6 alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido e saudável
Menu & Busca
6 alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido e saudável

6 alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido e saudável

Home > Lifestyle > 6 alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido e saudável

Emagrecer rápido pode ser um desafio, contudo, alguns alimentos ajudam a acelerar a perda de peso de maneira saudável. Um exemplo são os alimentos com calorias negativas, que ajudam a “matar” a fome, sem engordar.

Alimentos de calorias negativas são aqueles que o organismo gasta mais energia para digeri-los do que as calorias (energia) encontradas em determinado alimento. Isso faz com que as calorias presentes sejam muito baixas ou, até mesmo, zero.

emagrecer rápido
Alimentos com calorias negativas são ótimos para quem deseja emagrecer rápido. | Foto: Freepik.

Esses alimentos são conhecidos por serem ricos em fibras e serem compostos de água, fundamental para manter a sensação de saciedade e colaborar para ingerirmos menos calorias. Dito isso, confira 6 alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido e de forma saudável.

Alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido e de forma saudável

Melancia

A melancia está entre os alimentos com calorias negativas que ajudam a emagrecer rápido e de maneira saudável. Rica em fibras e nutrientes, uma única fatia de 100 gramas contém 35 calorias apenas, um valor menor do que o necessário para o organismo digeri-la.

Ricas em fibras e água, a melancia é um das frutas com calorias negativas.
Ricas em fibras e água, a melancia é um das frutas com calorias negativas. | Foto: Freepik.

Além disso, a melancia é fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e C, potássio, cálcio, fósforo e glutationa, substância aliada no combate ao envelhecimento precoce. A melancia também é conhecida por ser uma fruta hidratante, pois é composta de 90% de água, além de combater a hipertensão.

Como Consumir

Melancias podem ser consumidas de inúmeras formas, pois permitem uma diversidade em seu preparo. A melhor maneira, contudo, é o suco da fruta, que pode ser um substituto mais saboroso do que a água para a hidratação ideal diária. Além disso, essa forma ainda garante todos os benefícios, como as vitaminas e os minerais.

Beterraba

A beterraba é um dos legumes que possuem calorias negativas, excelentes para quem quer emagrecer. Esse, no entanto, não é seu único benefício, pois, além de ser pouco calórica, é extremamente rica em antioxidantes, conhecidos por prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.

A beterraba é um dos seis alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido.
A beterraba é um dos seis alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido. | Foto: Freepik.

A cada 100 gramas de beterraba, são encontradas 50 calorias, além de vitaminas A, K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, e apresentar cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio em sua composição.

Como Consumir

As beterrabas podem ser consumidas cozidas e com um pouco de sal, podem ser preparadas como salada, podem ser refogadas com um pouco de azeite ou, até mesmo, se tornarem base para sucos e smoothies. Por ser um legume doce, fica excelente em bebidas e pode ser consumida sem adição de açúcar ou adoçantes, algo que favorece a perda de peso.

Rabanete

Rico em fibras e em nutrientes como vitamina C, fósforo e ferro, o rabanete é um alimento pouco calórico, com cerca de 16 calorias a cada 100 gramas dessa hortaliça, sendo assim, está entre os alimentos com calorias negativas para emagrecer rápido.

Os rabanetes são hortaliças conhecidas por sua doçura e picância.
Os rabanetes são hortaliças conhecidas por sua doçura e picância. | Foto: Reprodução.

Além de auxiliar com a perda de peso, o rabanete é benéfico para a saúde de nosso organismo, ajudando a prevenir doenças respiratórias, a controlar a hipertensão, a manutenção da hidratação corporal e é uma grande fonte de cálcio, ajudando com o fortalecimento dos ossos.

Como Consumir

O rabanete é perfeito para o preparo de saladas, pois é uma fonte de fibras e possui um sabor adocicado e picante que ajuda a trazer tempero e sabor para as folhas. Além disso, é perfeito para ser feito em conserva, contudo, essa versão pode ser mais calórica devido aos temperos e outros ingredientes adicionados.

Maçã

Assim como outras frutas, a maçã possui calorias negativas, além de ser uma fonte de fibras, o que auxilia o trato intestinal. Outro detalhe é que essa fruta é fonte de vitaminas B1, B2 e niacina, excelentes para o organismo. Para obter todos os benéficos, no entanto, é necessário consumir a fruta com sua casca.

Maçãs estão entre os alimentos que ajudam a emagrecer rápido.
Maçãs estão entre os alimentos que ajudam a emagrecer rápido. | Foto: Freepik.

A casca da maçã é fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir as taxas de colesterol e o depósito de gordura nas artérias, melhorando a circulação sanguínea de todo o corpo.

Como Consumir

A melhor maneira de se consumir uma maçã é pura e com a casca, em pequenos pedaços ao longo do dia. Recomenda-se que uma pessoa coma, pelo menos, uma unidade da fruta por dia. Além disso, é possível colocar o alimento em sucos e smoothies, no entanto, a quantidade de calorias ingeridas pode ser maior.

Tomate

O tomate é outra fruta que possui calorias negativas, pois em 100g do alimento, há apenas 25 calorias. Além disso, é uma fruta com um teor de gordura muito baixo, o que potencializa o emagrecimento. Possui propriedades diuréticas, além de vitamina C, que contribui com o sistema imunológico.

Tomates ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável.
Tomates ajudam a emagrecer rápido e de forma saudável. | Foto: Freepik.

Além das propriedades para perder peso, o tomate é extremamente benéfico à saúde, pois combate doenças cardiovasculares, ajuda a prevenir catarata e diminui a retenção de líquidos no organismo.

Como Consumir

Os tomates podem ser consumidos puros, ou seja, como qualquer outra fruta, como também podem integrar outros pratos, como os de salada. Além disso, com essa fruta, é possível fazer molhos que podem ser utilizados, por exemplo, em massas. Nesse caso, o tomate pode se tornar mais calórico devido à adição de outros ingredientes.

Damasco

Ferro, cobre, fósforo, magnésio, potássio, e vitaminas A, B3, B5 e K são as principais propriedades do damasco, outro alimento com caloria negativa. Ele possui ação antioxidante, protegendo o corpo contra doenças cardíacas, câncer e envelhecimento.

Damascos secos possuem 9 calorias apenas.
Damascos secos possuem 9 calorias apenas. | Foto: Freepik.

Além disso, essa fruta é rica em fibras, o que regula o funcionamento intestinal, contribuindo com o emagrecimento. Assim, 100 gramas da fruta seca possui 9 calorias, uma das mais baixas para alimentos com calorias negativas.

É necessário informar que o processo de emagrecimento está diretamente ligado ao que ingerimos e a exercícios físicos. Por isso, unir uma dieta com calorias negativas a atividades físicas que ajudem a emagrecer são fundamentais para a perda de peso.

_______________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas