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Eleições 2022: o crescimento de eleitores jovens chama atenção

A participação eleitoral do Brasil nas eleições 2022 é em média 6,21% maior comparada ao ano de 2018. As informações foram obtidas por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou no mês de julho os números sobre os 156 milhões de cidadãos aptos a votar nas eleições deste ano.

Eleitores jovens votam mais em 2022

Um dos maiores aumentos é o número de jovens de 16 a 17 anos que votam voluntariamente. 2,1 milhões de jovens nessa faixa etária poderão votar nas eleições deste ano. Em 2018, foram 1,4 milhão. Esse aumento da faixa etária de eleitores equivale a 51,13%.

Quase todos os jovens eleitores que votarão em 2022 se registraram no tribunal eleitoral nos primeiros quatro meses do ano. Isso se deve às campanhas promovidas para conscientizar os jovens sobre seus direitos.

Os dados mostram o poder cívico da cidadania brasileira. Com mais de 156 milhões de eleitores, representa o “maior caderno eleitoral da história do Brasil”, disse o presidente do TSE, Edson Fachin, ao anunciar os resultados finais da sistematização do recenseamento eleitoral no Brasil.

Vale ressaltar que a maioria dos eleitores são mulheres. São 82,3 milhões de eleitores aptos, ou 52,65% do total. 74 milhões de homens, 47,33%. Outros 36,7 mil eleitores não indicaram gênero, totalizando 0,02%.

Esta é a terceira eleição em que o sistema de justiça eleitoral garante que nomes de transgêneros e travestis sejam impressos nos cartões de registro de eleitores e nas cédulas. Um total de 37.600 eleitores submeteram este pedido.

Entre janeiro e abril deste ano, o país conquistou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, segundo o TSE. Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e de 57,4% em relação ao primeiro quadrimestre de 2014.

Eleições 2022 eleitores jovens votam mais nestas eleições
Eleições 2022 eleitores jovens votam mais nestas eleições. | Foto: Freepik/Montagem.

As Eleições 2022 estão sendo marcadas pela presença massiva de celebridades da internet

A justiça eleitoral atribuiu seus resultados a uma campanha publicitária juvenil que foi impulsionada naquele ano, alimentada por influenciadores digitais e celebridades. A Semana do Jovem Eleitor aconteceu de 14 a 18 de março e 522.471 títulos foram distribuídos durante o mês.

Segundo Fachin, pela primeira vez em muito tempo, vemos uma nação unida para o bem e fortalecendo a democracia.

O Nordeste registrou o segundo maior aumento no número de eleitores de qualquer região do país. Com um aumento de 8,1% em relação à última eleição geral, a região fica atrás apenas da região Norte, que teve um aumento de 8,9% dos eleitores.

Todos os estados do Nordeste registraram crescimento na participação eleitoral, principalmente o Maranhão, que teve um aumento de 11% na participação eleitoral entre as duas eleições, a maior participação eleitoral do país. Já Sergipe teve o menor crescimento, de apenas 6%.

Entre janeiro e abril deste ano, o país conquistou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos. Este é um aumento de 47% em relação à eleição de 2018 e um aumento de 57% em relação a 2014. Por meio da Bolsa de Valores de Tóquio e 27 tribunais eleitorais locais, a iniciativa foi lançada em 2015, 14 e 18.

Em março, 522.471 jovens receberam cartões de eleitor. Em abril, esse número quase dobrou, com 991.415 jovens inscritos. Vem com uma novidade. Uma resolução do TSE permitiu que eleitores de 15 anos reivindicassem o título, mas apenas completam 16 anos antes da primeira votação.

Segundo os eleitores, as redes sociais TSE e TRE buscavam se comunicar diretamente com os jovens.

Para isso, trabalhamos com diversas personalidades da internet, clubes de futebol e organizações da sociedade civil que acreditamos serem importantes para aumentar o número de eleitores.

disse a professora de direito Anna Paula Oliveira Mendes.

Ressalta-se, portanto, que essas campanhas foram fundamentais para o sucesso do aumento do número de eleitores jovens, pois os jovens consumiam a Internet como sua principal fonte de informação e essas campanhas eram realizadas principalmente pela Internet.

É assim que o TSE fala a linguagem do público jovem e se adapta aos meios de comunicação que utilizam. Isso é muito importante para uma democracia de qualidade que precisa fortalecer as vozes de todos, inclusive dos jovens.

Um dos destaques da Semana do Jovem Eleitor foi um tweet no dia 16 de março. Cerca de 7 mil tweets incitando o cancelamento do registro eleitoral foram postados durante essa mobilização, chegando a cerca de 90 milhões (88 milhões), segundo dados do Twitter. Mais de 4.700 usuários desta plataforma publicaram e compartilharam postagens de outras pessoas sobre esse tópico.

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Por Maryá Bernardes – Fala! Centro Universitário da Serra Gaúcha

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