A rotina pode fazer com que nossa vida se torne uma correria sem fim. Mesmo com tantas atividades para serem realizadas ao longo do dia, não é difícil encontrar pessoas que se sintam cansadas e não consigam finalizar tudo que pretendiam. Por isso, é importante adicionar os alimentos que dão energia às nossas rotinas diárias.
Muitas vezes, 24 horas por dia não é o suficiente para fazer tudo que estava programado na agenda. Por isso, muita gente acaba apelando para o café adoçado e para outros alimentos que são cheios de açúcar, mas que as ajudam a se manterem acordadas. Entretanto, existem maneiras de trocá-los por alimentos que dão energia e não engordam.
Se a sua energia é insuficiente até para realizar atividades fundamentais, imagina para treinar, certo? Bom, essa situação pode ser revertida se prestarmos atenção na nossa alimentação e começarmos a comer alimentos que dão energia para treinar e, dessa maneira, será possível continuar com a rotina de exercício que estava planejada.
Muitos destes alimentos que dão energia, devem ser ingeridos até para que consigamos ter a saúde em dia, porque muitos deles são ricos em nutrientes e minerais importantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
É possível comer alimentos que dão energia e que são saudáveis e gostosos, para isso, basta estar atento às recomendações dos nutricionistas e no seu gosto pessoal, para que você consiga mudar seus hábitos e ter um dia mais produtivo, saudável e com energia para dar e vender.
Água
A água dos alimentos que dão energia pode ser considerada a grande rainha. O motivo disso é simples: aproximadamente 70% do nosso corpo é água. Dessa forma, ela está presente em praticamente todas as ações do nosso organismo e, assim, se ela estiver na quantidade adequada, o nosso corpo funciona da melhor forma possível.
A quantidade de água que deve ser ingerida diariamente muda devido a fatores como peso, altura e idade, entretanto, a média geral é de 2 litros. Mesmo que tenha água em praticamente todos os alimentos que ingerimos – principalmente nas frutas – é de suma importância que a água líquida seja ingerida todos os dias em quantidade adequada.
Frutas
Dos alimentos que dão energia, as frutas podem ser consideradas as grandes queridinhas, pois elas costumam ser bem docinhas e existem várias delas para os mais variados paladares. O ideal é que elas sejam ingeridas no café da manhã, para que o dia já comece a todo o vapor.
Elas são docinhas devido a frutose, açúcar natural presente nas frutas, esse açúcar fornece muita energia ao nosso corpo. Em especial a banana, que tem vitamina B, na qual regula a glicose no organismo, e o coco, que possui uma gordura que é rapidamente transformada em energia para nosso corpo.
Açaí
O açaí é um dos alimentos que dão energia mais queridinhos do mundo. Mas calma, esse açaí que estamos nos referindo é o que é puramente fruta, e não aqueles sorvetes cheios de confeitos açucarados.
Do açaí, o que mais fornece energia ao nosso corpo é a quantidade de carboidratos presentes nele. Além disso, o açaí tem vitaminas C e B que auxiliam na regulação da pressão e do colesterol. É sempre válido misturar o açaí com frutas e cereais integrais.
Nozes e castanhas
As nozes e castanhas, dos alimentos que dão energia, talvez sejam as mais famosas. Pois, não é incomum encontrá-las em dietas pensadas por nutricionistas, para pessoas que querem mudar sua rotina alimentar.
Bom, sua fama não é em vão, já que além de existirem vários tipos para todos os gostos, as nozes e castanhas contêm magnésio, que ajuda na conversão de energia do nosso organismo. Além disso, elas também têm várias proteínas, fibras e nutrientes.
Chocolate amargo
O chocolate, dos alimentos que dão energia, é um dos mais recorridos. Entretanto, o ideal é trocar o chocolate ao leite pelo chocolate meio amargo ou 70% cacau, pois não é necessariamente o açúcar o grande responsável pelo fornecimento de energia.
Na realidade, o que realmente fornece energia são os chamados flavonoides, que ajudam na saúde do coração e um coração ativo faz com que o corpo fique mais disposto. Além disso, o chocolate também tem cafeína, que fará com que ele mantenha o corpo em alerta.
Pães e cereais integrais
Os pães e cereais integrais são os alimentos mais diversificados, porque eles podem estar em qualquer refeição e se misturar a quase tudo. Neles, o que fornece energia é a presença de carboidratos e é importante consumir os integrais, pois eles farão com que a energia dure mais e, além disso, eles têm fibras que regulam o organismo.
Iogurtes
Os iogurtes podem ser considerados um dos alimentos que dão energia. E o maior motivo disso é a presença de probióticos em sua composição, pois esses probióticos farão com que o corpo funcione melhor e, assim, tenha mais energia.
É legal combinar iogurtes com frutas e cereais integrais para que a experiência possa ser melhor e mais proveitosa.
Água de coco
A água de coco, dos alimentos que dão energia, é a mais refrescante. Além de deliciosa, a água de coco tem minerais e vitaminas que ajudam no funcionamento do organismo.
Peixes
Ricos em cálcio e ômega 3, os peixes são alimentos que dão energia e que ajudam no bom funcionamento do coração, da mente e da circulação.
Folhas escuras
As folhas escuras, dos alimentos que dão energia, talvez sejam as mais proveitosas. Porque elas têm vitaminas A e C, vários nutrientes, minerais, cálcio, fibra, ferro e até proteína. Tudo isso faz com que essas folhas escuras tenham grande validade no funcionamento do corpo e, consequentemente, nos fornecem bastante energia.
Mel
Muita gente troca o açúcar pelo mel em receitas que pedem um docinho a mais. Isso se deve ao fato de o mel ter glicose e frutose, esses açúcares dão energia ao nosso corpo. Além disso, o mel tem vitamina B e C e vários minerais que fazem uma desintoxicação em nosso corpo, aumentando a nossa disposição.
Conheça os alimentos que dão energia que são vendidos na empresa Ingredientes Online! Não deixe de conferir o pó de açaí e o de guaraná que, sem sombra de dúvidas, farão com que seu dia seja muito mais produtivo.
_______________________
Por Amanda Chaves – Fala! UFG