Momento de expressão artística, de desfiles e da conhecida boemia carioca, o carnaval deste ano ainda sentiu os impactos da pandemia do coronavírus. O motivo é o avanço da variante Ômicron, que causou aumento no número de casos de covid-19 em todo o Brasil. O Carnaval no Rio de Janeiro teve o calendário definido, com o cancelamento dos blocos de rua e adiamento dos desfiles das escolas de samba.
Teve feriado no Rio? Sim, por se tratar de uma lei estadual, a Terça-feira de Carnaval (01) foi mantida como feriado na capital fluminense. No entanto, os outros dias não foram considerados pontos facultativos, como normalmente aconteceria.
O Calendário do Carnaval no Rio de Janeiro
- Sexta-feira de Carnaval (25): foi dia útil.
- Sábado (26) e Domingo de Carnaval (27): fim de semana normal.
- Segunda-feira (28): foi dia útil.
- Terça-feira de Carnaval (01): foi feriado.
- Quarta-feira de Cinzas (02): foi dia útil.
As datas são referentes à capital. O governo estadual, por sua vez, dará ponto facultativo para os seus servidores na segunda (28) e quarta-feira (2) até o meio dia. Já no setor privado, as empresas poderão decidir dar ou não folgas nestes dois dias.
Houve blocos de rua neste Carnaval?
Não. A cidade do Rio de Janeiro cancelou todas as festas públicas – os famosos e queridos blocos – da capital. Todavia, blocos clandestinos estão desfilando mesmo com a proibição das autoridades.
Mas e as festas privadas?
Foram liberadas. Apesar de vetar o carnaval de rua, o Rio de Janeiro está entre as cidades que mantiveram a liberação para festas privadas, como fez São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belém (PA), por exemplo.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 41,6% das prefeituras cancelaram todas festas públicas e privadas para o carnaval de 2022; 24,5% vetaram as festas públicas, mas mantiverem as privadas; 25,1% não haviam definido sobre as suas realizações no momento da pesquisa; e em 3% dos municípios mantiveram o carnaval normalmente, com festas públicas e privadas.
Os desfiles do Carnaval no Rio de Janeiro
As escolas de samba desfilarão no Sambódromo somente no final de abril. A decisão do adiamento foi motivada pelo avanço da variante Ômicron. As datas oficiais, divulgadas pela Prefeitura do Rio, são as seguintes:
- Quarta-feira (20): primeiro dia da Série Ouro (antiga Série A).
- Quinta-feira (21): segundo dia da Série Ouro (antiga Série A).
- Sexta-feira (22): primeiro dia do Grupo Especial.
- Sábado (23): segundo dia do Grupo Especial.
- Domingo (24): Desfile das Crianças.
- Terça-feira (26): Apuração.
- Sábado (30): Desfile das Campeãs.
_______________________________________
Por Leo Rodrigues – Fala Faculdades Integradas Hélio Afonso!