Acupuntura: conheça seus benefícios para a saúde
Menu & Busca
Acupuntura: conheça seus benefícios para a saúde

Acupuntura: conheça seus benefícios para a saúde

Home > Lifestyle > Saúde > Acupuntura: conheça seus benefícios para a saúde

Quando ficamos doentes ou sentimos dores no corpo, é comum recorrer a um médico para receber o devido tratamento à base de antibióticos e analgésicos para a recuperação. Com a pandemia da Covid-19, as pessoas estão evitando ao máximo sair de casa, principalmente para fazer uma consulta médica, onde o nível de contagio é alto. A prevenção se tornou algo indiscutível no momento em que vivemos. O que muitas pessoas não sabem é que existem tratamentos alternativos, muitas vezes, mais eficientes do que os tratamentos convencionais, e quando o assunto é restauração da saúde, a acupuntura é um desses tratamentos.

O que é a acupuntura?

A acupuntura é um método de terapia que promove o bem-estar mental e físico, técnica milenar que integra a Medicina Tradicional Chinesa, data-se da prática da acupuntura há cerca de 5 mil anos. As técnicas de aplicação variam, a mais comum e a que todos conhecem são as agulhas metálicas, mas podem ser a laser, que são recomendadas para crianças, ou sementes de mostarda. As introduções dos instrumentos vão servir como estimulantes nas regiões específicas do corpo, restaurando o equilíbrio dos canais meridianos.

Os chineses acreditam que cada corpo possui uma energia vital, o chamado QI. Vários estudos demonstram que a estimulação de pontos específicos ajuda a regular a produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pela felicidade e pelo relaxamento. O principal objetivo da acupuntura é o cérebro receber esses estímulos através das terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, gerando sensação de bem-estar, ação analgésica ou anti-inflamatória. De acordo com o acupunturista Egerton Teles do Nascimento, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, a acupuntura trata diversas doenças físicas e emocionais.

Em geral não há contra-indicações e qualquer paciente pode se beneficiar dos efeitos da acupuntura. Ela pode tratar diversas doenças físicas ou emocionais e desempenhar no nosso organismo um equilíbrio, nos dando tranquilidade, força e coragem.

acupuntura
​​A acupuntura é uma terapia segura e diversos estudos mostram sua eficácia. | Foto: Reprodução/Caroline Mendonça.

A seguir conheça quais são esses benefícios que a acupuntura pode oferecer para o corpo humano:

Benefícios da acupuntura

Tratamento de doenças

Como vimos anteriormente, a acupuntura pode ajudar no combate a diversas doenças, como gastrite, úlcera duodenal, artrite reumatoide, asma, bronquite, sinusite, rinite, resfriados, alterações hormonais, hiperacidez, constipação, diarreia, dor de garganta e infecções pulmonares recorrentes. Com o tratamento da acupuntura, a estimulação de pontos específicos do corpo pode melhorar a circulação sanguínea, sistema imunológico e a formação de novas células de defesa.

Emagrecimento e regulação do metabolismo

​Sim, a acupuntura pode servir como forma de combate ao excesso de gordura do corpo, regulamentando o metabolismo. São ativados pontos da região do baço e do fígado, responsáveis pelo metabolismo. Com o objetivo de emagrecer pode tratar os rins e todo o sistema excretor, melhorando a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam no nosso corpo.

Redução da ansiedade, estresse e depressão

Nesse momento em que todos estão confinados, longe da família, trabalho e amigos, a ansiedade, o estresse e a depressão estão aumentando cada vez mais. A acupuntura por ser uma grande aliada nessa redução. Com aval de um psiquiatra, psicólogo ou acupunturista para melhorar os sintomas provocados pela depressão, ansiedade e estresse.

É possível estimular pontos ligados à produção dos hormônios do estresse, como o cortisol, diminuindo a sua ação no nosso organismo. Consequentemente, reduzirá os níveis de ansiedade e também os riscos de doenças cardíacas, depressão e obesidade, causada por estresse. Para uma melhora mais rápida e eficácia, é importante o cliente fazer exercícios diários, como práticas físicas, dieta adequada e sono regulado.

Diminuição de dores crônicas

Por apresentar efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, a acupuntura é uma opção de tratamento para essas dores. O tratamento ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais, dor lombar, joelho, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, ciática e osteoartrite. A introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares, fazendo a medula espinal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduz a dor e causa uma sensação de bem-estar ao paciente.

Tratamento para a insônia

Segunda dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia atinge 73 milhões de brasileiros. A acupuntura surge como uma opção para o tratamento da insônia. Ao estimular os pontos específicos, é possível regular a produção e a liberação noturna de um hormônio chamado melatonina, responsável pelo sono.

Rejuvenescimento da pele

A acupuntura é bastante eficaz na área da estética, pois a aplicação das agulhas na região da face, pescoço e cabeça pode estimular a produção de colágeno e ajudar na recuperação e sustentação dos músculos. Esse processo melhora o aspecto da pele, suavizando estrias e celulite.

Tratamento contra o uso de drogas, álcool e cigarro

A aplicação de agulhas realizada na acupuntura pode ajudar no tratamento de pessoas que queiram parar de fumar, pois reduz o desejo de fumar. A terapia auxilia pessoas que estão em tratamento para parar com uso de bebidas alcoólicas em excesso e dependência química.

Cuidados com a acupuntura

Antes de tudo, é sempre necessária a consulta a um médico, saber se está apto a fazer o tratamento. Essa técnica pode ser utilizada por pacientes de todas as idades, incluindo crianças e idosos.

Pessoas que apresentam problemas de coagulação, pacientes em estágios mais avançados de doenças crônicas e alérgicas a metais não são recomendadas a fazerem o procedimento. Lembrando que a acupuntura deve ser encarada como um tratamento de prevenção, parte de um procedimento médico, não com forma principal de tratar um problema. 

_____________________________
Por João Martins – Fala! Metodista

Tags mais acessadas