Marketing de conteúdo: Saiba disparar sua página de vendas através dele com o Fala Content
Menu & Busca
Marketing de Conteúdo: entenda como o Fala Content te ajuda com as vendas

Marketing de Conteúdo: entenda como o Fala Content te ajuda com as vendas

Home > Notícias > Mercado > Marketing de Conteúdo: entenda como o Fala Content te ajuda com as vendas

Saiba para que serve o marketing de conteúdo e como ele pode ser fundamental para aumentar as vendas de sua empresa e atrair cada vez mais clientes. 

marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode aumentar o engajamento de sua marca. | Foto: Pexels.

O que é marketing de conteúdo?

Qual a melhor definição de marketing de conteúdo? Para começar, precisamos entender que marketing de conteúdo é uma técnica voltada a atrair seu público-alvo, desenvolvendo e trazendo novos consumidores, através da elaboração de conteúdo relevante. Assim, é possível aproximar sua marca do público e gerar um valor positivo a partir dela, potencializando cada vez mais as vendas do seu negócio. 

Atualmente, o público tem maior autoridade para escolher o que deseja ou não consumir, diferente da época dos comerciais de TV. Sendo assim, sua marca precisa produzir precisamente o conteúdo que será mais popular entre o público. Os profissionais da área precisam focar em desenvolver um conteúdo que realmente seja útil e engaje novos clientes. 

Porém, o conteúdo de qualidade não é voltado apenas para as vendas, mas, sim, em oferecer benefícios para quem o consome, como a resolução de algum problema ou dúvida e lhe ensinar algo.  

Com o marketing de conteúdo, aquilo que sua marca produz não se torna apenas algo útil, mas também transmite a mensagem certa aos clientes certos, quando eles mais estiverem precisando, ultrapassando as expectativas com um conteúdo tão bom que o público irá compartilhá-lo com mais pessoas, fazendo com que sua marca ganhe uma visão positiva e deixe o público mais propenso a fazer negócios com ela, já que agora tem mais visibilidade. 

A técnica do marketing de conteúdo tem a função de promover e documentar todos os assuntos essenciais antes da execução dos projetos e se divide em cinco etapas: 

  • Planejamento: o plano determina a divisão de tarefas e como as metas serão atingidas;  
  • Desenvolvimento da persona: nesse momento, a elaboração de conteúdos começa a ter um propósito, já que você sabe a quem direcioná-los; 
  • Criação de conteúdo: os conteúdos desenvolvidos devem ser significativos ao seu público; 
  • Distribuição: é preciso promover seus conteúdos em plataformas que se encontram seu público-alvo; 
  • Mensuração de resultados: para confirmar que suas estratégias estão dando certo, é necessário examinar os resultados das interações sociais, tráfego, networking e SEO. 

Inbound marketing e seus pilares

O Inbound Marketing é a estratégia de Marketing Digital mais importante dos dias atuais e nele está incluído o marketing de conteúdo. Pode ser definido como alguma estratégia de marketing que visa conseguir a atenção do público de maneira não agressiva, atraindo as pessoas de forma sutil. 

Também é conhecido por marketing de atração porque você dá permissão para que ele venha até sua corporação no tempo dele e deixa que você transmita sua mensagem. É baseado em quatro pilares: 

  • Atrair: por meio de produtos pertinentes, o Inbound irá atrair um público com interesse em seus negócios; 
  • Converter: o propósito é alterar visitantes em leads, deixando-os mais próximos de sua marca, os tornando potenciais vendas; 
  • Vender: seu lead tem interesse em suas produções? Este é o instante de demonstrar que seus recursos são os melhores e concluir vendas; 
  • Encantar: o contato entre sua marca e o público não pode se limitar somente até o momento das vendas. O Inbound defende uma relação contínua, disponibilizando todo o apoio que for preciso, além de conquistar o cliente com bons atendimentos e materiais. 

Benefícios do marketing de conteúdo

Quanto custa fazer marketing de conteúdo
Quanto custa fazer marketing de conteúdo? Conheça essa nova estratégia muito mais barata que o marketing tradicional. | Foto: Pexels.

Por que usar Marketing de Conteúdo? Aqui você entenderá como essa estratégia pode ser vantajosa para o crescimento de seus negócios, onde 73% das empresas nacionais já o utilizam para aumentar suas vendas e conseguir mais clientes. Dentre alguns benefícios estão: 

1. Aumentar o tráfego do seu site

 O site de sua empresa é o principal cartão de visitas para atrair novos clientes e o Google é o caminho até ele. Dessa forma, fazer conteúdos relevantes é a maneira mais eficaz de deixar seu site na primeira página do Google. Como consequência disso, as corporações que fazem uso do marketing de conteúdo têm, em média, 2 vezes mais cliques em seus sites. 

2. Gerar brand awareness

A geração de conteúdo contribui para que mais pessoas reconheçam sua empresa e os serviços que são oferecidos por ela, já que o público possui tendências a consumir de marcas familiares. 

3. Aumentar o engajamento com a marca

Enquanto o brand awareness aumenta o número de pessoas que identificam e possuem uma boa imagem de sua empresa, o engajamento visa estabelecer uma relação próxima e duradoura com um público mais seletivo. Criando bons conteúdos, sua marca aumenta as interações e gera engajamento, resultando em recomendações dos seus serviços. 

4. Educar o mercado

Você precisa gerar conteúdos de qualidade, que esclareçam as dúvidas do público sobre os serviços disponibilizados pela sua empresa e aumente sua satisfação, fazendo com que tenham total entendimento sobre a decisão de consumir seus produtos, além de como utilizá-los e a compreensão do mercado em que a marca está inserida. 

5. Gerar vendas

Mesmo sendo uma das partes mais relevantes, nem sempre é o objetivo final do marketing de conteúdo. Nesse caso, crescer a quantidade de vendas significa destacar sua criação de conteúdo para guiar leads pelo seguimento da compra e deixá-los preparados para tomar decisões. O mais importante é direcionar seus planejamentos de forma correta. 

6. Impulsionar a geração de leads

Mesmo com mais visitas em seu site você precisa conseguir mais informações sobre seu público-alvo, com o objetivo de direcionar o conteúdo certo e convertê-los em novas oportunidades. Assim, algumas empresas brasileiras estão conseguindo mais de 3 vezes mais leads com o marketing de conteúdo e com resultados a longo prazo. 

Funil de vendas e marketing de conteúdo

O funil de vendas já era utilizado na área do marketing sendo um meio fácil de demonstrar o processo de vendas, desde os primeiros contatos com o cliente até a efetivação das vendas. A lógica do funil ilustra que várias pessoas podem chegar até você, mas nem todas vão chegar ao final de todo o processo e serem clientes.  

Essa ideia é muito importante porque precisa classificar quais esforços são necessários para levar a pessoa até a próxima etapa e, consequentemente, a compra. Dessa forma, o marketing de conteúdo é utilizado para deixar esse processo cada vez mais eficiente. 

  • Conteúdo para topo do funil: chamar a atenção para descobrir o problema e mover as pessoas para o processo de vendas. O conteúdo não deve ser publicitário e precisa ser relevante para que as pessoas voltem a consumi-lo e reconheçam sua marca, ajudando a aumentar o público. 
  • Conteúdo para meio do funil: aqui as pessoas estão procurando meios de resolverem seus problemas. Assim, conteúdos interativos e multimídia são boas opções, mas devem focar em soluções. 
  • Conteúdo para fundo do funil: aqui o público está pensando em consumir suas produções e precisam de informações que ajudarão a tomar essa decisão, ou seja, nessa última etapa, o foco deve ser na empresa ou no produto. 

Fala Content

O Fala Content é uma plataforma de marketing digital e criação de conteúdo on-line que entrega audiência e os melhores resultados para sua empresa, através de conteúdo, autoridade e tecnologia. Prepara universitários do país todo para produzirem um conteúdo estratégico e com alto potencial de viralização na web, por meio de SEO. Dessa forma, seus negócios ganham destaque com o site de sua empresa na primeira página do Google, potencializando suas vendas. Com o Fala Content, fica muito mais fácil fazer o seu marketing de conteúdo.

____________________________
Por Glícia Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas