A homofobia é uma realidade em muitos países, por isso, a comunidade busca viajar apenas para locais marcados como de turismo LGBT. Mas, você sabe o que é o turismo LGBT. Esse tipo foi criado exclusivamente para a comunidade LGBTQIA+ poder viajar com segurança para onde desejarem. A seguir, saiba tudo sobre esse novo tipo de turismo e como funciona.
O que é Turismo LGBT?
O Turismo LGBT é o turismo direcionado a população gay, lésbica, bissexual e transexual (LGBT), que disponibiliza informações sobre países e cidades que são seguros para viajantes gays, que ajudam a comunidade a escolher seu destino de viagem de acordo com as leias e a relação do país com as pessoas LGBTQIA+.
Isso porque, ainda existem países homofóbicos, inclusive com leis que podem prender esses indivíduos. Cerca de 1 em cada 3 países criminalizam homossexuais, enquanto em alguns países, como a Rússia, a comunidade é presa e oprimida.
Visando a segurança desse público, informações sobre países que criminalizam a homofobia e que reconhecem a união homoafetiva são essenciais na hora de planejar um roteiro de viagem. Com isso, o site Spartacus reúne esse tipo de informação e outras dicas do turismo LGBT.
No Brasil, a cidade de São Paulo é um dos destinos mais procurados, pois a cidade oferece a parada do orgulho LGBTQIA+, que reúne milhares de pessoas, e ainda tem a oportunidade de conhecer o museu da diversidade sexual na região da República.
São Paulo foi o primeiro estado com uma lei criminalizando a homofobia em 2001, apenas dezoito anos depois que houve uma lei federal com a criminalização de ataques à comunidade LGBTQIA+.
No dia 10 de agosto é comemorado o Dia Mundial do Turismo LGBTQIA+.
____________________________________________________
Por Leticia Rodrigues – Fala! Anhembi