Em consequência da pandemia, muitos eventos foram cancelados em 2020 e 2021, foi o que aconteceu com a Marejada, que é uma festa tradicional de Itajaí, uma cidade portuária de Santa Catarina.
A marejada já está na sua 34ª edição e este ano vai manter o plano de sustentabilidade e acessibilidade, o que garantiu o sucesso das três últimas edições.
O evento atrai milhões de visitantes todos os anos, de acordo com a organização, este ano a expectativa é que mais de 300 mil pessoas venham ao evento.
Sendo a festa mais popular de Itajaí e a maior festa do pescado do Brasil, o evento conta com muitas atrações e diversão para todos os públicos, ao todo serão 18 dias de muita tradição.
A entrada no evento será gratuita em todos os dias, o início se dará em 06 de outubro e irá até o dia 23 do mesmo mês. De segunda-feira a sexta-feira, a festa começará às 18h com fim às 00h, já nos finais de semana e feriado (12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida) iniciará às 10h, mas os portões fecharão às 23h.
No último dia de evento (23), a programação também muda, os portões fecharão às 18h e a festa continuará até as 20h. Todo o evento acontecerá no Centreventos Itajaí, Avenida Min.Victor Konder, n° 303.
Diversão na 34ª edição da Marejada
Na festa mais popular de Itajaí não poderia faltar muita diversão, para isso o evento contará este ano com uma Montanha Russa para a alegria de muitas crianças e também adultos. A estrutura conta com uma pista de 300 metros de trilhos, com várias curvas e um looping.
Os preparativos já estão a todo vapor, a montagem do parque indoor iniciou esta semana (19), além da Montanha Russa, o parque ainda contará com uma Roda Gigante e muitos outros brinquedos, no total serão 20, que variam de brinquedos mais radicais aos mais calmos, para garantir a diversão de todos.
O preço de cada brinquedo será único, custando apenas 12 reais como valor simbólico.
Gastronomia
Este com certeza é o tópico mais esperado por muitos, pois a gastronomia da Marejada não costuma deixar a desejar.
Com muito sabor e tendo como seu prato principal o peixe, a diversidade de comidas vai atender a todos os gostos. E, para aqueles que amam um bom prato típico português, não se preocupe, o evento contará com um restaurante tipicamente açoriano, e só pra dar água na boca, veja alguns dos pratos que vão ser preparados nos dias de eventos:
- Bacalhau às natas;
- Risoto de camarão;
- Paella com camarão;
- Lula e Marisco;
- Moqueca de camarão;
- Filé de pescado;
- Bolinhos de bacalhau;
- Ostras gratinadas;
- Sardinha na brasa e muito mais pratos com frutos do mar.
Mas, para aqueles que preferem uma comida sem peixe, lá também terão hambúrgueres, pizzas, hot dog e batata rústica.
Atrações
E por se tratar de um evento bem tradicional da cidade, é claro que não poderia ficar sem a apresentação dos músicos e artistas da região, como forma de fortalecer ainda mais a cultura local, no total serão mais de 100 apresentações durante os 18 dias de festa.
Muita música e apresentações para garantir o entretenimento do público. No primeiro dia de Marejada, o show ficará por conta de Tom Peixeiro, Incandescente, MPB Duo, Grupo Desafio e Célia, e no fechamento, os shows de Rollmops Acústico, Tarrafa Elétrica, Grupo Desafio e Célia Pedro abrilhantarão a noite.
Acessibilidade na Marejada
E o mais importante de tudo, a marejada é um evento para todos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí, a Marejada está totalmente acessível, desde o treinamento das equipes que trabalharão no evento, até a estrutura, na acessibilidade dos banheiros, estacionamentos, cadeiras de rodas e também o Balcão, que funcionará como um espaço informativo para pessoas com deficiência que tenham dúvidas sobre as localizações dos ambientes.
Além disso, antes do início da Marejada, serão disponibilizados nos grupos de WhatsApp todos os cardápios em formato de audiodescrição para deficientes visuais, além de uma equipe de libras para acessibilizar a comunicação para deficientes auditivos.
______________________________________________
Por Jeciane Fernandes – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul