quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCultura5 museus para se visitar em São Paulo neste fim de semana

5 museus para se visitar em São Paulo neste fim de semana

São Paulo é uma cidade repleta de surpresas, com grandes parques, centros culturais e museus. Por isso, a capital é o lugar perfeito para se visitar e tirar um dia para turistar, mesmo que você more aqui. Pensando nisso, separamos os 5 museus para visitar em São Paulo e se encantar com a arte e a cultura paulistana.

5 museus para se vistar em São Paulo

1. Centro Cultural São Paulo – CCSP

O Centro Cultural de São Paulo é um dos principais centros culturais do País.
O Centro Cultural de São Paulo é um dos principais centros culturais do País. | Foto: Reprodução.

Inaugurado em 1982, o Centro Cultural é um dos principais espaços culturais de São Paulo, com uma biblioteca com acervo multidisciplinar e espaços de apresentações artísticas, o centro com mais de 46.500m² proporciona uma programação vasta para todos os públicos.

Localização: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. São Paulo

Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h

2. Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa.
O Museu da Língua Portuguesa. | Foto: Reprodução.

Em dezembro de 2015, o Museu sofreu um incêndio de grandes proporções, no ano seguinte começou os planos para a reconstrução, mas apenas em 2021 foi reaberto ao público. Com espaços que mostram a diversidade da língua portuguesa, após a reforma, novas tecnologias e exposições são apresentadas ao público.

Localização: Estação da Luz – Praça da Luz, s/nº, Portão 1 – Centro, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 9h às 16h30

Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

3. Instituto Moreira Salles

O IMS é uma galeria de artes, com exposições de artes plásticas e fotografias em São Paulo. | Foto: Reprodução.

Inaugurado em 2017, o Instituto tem 9 andares dedicados a exposições, teatro com apresentações de filmes, musicais e debates. Um dos atrativos também é uma biblioteca dedicada à fotografia, com um acervo de 40 mil fotos para pesquisa online.

Localização: IMS Paulista – Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 12h às 18h

4. Farol Santander

O Farol Santander, no antigo prédio do Banco Banespa.
O Farol Santander, no antigo prédio do Banco Banespa. | Foto: Reprodução.

O Edifício Altino Arantes, também conhecido como o antigo prédio do Banespa, passou por uma reforma e, atualmente, é o Farol Santander.  Com diversos andares, o prédio apresenta diversas exposições fixas e outras que constantemente são diversificadas. Um dos pontos mais visitados é o mirante, com uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, localizado no 26º andar, com vista panorâmica nos vidros existe a indicação de outros pontos da cidade como Pico do Jaraguá e o Viaduto Santa Efigênia.

Localização: Rua João Brícola, 24, Centro – São Paulo, SP

Horário: Terça a domingo, das 9h às 20h

Entrada: R$25

5. Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, um dos prédios mais memoráveis em São Paulo.
O Instituto Tomie Ohtake, um dos prédios mais memoráveis em São Paulo. | Foto: Reprodução.

Inaugurado em 2001, o Instituto homenageia a artista japonesa Tomie Ohtake, sua inauguração marcou os 91 anos da artista, que morreu em 2015. Projetado por um dos filhos, o arquiteto Ruy Ohtake, uma das características mais marcantes do espaço é sua fachada colorida, futurista e de dimensões diferentes. Com espaços para apresentações de artes plásticas, arquitetura e design, ainda conta com desenvolvimentos da arte contemporânea.

Localização: Av. Brg. Faria Lima, 201 – Pinheiros, São Paulo

Horário: De terça a domingo, 12h às 17h