sexta-feira, 26 abril, 24
HomeEsporteDraft de 2021 da NBA: confira os 5 melhores prospectos

Draft de 2021 da NBA: confira os 5 melhores prospectos

Daqui a aproximadamente um mês, dia 29 de julho, acontece o Draft de 2021 da NBA, quando os times que tiveram as piores campanhas na última temporada têm a chance de selecionar os melhores jogadores vindos das universidades, da G-League ou de ligas internacionais.

Pela primeira vez na história, o Detroit Pistons tem a primeira escolha geral, o que dá a chance de selecionar o melhor jogador, seguido por Houston Rockets e Cleveland Cavaliers. No texto de hoje, vamos analisar os 5 melhores jogadores dessa classe de 2021.

Draft de 2021 da NBA: melhores prospectos

1. Cade Cunningham – Oklahoma State Cowboys

Cade Cunningham
Cade Cunningham em ação pelo Oklahoma State Cowboys. | Foto: Reprodução.

Cade Cunningham, armador de 19 anos, chama a atenção de todos os olheiros da NBA desde a época de ensino médio, quando fez parte do chamado “melhor time escolar de todos os tempos” pela Montverde Academy, equipe que conseguiu uma campanha de 25 vitórias e nenhuma derrota na última temporada do armador pela universidade.

Jogando pela universidade de Oklahoma, Cade conseguiu médias muito boas para um armador na temporada 2020–2021. Com mais de 20 pontos, 6 rebotes e 3 assistências de média, o armador deve ser escolhido pelo Detroit Pistons na primeira escolha. Seu estilo de jogo é muito comparado ao de Luka Doncic, principal estrela do Dallas Mavericks.

2. Jalen Green – NBA Ignite (G-League)

nba
Jalen Green atuando pela G-League. | Foto: Reprodução.

Mais um armador da classe de 2021, Jalen Green, de 19 anos, optou por não defender nenhuma universidade e foi atuar pelo NBA Ignite, time da liga de desenvolvimento do basquete norte-americano. Cotado para ser a segunda escolha deste Draft de 2021, o jovem de 1,96m teve médias de 18 pontos, 4 rebotes e 3 assistências na temporada 2020–2021.

Com uma capacidade atlética de elite e um bom arremesso “catch and shoot”, Jalen Green pode jogar tanto como armador primário como um armador secundário, além de uma defesa individual muito boa. Com seu estilo de jogo sendo comparado ao de Zach Lavine, o jovem de apenas 19 anos deve ter um futuro brilhante na liga.

3. Evan Mobley – USC Trojans

Evan Mobley
Evan Mobley em ação pela Universidade da Carolina do Sul. | Foto: Reprodução.

O único pivô cotado entre as 10 primeiras escolhas do draft, Evan Mobley, de 20 anos, teve uma temporada de freshman incrível pela USC Trojans, conquistando três prêmios individuais, o jogador do ano, o calouro do ano e o melhor jogador defensivo da conferência. Com 2,13m de altura, o pivô teve médias de 16 pontos, 9 rebotes e 3 tocos na última temporada.

Com seu estilo de jogo comparado ao de Anthony Davis, Evan Mobley juntou-se ao pivô do Los Angeles Lakers como os únicos jogadores a conquistarem todos os prêmios individuais de uma temporada do college. Além de ser um pivô muito móvel, o atleta de 19 anos consegue defender jogadores de todas as posições.

4. Jalen Suggs – Gonzaga Bulldogs

Draft de 2021 da NBA
Jalen Suggs em ação pela universidade de Gonzaga. | Foto: Reprodução.

Jalen Suggs, de 19 anos, é mais um armador cotado no TOP 5 dessa classe de 2021. O jovem que atuou pela universidade de Gonzaga, no último ano, tem como principal característica o uso das duas mãos, tanto para driblar quanto para finalizar. Além de ser um ótimo defensor do perímetro, o armador de 1,93m de altura pode defender jogadores de múltiplas posições.

Com médias de 14 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e 2 roubos de bola por jogo na última temporada, Jalen Suggs tem seu estilo de jogo comparado ao de Brandon Roy, jogador que se destacou pelo Portland Trail Blazers, além de também ser comparado a Chauncey Billups, MVP das Finais de 2004, pelo Detroit Pistons contra o Los Angeles Lakers.

5. Scottie Barnes – Florida State Seminoles

NBA Draft
Scottie Barnes atuando por Florida State. | Foto: Reprodução.

O último jogador desse TOP 5 é Scottie Barnes, o único ala entre as prováveis 5 primeiras escolhas do Draft. O atleta de 19 anos se destacou atuando pela Florida State no último ano, com médias de 10 pontos (50% de FG), 4 rebotes, 4 assistências e mais de 1 roubo de bola por partida.

Com seu estilo de jogo comparado ao de Draymond Green, o ala pode jogar em diversas posições na quadra, tanto como um armador secundário como um pivô em um possível small-ball. Seus principais pontos fortes são o elevado QI de basquete, tanto no ataque quanto na defesa, e a facilidade para armar contra-ataques.

Esses são os jogadores cotados para fazer parte do TOP 5 do Draft da NBA, mas outros jogadores, como, por exemplo, Jonathan Kuminga, do Congo, e Davion Mitchell, de Baylor Bears, podem acabar figurando em alguma dessas posições. Mas só saberemos dia 29 de junho, quando acontece o tão esperado Draft da NBA.

Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta