Ambiente de estudo: saiba como organizar o espaço ideal
Menu & Busca
Ambiente de estudo: aprenda a como organizar direito!

Ambiente de estudo: aprenda a como organizar direito!

Home > Notícias > Urbano > Ambiente de estudo: aprenda a como organizar direito!

Sem dúvidas, o ambiente de estudo influencia significativamente os resultados em provas e exames. Isso porque da mesma forma que um ambiente organizado e ideal pode te ajudar a se concentrar melhor e a realizar as suas tarefas de maneira mais adequada, um local bagunçado e improvisado pode te distrair e piorar o seu rendimento. São apenas alguns detalhes que fazem toda a diferença no seu estudo, por isso é fundamental pensar com calma no seu ambiente de estudo. Para isso, fique atento nas dicas que daremos para manter o seu espaço de estudo o mais organizado possível!

ambiente de estudo organizado
Ter um ambiente de estudo organizado é essencial. | Foto: Unsplash

Por que organizar meu ambiente de estudo?

 Vários especialistas afirmam que o ambiente de estudo, ou seja, o local onde você estuda, interfere de maneira direta no seu processo de aprendizagem. Portanto, apenas o tempo e os materiais que você usa não são suficientes para garantir boas notas ou uma aprendizagem ideal. 

Assim, é fundamental prestar atenção caso os seus resultados na escola, na faculdade ou em qualquer curso não sejam positivos, porque é possível que o seu problema seja resolvido se você focar na organização do seu ambiente de estudo. 

Além de contribuir para a sua concentração, um ambiente de estudo ideal e organizado pode te ajudar a desenvolver métodos de estudos mais apropriados. Assim, não importa apenas quantas horas você dedica aos seus estudos, mas também o ambiente de estudo em que você está. É importante pontuar que não existe um único ambiente de estudo perfeito, pois cada estudante tem as suas particularidades e a sua própria forma de estudar. No entanto, existem algumas dicas e técnicas mais gerais que podem te ajudar na organização desse ambiente de estudo.

Primeiramente, é necessário saber onde será o seu ambiente de estudo. O mais adequado é que seja um local em que você se sentirá à vontade para organizar da maneira que for mais benéfica para você. Para isso, preferencialmente escolha um espaço calmo, que atenda às suas necessidades e onde você se sinta confortável e disposto a se dedicar aos estudos. 

Lembre-se também de que sempre é importante testar vários locais ou formas de organização, pois isso garantirá que você irá encontrar o ambiente de estudo mais adequado para você.

Existem sete elementos que merecem a sua atenção ao pensar em um ambiente de estudo: iluminação, ventilação, limpeza, ruídos, cores, organização e móveis. Uma iluminação clara é essencial para que você enxergue melhor e para que você não fique com a vista cansada. A ventilação é necessária para que o calor não interfira no seu foco, enquanto a limpeza é relevante para garantir a sua concentração. 

Garanta também que o seu ambiente de estudo seja silencioso e sem muitos elementos muito coloridos por perto, pois isso pode tirar a sua atenção. Caso você não goste do silêncio para estudar, opte por músicas instrumentais e calmas, e não músicas agitadas que desviem o seu foco. Por fim, busque técnicas de organização e móveis que atendam a todas as necessidades. 

Técnicas de organização

estudos
Não ter muitos papéis bagunçados espalhados na mesa é uma das principais dicas. | Foto: Unsplash

Existem várias técnicas de organização que podem ser usadas no seu espaço para estudo. Uma das recomendações é que você tenha uma mesa organizada, com todos os materiais que você costuma usar em locais de fácil acesso. Além disso, outra dica é que você não deixe os papéis bagunçados na sua mesa, lembre-se de organizá-los segundo os seus critérios. Também é importante ter uma estante para colocar os seus livros e pastas. Assim, com essas técnicas de organização, você consegue ter um espaço de estudo apropriado para a sua concentração e foco.

Móveis para organização (H2) 

livros
Ter uma boa estante de livros é fundamental para os seus estudos. | Foto: Unsplash

Com certeza, os móveis ajudam muito e são peças primordiais no que diz respeito à manutenção da sua organização. O principal é ter uma mesa ampla ou uma escrivaninha que consiga abrigar todos os seus materiais e te deixe disposto a estudar. Ainda, é essencial buscar uma cadeira que te deixe confortável para permanecer horas lendo, escrevendo ou até na frente do computador. 

Ainda mais, outro móvel fundamental que não pode faltar no seu ambiente de estudo é uma estante para os seus livros. Desse modo, com esses três móveis principais, é possível que você se organize e consiga estudar da melhor forma possível.

Quais os benefícios de ter um ambiente de estudo organizado? (H2) 

Sem dúvidas, o principal benefício de ter um ambiente de estudo organizado é um melhor rendimento e um processo de aprendizagem mais eficiente. Uma vez que você pense nos seus métodos de estudos e monte esse ambiente de acordo com as suas necessidades, você irá se concentrar melhor e focar no que realmente importa. Use a sua criatividade e essas dicas para tornar o ambiente de estudo adequado e eficaz. E não esqueça: você permanecerá nesse local durante grande parte do dia.

É importante você criar um espaço que te incentive a estudar, que seja organizado e que te dê vontade de estudar mais. Se puder, compre materiais novos, incluindo canetas, cadernos e pastas, para que você tenha bons instrumentos de trabalho. Um local escuro, sujo, frio e com barulho não é propício para aprendizagem. Isso porque, além de ser desconfortável, também possui muitos elementos que podem distrair os estudantes. Assim, lembre-se dos sete elementos principais que abordamos: iluminação, ventilação, limpeza, ruídos, cores, organização e móveis adequados.

Por fim, é necessário destacar que para que tudo isso seja possível, é essencial que o estudante selecione um ambiente de estudo, ou seja, o quarto de estudos ideal. Estudar na cama ou no sofá não é recomendado, principalmente porque pode prejudicar a postura corporal, além de poder desviar a atenção durante o momento de estudo. Nesse sentido, escolha um lugar que seja preferencialmente apenas seu e que você possa adaptar de acordo com os seus critérios e as suas necessidades. 

Para garantir um ambiente de estudo adequado, eficiente, organizado e que te estimule ainda mais aos estudos, confira os serviços do Amigo Construtor, que tem centenas de dicas sobre organização, construção, arquitetura e muito mais! 

_________________________
Por Camille Magri Garabosky – Fala! Cásper

Tags mais acessadas