terça-feira, 23 abril, 24
HomeLifestyleA Semana de Moda de Alta-Costura de Paris: entenda sua importância

A Semana de Moda de Alta-Costura de Paris: entenda sua importância

Christian Dior, Giorgio Armani, Valentino, Giambattista Valli e Jean Paul Gaultier, esses são alguns dos grandes que passaram pela Semana de Moda da Alta-Costuma de Paris. Apenas pelos nomes já é possível notar que o evento tem enorme importância.

Há pouco tempo, a marca Yves Saint Laurent, que inclusive foi uma das fundadoras da couture, chegou a declamar a morte próxima da alta-costura, mas, por enquanto, isso não parece se aproximar tanto assim. A semana de Alta-Costura de Paris segue sendo um evento essencial para o mundo da moda e vem, na verdade, atraindo cada vez mais adeptos.

moda
Desfile da Semana de Moda de Alta-Costura de Paris. | Foto: Reprodução.

Semana de Moda de Alta-Costura de Paris e relevância

As peças de alta-costura são um esforço à parte das coleções padrão. É uma busca particular na confecção de peças únicas, uma criação em escala artesanal. Tratam-se de modelos exclusivos, sob medida, para eventos formais da mais alta categoria.

Os desfiles de alta-costura então aparecem como uma oportunidade incomparável para mostrar ao mundo suas mais diferenciadas obras. São neles que os trabalhos de alto valor de mercado são divulgados para um grupo extremamente seleto. O valor tem relação, a principio, com o alto grau de de habilidade e conhecimento que é necessário para criar pecas desse tipo, além do fato de geralmente serem feitas sob medida.

A Semana de Moda da Alta Costura é um momento singular, muitas vezes, a oportunidade de vida daquele que montou exaustivamente as peças. É um momento de divulgação e marketing também. Jovens casas da moda podem surgir daí, desfilando suas pecas na passarela de Paris, conseguem investidores, ganhar um rosto e deixar sua marca. Em paralelo, as grandes marcas já conhecidas fazem dessa semana uma afronta ao mundo da moda, demonstrando que, mesmo após anos de dinastia, podem continuar no topo.

A última edição ocorreu ainda no último mês, de 5 a 9 de Julho. A Semana de Alta-Costura Inverno 2021-2022 contou com apresentações das marcas Dior, Chanel, Armani, Balenciaga, Gaultier e outras. Alguns convidados estavam presentes fisicamente, enquanto outros escolheram assistir de longe. Uma grande novidade desta temporada foi o retorno da marca Balenciaga a essas passarelas, após 53 anos longe da alta-costura.

________________________
Por Gabriela Veloso – Fala! UFRJ