A floresta amazônica garante as chuvas para um terço da América do Sul e tem o papel de suma importância no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. A gigantesca área de 6.700.000 km² de pura biodiversidade, abriga milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. A Amazônia é o berço da maior bacia hidrográfica do mundo.
O desmatamento destrói a capacidade que esse imenso oceano verde tem de nos proteger. As queimadas na Amazônia desabrigam e matam centenas de animais silvestres e esse desmatamento desenfreado também invade territórios indígenas que são nossos ancestrais originários, que acabam sendo brutalmente expulsos de suas terras e levam consigo parte da nossa história.
Por que preservar a Amazônia?
A floresta abriga em torno de 25% de todas as espécies de seres vivos da terra, sendo estes:
-40 mil espécies de plantas;
– mais de 400 tipos de mamíferos;
-1.300 tipos de pássaros;
– mais de 3 mil espécies de peixes.
Além disso, apenas o Rio Amazonas despeja 17 bilhões de toneladas de água por dia no mar. Isso corresponde a 20% de todo o volume de água doce que chega aos oceanos em todo o mundo. Isso de acordo com fontes do projeto ambiental Amazônia Protege.
A longo prazo, o desmatamento causado pela extrema urbanização bem como o descontrole agropecuário podem resultar em um cenário onde cenas como disputas por água, guerras civis, genocídio de povos originários serão comuns de se assistir.
___________________________________________
Por Romário Vieira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul