quarta-feira, 1 maio, 24
HomeNotíciasEleições 2022: Entenda a função de cada cargo

Eleições 2022: Entenda a função de cada cargo

Com o 1° turno das Eleições 2022 se aproximando, muitas dúvidas surgem no que diz respeito ao papel de cada político dentro do Brasil. Para simplificar e poder auxiliar na tomada de decisão, preparamos uma lista com as funções de cada um dos cargos que serão disputados neste ano.

ELEIÇÕES 2022 ENTENDA A FUNÇÃO DE CADA CARGO-min
Entenda a função dos cargos disputados nas Eleições 2022. | Foto: Montagem/ TSE

Os cargos disputados nas Eleições 2022

1) Presidente

O Presidente da República tem como dever, durante seus 4 anos de mandato, administrar, organizar e conduzir toda a estrutura da Administração Pública do país. Além disso, pode também propor leis e realizar obras públicas. Este cargo representa a principal autoridade no âmbito do Poder Executivo.

2) Governador

O Governador possui a mesma função que o Presidente, porém em âmbito estadual para o qual foi eleito. Assim, ele também uma das principais autoridades do Poder Executivo.

Deputado Federal e Estadual

É função do Deputado propor novas leis e projetos que irão beneficiar a população, seja em âmbito nacional ou estadual. Eles se reúnem na Câmara dos Deputados para debater e votar nestas leis.

Senadores

O Senador tem como dever votar para aprovar ou rejeitar as leis e projetos propostos pelos Deputados na Câmara. Eles representam os estados do Brasil no Congresso Nacional. Somente após a aprovação que irá para revisão do Presidente.

Qual a ordem de votação?

No momento de votação, o eleitor vai escolher seus candidatos na urna na seguintes ordem: Deputado(a) Federal, Deputado(a) Estadual, Senador(a), Governador(a) e Presidente.

Vale lembrar que o 1° turno das Eleições de 2022 irão ocorrer no domingo, dia 02 de outubro. O 2° turno está previsto para o dia 30 de outubro e acontece para os cargos de presidente e governadores, caso nenhum dos candidatos que disputam a vaga consigam mais de 50% dos votos válidos, ou seja, sem contar os votos nulos e brancos.

____________________________________
Por Maria Paula Soares Alves – Fala! Universidade De Franca

ARTIGOS RECOMENDADOS