook; Instagram; YouTube e Tik Tok, como Tv wandam.

6- Uma mensagem de humor de Anicandra Soares Cassamá:

Não sei porque motivos as pessoas gostam de olhar para outro e dizer, ‘ah! não gosto dessa pessoa sem o(a) conhecer’. Alguém te obrigou a gostar de todo mundo? Mxiuuu!

Não sei porque não me escutam? Eu falo, falo,  falo e não me escutam, um dia eu vou falar até a minha barriga ficar Seca weeee…

Já vos disse que o gosto é igual o bumbum, cada um tem o seu, pode ser grande, pequeno ou raso igual travessa da Tia Joana mas, é seu e querendo ou não vão ter que conviver.

A vida já não está fácil e vocês estão perturbando com coisas leves. Ahhhh.

Anicandra
Humorista mostra carinho que recebe dos fãs. | Foto/ Reprodução: Acervo pessoal