terça-feira, 30 abril, 24
HomeCulturaAnimais venenosos: descubra quais são os 5 mais perigosos do planeta

Animais venenosos: descubra quais são os 5 mais perigosos do planeta

Quando se fala em animais venenosos, é muito comum pensar que as aranhas, os escorpiões e as serpentes são os mais perigosos. No entanto, se considerar a “potência” do veneno, apenas uma espécie desses três tipos de animais entra na lista dos 5 mais venenosos do mundo. Por isso, confira a seguir quais animais têm o veneno mais perigoso do planeta.

Animais venenosos
Saiba quais os animais mais venenosos do mundo. | Foto: Reprodução

5°) Peixe-pedra

Animais venenosos
O peixe-pedra é um dos animais mais venenosos do mundo. | Foto: Reprodução: ullstein bild/ Getty Images

Você não leu errado. O 5º animal mais venenoso do mundo é um peixe! Encontrado nos oceanos índico e pacífico, o Peixe-pedra injeta seu veneno através de um espinho que protege seu corpo e sua toxina causa paralisia, choques e necrose do tecido afetado, podendo levar a pessoa que sofreu o ataque a óbito caso não seja realizado o atendimento médico.

A espécie não costuma atacar seres humanos. Porém os acidentes com o Peixe-pedra ocorrem porque as pessoas acreditam que ele é uma rocha e por isso acabam encostando, mesmo que sem intenção, no animal.

4°) Caracol de cone-de-mármore é um dos animais venenosos

Caracol
O veneno do caracol de cone-de-mármore. | Foto: Reprodução/WikipédiaCommons

Encontrado no Oceano Índico, o Caracol cone-de-mármore é o 4º animal mais venenoso do mundo e sua toxina é capaz de matar 20 pessoas adultas com apenas um gota. O veneno desse animal causa dores intensas e forte irritação na pele. Assim, caso você tenha problemas com esse “bichinho” o atendimento médico imediato é fundamental para a sua sobrevivência.

3°) Polvo de Anéis Azul

Polvo de Anéis Azuis
Quando ele fica agressivo, muda de cor. | Foto: Reprodução/ twenty20photos/envato

O 3° animal mais venenoso do mundo é o Polvo de anéis azuis e se encontra, principalmente, nos mares do Japão e da Austrália. Seu veneno é tão poderoso que pode matar 26 adultos em poucos minutos e ainda não existe solução médica capaz de inibir os efeitos de sua toxina. Outra característica desse animal é que ele tem uma coloração amarelada e quando fica agressivo muda de cor e seus anéis azuis ficam mais visíveis.

2°) Cobra-real

Animais venenosos
A cobra está entre os animais mais venenosos do mundo. | Foto: Reprodução/ Wikimedia Commons/Rushenb

Como único animal terrestre dessa lista, a Cobra-real possui o 2º veneno mais potente do mundo. Sua toxina é capaz de matar, em poucas horas, animais de grande porte, como os elefantes. Um dos aspectos que a tornam um dos animais mais perigosos do mundo é o fato dessa serpente conseguir injetar cinco vezes mais veneno em comparação a cobras de outras espécies. Assim, caso você vá a Ásia, habitat natural desse animal, tome cuidado para não ser picado pela rainha das serpentes.

1°) A Água-viva cubomedusa australiana é a mais perigosa dentre os animais venenosos

Animais venenosos
A água-viva ataca o sistema cardíaco e nervoso. | Foto: Reprodução/

Por fim, o animal mais venenoso do mundo é a Água-viva cubomedusa australiana que é responsável por, aproximadamente, 100 mortes por ano. Isso acontece porque sua toxina atinge os sistemas cardíaco e nervoso, fazendo a pessoa infectada ter uma parada cardíaca ou se afogar. Portanto, é muito difícil que alguém que foi atacado por uma cubomedusa australiana sobreviva, muitas vezes quem é intoxicado por esse animal não consegue nem sair da água com vida.

__________________________________________________
Por Pedro Melo – Fala! CÁSPER

ARTIGOS RECOMENDADOS