Recentemente, o cinema argentino tem se destacado por sua qualidade técnica. Em época de Copa do Mundo, quando muito se fala da rivalidade esportiva com os “hermanos” do país vizinho, deve-se mencionar que, no contexto da Sétima Arte, as películas produzidas na Argentina merecem nossa atenção. Selecionamos seis obras desse país, lançadas a partir de 2000, que serão listadas em ordem cronológica.
6 obras do cinema argentino contemporâneo
1) Plata quemada (2000)
O drama policial em questão baseia-se em acontecimentos reais que se desenrolaram em 1965. A trama acompanha uma dupla de assaltantes que foge de seu país e se refugia no Uruguai com 7 milhões de pesos argentinos. O filme, a um só tempo sensível e violento, conta com ótimas atuações dos protagonistas Eduardo Noriega e Leonardo Sbaraglia.
2) O Segredo dos Seus Olhos (2009)
Segundo filme argentino a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (depois de “A história oficial”, de 1985). A sensível película é dirigida por Juan José Campanella, que também já havia sido indicado ao prêmio máximo do cinema pelo ótimo O Filho da Noiva, de 2001. Além do mesmo cineasta, ambos os filmes são protagonizados pelo mesmo ator: Ricardo Darín, grande nome do cinema argentino, entrega atuações de gala nas duas obras.
3) Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011)
A película acompanha um casal que não se conhece, apesar de morar na mesma rua em Buenos Aires. A partir disso, o filme traz reflexões sobre a fragilidade das relações humanas na era virtual. A cultura digital, a solidão e a conjuntura dos grandes centros urbanos são tematizadas nessa delicada obra do diretor Gustavo Taretto.
4) Relatos Selvagens (2014)
Mais um filme do astro Ricardo Darín a aparecer nesta lista. A obra, que também conta com a presença do já citado Leonardo Sbaraglia, traz seis episódios independentes que discutem a violência e a barbárie na conjuntura contemporânea. O humor ácido é, aqui, um recurso para discutir os limites da civilização frente à contrariedade e à imprevisibilidade.
5) O clã (2015)
Outro filme da lista a se inspirar em crimes e acontecimentos reais, evidenciando uma temática cara ao cinema do país vizinho. A história acompanha uma família que sequestra e mata suas vítimas – até que um dos filhos começa a questionar tais ações criminosas. As relações familiares e a violência dão o tom das tensas reflexões propostas pela ótima película.
6) Farol das Orcas (2016)
A delicada obra hispano-argentina acompanha a protagonista Lola (vivida pela estrela Maribel Verdú), que vai à região da Patagônia com seu filho autista. A viagem é motivada pelo interesse que o menino demonstra em um documentário sobre orcas. A obra, a exemplo de outras já citadas, também é inspirada em acontecimentos verídicos.
___________________________________
Por Gabriela Brahim Correa – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul