O e-mail profissional é uma das melhores formas de se comunicar com o seu cliente. Além de ser uma forma de contato oficial, ele permite que você tenha formalidade para tratar com o seu cliente, ao mesmo tempo que traz diversas possibilidades para você criar conteúdo e ter um relacionamento produtivo com seus leads.
Dentro das possibilidades do e-mail profissional, podemos destacar a sua utilização para e-mail marketing. A utilização do e-mail em suas campanhas de marketing pode ter muitos benefícios e fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais, tanto em reconhecimento da marca como em vendas.
Pensando nisso, trouxemos aqui algumas informações importantes sobre e-mail marketing e como ele pode te ajudar nas suas estratégias a fim de melhorar os resultados do seu negócio. Abaixo você vai conhecer um pouco mais desse mundo e como utilizá-lo ao seu favor.
O que é E-mail Marketing?
E-mail Marketing é a comunicação via e-mail profissional que busca estreitar a relação entre a empresa e seus clientes. Esse é mais um passo do lead na jornada de compra, onde ele já passa a ser interessado pelo que a empresa oferece e permite o envio de mensagens por esse meio.
Essas mensagens são de conteúdo segmentado para cada cliente, fazendo com que ele receba coisas que o interessa, o que pode gerar engajamento com a marca e possíveis compras futuras.
O e-mail marketing é uma das muitas estratégias de marketing que dá bons resultados e, mesmo com a praticidade das mensagens instantâneas e redes sociais, ainda tem muito valor por ser um meio de comunicação ativo e amplo.
As vantagens do E-mail Marketing
O e-mail marketing pode ser muito efetivo principalmente porque as pessoas ainda possuem o costume de utilizar o e-mail como forma de comunicação. Algumas pessoas têm o hábito de receber notícias, trocar correspondências importantes, compartilhar arquivos e utilizar o e-mail como uma forma de segmentar e receber tudo aquilo que tem interesse.
Nessa linha de raciocínio, devemos reconhecer que o que entra na caixa de e-mail é realmente o que é de interesse do cliente. Por isso, é um privilégio da empresa ser escolhida para estar ali e isso pode ser um canal de comunicação de muita relevância entre as duas partes.
Podemos dizer então que o e-mail marketing é um relacionamento prioritário que o cliente escolhe ter com a empresa e por isso pode ser uma ferramenta poderosa dentro da máquina de vendas. Veja outras vantagens do e-mail marketing:
- Mensagens personalizadas;
- Métricas com informações importantes;
- Comunicação direta;
- Alto engajamento.
Para aproveitar essas vantagens do e-mail, no entanto, é preciso que a empresa tenha estratégias de e-mail marketing bem definidas. Caso isso não aconteça, o e-mail se torna algo descartável, inconveniente e acaba causando altos números de cancelamento da lista.
Aliás, um detalhe importante para se lembrar da lista é que somente pessoas que autorizaram o recebimento devem ser consideradas. Pessoas que cancelaram a inscrição ou nem sequer pediram para entrar estarão recebendo spam, o que é altamente prejudicial para a marca.
Mas vamos ver quais as estratégias de e-mail marketing corretas para o seu negócio?
Estratégias de E-mail Marketing para o seu negócio
Com as estratégias corretas, você faz com que o seu e-mail profissional execute um marketing efetivo, despertando o interesse das pessoas a se inscreverem e fazendo com que os inscritos estejam cada vez mais engajados.
Inscrições da lista
A inscrição da lista é o primeiro passo que o cliente dá para receber os e-mails do seu negócio. Você vai precisar criar formas de merecer esse e-mail, seja criando uma landing page com algum benefício gratuito (ebook, desconto, frete grátis) ou por meio da própria inscrição, seja no cadastro ou assinando a newsletter.
O interessante da inscrição é que os motivos dela estão sempre relacionados ao seu negócio e por isso ela serve como termômetro para saber se o cliente está ou não interessado na sua marca.
Planeje o público
É importante planejar e segmentar o público para que as pessoas recebam conteúdos personalizados de acordo com os seus interesses com a marca.
Essa segmentação pode ser feita por meio de interesses diversos (categorias de produtos, descontos, frete grátis, promoções, conteúdo educativo) quanto por características do público (idade, gênero, classe social etc.). Mais a fundo, é possível criar personas diferentes com essas categorias para separar as listas de e-mail.
Tenha objetivos claros
Depois de definir o público e segmentar, você deve ainda se perguntar em qual etapa da jornada de compra se encontra cada segmento? A partir daí você sabe que o objetivo será seguir para o próximo passo.
Se o lead está, por exemplo, reconhecendo o problema, você pode evidenciar todos os fatos para ele terminar essa etapa e já inserir soluções para que ele possa considerar.
Por outro lado, você pode criar conteúdo interessante e informativo para que o lead entre na fase de aprendizado e descoberta e a relação com a empresa comece a se estreitar até mesmo em outros canais de comunicação.
Crie um template
O template do e-mail marketing deve ser simples e “clean”. Isso vai ajudar o lead a reconhecer todos os elementos. Além do conteúdo, é possível inserir botões de chamada para ação e links importantes, como os que levam a perfis das redes sociais.
Capriche no conteúdo com técnicas de Copywriting
Nessa etapa você deve se lembrar que o seu cliente escolheu por livre e espontânea vontade oferecer um canal direto de relacionamento com ele. Por isso, não ofereça qualquer conteúdo e se prepare para criar algo pelo qual ele espera ansioso e se surpreenda com a qualidade.
Contudo, é necessário também aprender sobre copywriting, pois a escrita persuasiva é o que vai fazer o seu lead tomar ações ao ler o e-mail seja clicando em um botão para seguir nas redes sociais, entrar para um canal do Telegram ou até mesmo aproveitar o desconto com tempo limitado (criando urgência).
Mantenha a frequência
A frequência dos e-mails deve ser definida com precisão. Ela não pode ser tão alta que se torne cansativo, ao mesmo tempo que não pode ser baixa a ponto de “esfriar” esse lead.
Conforme o lead avança na jornada de compra, também é interessante aumentar a frequência, já que ele vai “esquentando” cada vez mais.
Por isso, pode ser interessante começar com a frequência semanal para as fases de aprendizado e descoberta.
Como avaliar as campanhas de e-mail marketing
Logo abaixo você pode conferir algumas métricas para avaliar as suas campanhas e perceber o que pode ser melhorado.
Números de Engajamento
Dados como cliques nos links podem ser importantes para saber o quão relevante está sendo esse conteúdo ou até mesmo se as estratégias de copywriting e conteúdo estão funcionando.
Quantidade de cancelamentos
A alta taxa de cancelamento pode significar muitas coisas, mas com certeza significa que o cliente não está confortável com o recebimento de e-mails. Isso ajuda a investigar as possíveis causas.
Motivos de cancelamento
As ferramentas de e-mail possuem a opção de criação de pesquisa por motivos de cancelamento todas as vezes que o lead pedir para sair da lista. Analisar esses motivos pode ser um passo importante para fazer melhorias na lista.
Teste A/B para campanhas
O teste A/B consiste em fazer campanhas diferentes para um mesmo público, considerando, é claro, os mesmos objetivos. Isso ajuda a entender qual campanha pode ser mais efetiva de acordo com as respostas e relatórios recebidos.
Conclusão
Como você pôde perceber, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para se ter em sua empresa. Ela ajuda muito a manter uma boa relação com os leads e conquistar mais clientes.
No entanto, é sempre importante traçar e executar boas estratégias para que o e-mail não estrague essa relação e acabe se tornando até mesmo spam.
Gostou de aprender sobre e-mail marketing e o poder do e-mail profissional para a sua empresa? Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo e compartilhe este post com seus colegas de trabalho.