Por que visitar a Floresta Amazônica pelo menos uma vez na vida?
Menu & Busca
Por que visitar a Floresta Amazônica pelo menos uma vez na vida?

Por que visitar a Floresta Amazônica pelo menos uma vez na vida?

Home > Lifestyle > Viagens > Por que visitar a Floresta Amazônica pelo menos uma vez na vida?

A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo e ocupa grande parte do território brasileiro. Constitui a Amazônia legal, englobando nove estados do Brasil pertencentes à bacia Amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas.

Floresta amazônica
Floresta amazônica. | Foto: Reprodução.

O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, dando a oportunidade dos visitantes conhecerem, aprenderem e valorizarem a importância da floresta tropical e dos habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação.  

Visitando a Floresta Amazônica

A floresta é considerada a maior reserva em termos de biodiversidade do planeta, abrigando mais de 30 mil espécies, sendo um esplendor para quem se encanta pela fauna e gosta de observar os animais em seus habitats naturais.

Desbravando suas belezas, ainda é possível avistar os mais belos animais, até aqueles ameaçados de extinção.

animais extintos
Na floresta amazônica, é possível avistar até animais ameaçados de extinção. | Foto: Reprodução.

O safári pela floresta é uma expedição que inclui uma visita à plataforma flutuante que possibilita interação com os botos. Os turistas também podem conhecer de perto a comunidade indígena local e participar de um ritual de apresentação, tendo a oportunidade de aprender sobre a cultura e admirar os costumes.

Outro ápice da visita  é o passeio até os rios, que são os melhores caminhos para descobrir os mistérios da floresta. O encontro dos rios Negro e Solimões dá aos turistas a oportunidade de acompanhar a união das águas, que, após se encontrarem, se transformam no rio Amazonas, um dos maiores rios do mundo.

A gastronomia também é um ponto alto da visita e não poderia deixar essa parte deliciosa de fora. São peixes, frutos, plantas e temperos que marcam a culinária, geralmente levando um nome indígena e formando pratos deliciosos e com sabores únicos.

Além disso, existem também as cachoeiras, os passeios noturnos, o convívio com a comunidade local e os famosos hotéis de selva que, estão cada vez mais populares entre os turistas que buscam por uma viagem mais “suave” – por utilizarem os próprios princípios da sustentabilidade e do contato com a natureza para criar um ambiente mais acolhedor para seus hóspedes.

hotéis de selva
Hotéis de selva são uma opção de hospedagem na floresta amazônica. | Foto: Reprodução.

É uma visita única, onde você pode se aventurar e relaxar de diversas maneiras, descobrindo a cada momento, a magia dos processos da natureza e ampliar seus conhecimentos e experiências.

________________________________
Por Leticia Ortega Jorge – Fala! Cásper

Tags mais acessadas