sábado, 27 abril, 24
HomeCulturaA importância da moda para a realeza britânica

A importância da moda para a realeza britânica

Desde os seus primórdios, a realeza britânica sempre foi uma das mais influentes potências do mundo. Com muitos artigos luxuosos e súditos sempre prontos para copiá-los em todos os aspectos, a verdadeira revolução no mundo da moda e como impactou a influência da coroa britânica no mundo começou com a Princesa Diana.

A moda na realeza britânica: influência e regras

Desde seu magnífico vestido de casamento com Príncipe Charles, Lady Di foi uma forte referência para as escolhas das mulheres na moda.

Entre tantos looks que causaram euforia na época, por serem completamente fora dos padrões e regras estabelecidas pela realeza, o mais famoso foi seu vestido conhecido como “vestido da vingança”, que a Princesa britânica usou no dia em que o adultério do seu então marido foi revelado pela imprensa.

Princesa Diana com o famoso “vestido da vingança”
Princesa Diana com o famoso “vestido da vingança”. | Foto: Getty Images.

Além de ser extremamente carismática e conhecida como “princesa do povo”, Diana se tornou um dos maiores ícones fashion do mundo, também contribuindo para um dos maiores movimentos de empoderamento feminino na moda nos anos 90 – o power dressing.

Lady Di faleceu em agosto de 1997 em um trágico acidente de carro, mas sua influência na moda permanece até hoje: cores vivas, poás e androginia ainda inspiram desfiles de moda pelo mundo.

Mesmo com uma Princesa que gostava de seguir seu próprio estilo, as mulheres da realeza britânica são submetidas a algumas regras de etiqueta. Veja quais são elas:

1. Somente sapatos fechados são permitidos;
  2. Usar somente bases ou esmaltes claros nas unhas;
  3. Tiara apenas para mulheres casadas e em eventos formais;
  4. Chapéus são obrigatórios em aparições públicas;
  5. Sempre devem ter uma roupa preta quando forem viajar, para o caso de algum membro da família morrer;
  6. Sempre devem usar meias-calças, mesmo que do tom da pele.
A importância da moda para a realeza britânica
A importância da moda para a realeza britânica. | Foto: Reprodução.

________________________________

Por Maria Paula Soares Alves – Fala! Universidade de Franca