O Museu do Ipiranga foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895 e é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo. Ele possui um acervo de 150 mil itens, sendo uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Museu, confira agora 5 curiosidades sobre o Museu do Ipiranga.
5 curiosidades sobre o Museu do Ipiranga
1. Um monumento ao Brasil
O edifício foi feito como monumento em homenagem a Independência do Brasil e demorou 6 anos para ser construído. Ninguém nunca morou no prédio, nem o imperador, nem a imperatriz ou mesmo qualquer integrante da corte.
D. Pedro I nem chegou a ver o monumento pronto, já que morreu 61 anos antes da abertura.
2. Nome oficial
Seu nome oficial não é Museu do Ipiranga, mas sim Museu Paulista da Universidade de São Paulo, por possuir acervos relacionados à história do Brasil e São Paulo, contudo, poucas pessoas conhecem o museu com esse nome.
3. Os jardins do Museu do Ipiranga
Seus jardins foram projetados no século 20 e inspirados no clássico jardim francês do Palácio de Versalhes. Foram projetados no início do século XX, pelo paisagista belga Arsenius Puttemans, a pedido do primeiro prefeito da cidade de São Paulo, Antônio Prado. Inaugurado em 1909, os jardins do Ipiranga viraram um ponto de passeio dos moradores da cidade.
4. Reabertura
A deterioração, com o passar do anos, fez com que o prédio no final de 2013 fechasse. A previsão é que ele seja reaberto somente em 2022, quando serão comemorados os 200 anos da Independência do Brasil.
5. A tumba de Do Pedro
O monumento à Independência fica no parque Homônimo, perto do museu e lá estão os restos mortais de Dom Pedro e suas mulheres Leopoldina e Amélia.
E aí você sabia alguma dessas curiosidades sobre o Museu do Ipiranga? Se não, gostou de saber?
__________________________________________________
Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack