terça-feira, 30 abril, 24
HomeEsporteA maior Champions League da história começa nesta terça-feira

A maior Champions League da história começa nesta terça-feira

A principal competição entre clubes do mundo tem início nesta terça-feira (14)

A fase de grupos da Champions League.
A fase de grupos da Champions League. | Foto: Reprodução.

Nesta terça-feira (14), às 13h45, rola a bola para os primeiros jogos da maior competição entre clubes do mundo. Após quase 4 meses desde a final entre Chelsea e Manchester City, onde o clube londrino conquistou seu segundo título, voltaremos a ouvir o tão esperado hino da UEFA Champions League em um estádio de futebol.

No texto de hoje,traremos uma análise de cada grupo e também uma “previsão” de até onde cada time pode chegar na competição. Os dois primeiros jogos acontecem às 13h45, quando o Young Boys, da Suíça, recebe o Manchester United de Cristiano Ronaldo no Wankdorf Stadium, e o Sevilla recebe o Red Bull Salzburg, no Ramón Sánchez Pizjuán.

Os times que estarão nessa edição da UEFA Champions League

Grupo A  –  Manchester City, PSG, RB Leipzig e Club Brugge

Os dois semifinalistas da última temporada se encontram na fase de grupos.
Os dois semifinalistas da última temporada se encontram na fase de grupos. | Foto: Reprodução.

O cabeça de chave desse Grupo A é o Manchester City, comandado por Pep Guardiola, o atual vice-campeão da Champions League. Buscando seu primeiro título na competição, o atual campeão inglês conta com nomes como Kevin De Bruyne, Rúben Dias e o novo reforço Jack Grealish para o torneio. Na atual temporada, o time tem 5 jogos, com 3 vitórias e 2 derrotas.

O segundo time do Grupo A é o PSG, comandado por Mauricio Pochettino, que fez uma das maiores janelas de transferências de todos os tempos. Com a chegada de nomes como Lionel Messi, Sergio Ramos, Hakimi e Donnarumma, o time francês busca seu primeiro título na competição. Na temporada atual, o time tem 5 jogos, sendo 4 vitórias e 1 derrota, para o Lille na Supercopa da França.

Após 2 anos com Julian Naggelsman no comando, o time do RB Leipzig tem um novo treinador para a disputa da Liga dos Campeões, o americano Jesse Marsch assumiu o time e tenta buscar o grande feito de se classificar nesse grupo tão cascudo, agora sem Sabitzer, o time perdeu uma de suas principais peças. Na atual temporada, o time tem 5 jogos, com apenas 2 vitórias e 3 derrotas.

O último time do Grupo A é o Club Brugge, comandado por Philippe Clement, o time belga é o azarão do grupo e vai enfrentar três bons times. Uma classificação para a Euro League já estaria de bom tamanho para o clube, com reforços como José Izquierdo e Jack Hendry, o time busca a tão improvável classificação. Na atual temporada, o Brugge tem 8 jogos, sendo 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Grupo B – Atlético de Madrid, Liverpool, Porto e Milan

Atlético e Liverpool se enfrentaram na semifinal da Champions League há dois anos.
Atlético e Liverpool se enfrentaram na semifinal da Champions League há dois anos. | Foto: Reprodução.

O Grupo B começa com o Atlético de Madrid, atual campeão espanhol, comandado por Diego Simeone há quase 10 anos. Com a volta de Antoine Griezmann, o time colchonero tem um dos melhores ataques de futebol europeu, com o francês e Luís Suárez, um dos melhores centroavantes da história. Na atual temporada, o time tem 4 jogos, com 3 vitórias e 1 empate, e está em terceiro lugar no campeonato espanhol.

O segundo time do Grupo B é o Liverpool, hexacampeão da Champions League, comandado por Jurgen Klopp desde a temporada 15/16. Os principais reforços dos Reds são as recuperações de jogadores lesionados, como por exemplo Van Dijk, Fabinho e também a contratação de Konaté, zagueiro francês de 22 anos. Na atual temporada, o time tem 4 jogos, com 3 vitórias e 1 empate.

O terceiro time do grupo B é o Porto, comandado por Sérgio Conceição desde 2017, os Dragões portugueses conquistaram o último campeonato nacional na vice-colocação, com 80 pontos. Com alguns reforços para a atual temporada, o time busca ser a surpresa do grupo e se classificar em uma chave bem difícil, que soma 14 títulos europeus.

O último time desse “Grupo da Morte” é o Milan, segundo maior campeão continental com 7 títulos, apenas atrás do Real Madrid, que tem 13. Voltando à Champions após 7 anos, o time briga por uma vaga na fase eliminatória, com Ibrahimovic como principal jogador, o time tem 3 vitórias em 3 jogos na atual temporada.

Grupo C - Sporting, Borussia Dortmund, Ajax e Besiktas

Haaland foi o artilheiro da última Champions.
Haaland foi o artilheiro da última Champions. | Foto: Reprodução.

O cabeça de chave desse Grupo C é o Sporting, time português comandado pelo jovem treinador Ruben Amorim, de 36 anos. Com uma campanha quase perfeita com apenas 1 derrota, os Leões garantiram o primeiro pote no sorteio. Com Pedro Gonçalves como principal destaque, o time tem 3 vitórias e 2 empates em 5 jogos na atual temporada.

O segundo time do Grupo C é o Borussia Dortmund, comandado por Marco Rose, o time aurinegro tem Erling Haaland, artilheiro da última Champions League com 10 gols, como seu principal jogador. Na atual temporada, o time do Vale do Ruhr tem 4 vitórias e 2 derrotas, sendo uma delas para o Bayern na Supercopa da Alemanha.

O terceiro time do Grupo C é o Ajax, que coleciona 4 títulos de UEFA Champions League, sendo o último na temporada 1994–95. Com o comando de Erik Ten Hag desde 2017, o time voltou a encantar o mundo na temporada 2018–19, quando chegou na semifinal da competição europeia. Na atual temporada, o time tem 5 jogos, sendo 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, na Supercopa da Holanda contra o PSV.

O último time do Grupo C é o Besiktas, que está de volta à Champions após 3 anos. Comandado pelo turco Sergen Yalcin, de 48 anos, desde o ano passado, o time tenta surpreender seus rivais e conseguir uma vaga nas oitavas de final. O bósnio Miralem Pjanic foi anunciado como reforço após deixar o Barcelona, na atual temporada, o time turco tem 5 jogos, com 4 vitórias e 1 empate.

Grupo D - Internazionale, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Sheriff Tiraspol

Inter e Real estavam no mesmo grupo na última temporada da Champions League.
Inter e Real estavam no mesmo grupo na última temporada da Champions League. | Foto: Reprodução.

Atual campeã italiana, a Inter de Milão é a cabeça de chave do Grupo D, mas com muitas perdas para a atual temporada, como as saídas de Lukaku, Hakimi e seu ex-treinador Antonio Conte, o time nerazzurri não é favorito ao título da Liga dos Campeões, mas deve passar de fase com “tranquilidade”. Na atual temporada, o time agora comandado por Simone Inzaghi tem 2 vitórias e 1 empate em 3 jogos.

O segundo time do Grupo D é o Real Madrid, maior campeão do torneio com 13 títulos, o último na temporada 2017/18. O time agora comandado por Carlo Ancelotti, que voltou aos merengues após 6 anos, terminou o último campeonato espanhol em segundo lugar. Na atual temporada, o time coleciona 3 vitórias e 1 empate em 4 jogos, com atuações de gala da dupla Karim Benzema e Vinícius Júnior.

Repetindo o grupo do ano passado, o Shakhtar Donetsk é o terceiro time do Grupo D, o time mais brasileiro da Europa é comandado pelo italiano Roberto De Zerbi. No último campeonato ucraniano, o time ficou na segunda colocação, com 54 pontos. Na atual temporada, o Shakhtar já tem 11 jogos, com 8 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

O último time do Grupo D é o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, comandado pelo treinador Yuri Vernydub, o time voltou à Champions League após 6 anos de espera. Na atual temporada, o time tem 12 jogos, com 10 vitórias e 2 empates.

Grupo E - Bayern de Munique, Barcelona, Benfica e Dynamo Kiev

No último encontro entre Bayern e Barcelona tivemos aquele sonoro 8x2.
No último encontro entre Bayern e Barcelona tivemos aquele sonoro 8×2. | Foto: Reprodução.

O cabeça de chave do Grupo E é o Bayern de Munique, último campeão antes do Chelsea. Agora comandado por Julian Naggelsman, o time bávaro já coleciona 6 títulos da competição. Seu principal destaque é Lewandowski, atual bola de ouro da FIFA. Na atual temporada, o time tem 6 jogos, com 5 vitórias e 1 empate, na estreia da Bundesliga contra o Borussia Monchengladbach.

O segundo time do Grupo E é o Barcelona, pentacampeão da maior competição de clubes do mundo, que agora não tem mais Lionel Messi. Comandado pelo holandês Ronald Koeman, o time azul-grená busca seu primeiro título continental desde 2015, com Depay como principal reforço, o time tem 3 partidas na atual temporada, com 2 vitórias e 1 empate.

O terceiro time do Grupo E é o Benfica de Jorge Jesus, que está de volta à Liga dos Campeões após a queda na primeira fase ano passado, contra o PAOK de Abel Ferreira. Os Encarnados buscam uma difícil classificação em um dos grupos mais complicados possíveis. Na atual temporada, o Benfica tem 9 jogos, com 8 vitórias e 1 empate.

O último time do grupo é o Dynamo Kiev, que tem o romeno Mircea Lucescu como seu treinador. Na última temporada, o time foi campeão ucraniano, com 11 pontos de vantagem sobre o Shakhtar, com Viktor Tsygankov, de apenas 23 anos, como seu principal jogador. Na atual temporada, o time já disputou 7 jogos, com 6 vitórias e 1 empate.

Grupo F - Villarreal, Manchester United, Atalanta e Young Boys

Villarreal e Manchester United disputaram a última final da Liga Europa.
Villarreal e Manchester United disputaram a última final da Liga Europa. | Foto: Reprodução.

O cabeça de chave do Grupo F é o Villarreal, atual campeão da UEFA Europa League e comandado por Unai Emery, técnico de prestígio europeu. Com um começo de temporada bem conturbado, o time ainda não venceu, com 4 empates em 4 jogos, contando com uma derrota nos pênaltis para o Chelsea, na UEFA Super Cup.

O segundo time do Grupo F é o Manchester United, novo time de Cristiano Ronaldo, um dos principais candidatos ao título europeu, apesar do trabalho conturbado de Solskjaer. O português já conquistou uma Champions League pelo United, na temporada 2007/08, quando ganhou sua primeira bola de ouro. Na atual temporada, o time tem 3 vitórias e 1 empate em 4 jogos, e lidera o campeonato inglês.

Pelo terceiro ano consecutivo, o time comandado por Gian Piero Gasperini garantiu uma vaga na fase de grupos da Champions League. Perdendo alguns jogadores para os mais ricos da Europa, a Atalanta briga por uma vaga nas oitavas de final. Na atual temporada, o time italiano tem 1 vitória, 1 empate e 1 derrota em 3 jogos.

O último time do Grupo F é o tradicional Young Boys, comandado pelo americano David Wagner, de 49 anos. O time belga está de volta à Champions League após 2 temporadas fora. Na atual temporada, o Young Boys tem 12 partidas, com 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

Grupo G - Lille, Sevilla, Red Bull Salzburg e Wolfsburg

O atual campeão francês está de volta a Champions League.
O atual campeão francês está de volta a Champions League. | Foto: Reprodução.

O cabeça de chave do Grupo G é o Lille, atual campeão francês que perdeu sua principal arma para a atual temporada, o técnico francês Christophe Galtier deixou a equipe rumo ao Nice. Agora comandado por Jocelyn Gourvennec, o time tem uma campanha de 2 empates, 2 derrotas e apenas 1 vitória na Ligue 1.

O segundo time do Grupo G é o Sevilla, comandado pelo ex-treinador da seleção espanhola Julen Lopetegui. No último campeonato espanhol, o time da Andaluzia terminou na 4ª colocação, apenas atrás das três potências, Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. Na atual temporada, o time do Sevilla tem 2 vitórias e 1 empate em 3 jogos.

Outro time do grupo Red Bull nessa Liga dos Campeões, o atual octa campeão austríaco, RB Salzburg está mais uma vez na fase de grupos da Liga dos Campeões. Agora com o comando de Matthias Jaissle, de apenas 33 anos, o time tem 10 vitórias em 10 jogos na atual temporada, mostrando um excelente desempenho.

O último time do Grupo G é o Wolfsburg, um dos candidatos à classificação neste grupo. Comandado pela lenda holandesa Mark van Bommel, o time alemão tem 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos na atual temporada, e é um dos favoritos ao primeiro lugar do grupo.

Grupo F - Chelsea, Juventus, Zenit e Malmo

O Chelsea é o atual campeão da Europa.
O Chelsea é o atual campeão da Europa. | Foto: Reprodução.

O atual campeão europeu, Chelsea, é o cabeça de chave desse Grupo H, comandado ainda por Thomas Tuchel, o time inglês conta com o reforço de Romelu Lukaku como seu novo camisa 9. Na atual temporada, os Blues têm 3 vitórias e 2 empates, mas um desses empates valeu título, contra o Villarreal na UEFA Super Cup.

O segundo representante desse Grupo H é a Juventus, que acabou de perder Cristiano Ronaldo para o Manchester United e após 9 anos consecutivos, viu a Inter sendo campeã italiana. Agora com o comando de Massimiliano Allegri, a Velha Senhora tem um início de temporada muito conturbado, com duas derrotas e 1 empate em 3 jogos.

O terceiro time do Grupo H é o Zenit, comandado pelo por Sergej Semak desde 2018. O time russo conta com alguns jogadores brasileiros no seu elenco e quer surpreender a Juventus, conseguindo a improvável classificação. Na atual temporada, o time de São Petersburgo tem 6 vitórias e 2 empates em 8 jogos.

E por fim, a última equipe dessa UEFA Champions League é o Malmo, time sueco que revelou Ibrahimovic para o mundo, que atualmente é comandado pelo dinamarquês Jon Dahl Tomasson, de 45 anos. O time está na quarta posição no campeonato nacional, com 10 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em 18 jogos.

_________________________________________________________

Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS