Por mais que 365 Dni seja um sucesso internacional, o erótico polonês também acumula críticas e polêmicas. Segundo especialistas de cinema e espectadores, o filme romantiza o abuso sexual e o sequestro. Em sua história, Laura Biel (Anna-Maria Sieklucka) é vítima de um mafioso obsessivo, Massimo Torricelli (Michele Morrone), que a sequestra. Com isso, a jovem executiva tem um ano para se apaixonar por ele.
Mas engana-se quem pensa que somente o filme é alvo de polêmicas. Blanka Lipińska, a escritora dos livros que deram origem ao longa, também chama a atenção dos holofotes com suas opiniões e atitudes. Agora, a autora de 365 Dni teceu comentários negativos sobre a Itália e sua população. Dessa forma, muitos internautas a acusaram de xenofobia. Então, a seguir, entenda o que aconteceu e saiba se a famosa pode receber um processo por isso.
Autora de 365 Dni faz comentário ofensivo a italianos e internautas alegam xenofobia
No fim de semana passado, Blanka Lipińska deu o que falar na internet. Conforme a escritora, a Itália não oferece o que deveria oferecer, e sua população também não coopera em muitas ocasiões. Mais do que isso, comemorou seu retorno à Polônia, após passar mais de mês na região italiana para gravar as sequências de 365 Dni.
Bom dia, meu amor, será um belo dia. Nós estamos nos aproximando de retornar para o país [Polônia] e eu estou muito grata por isso, porque eu odeio a Itália. Infelizmente, eu odeio a Itália por tudo. A espera é quatro vezes mais demorada do que deveria ser, os hotéis têm um padrão abaixo do que deveriam ter.
Lamentou.
Com isso, internautas criticaram a postura da famosa e a acusaram de xenofobia. O conceito de xenofobia, por sua vez, refere-se à aversão, práticas hostis ou ódio destinados a pessoas estrangeiras ou que são vistas de uma forma pejorativa e de não pertencimento a um local.
Por mais que Lipińska tenha sido ofensiva à Itália e aos italianos, provavelmente a escritora não receberá um processo por xenofobia. No entanto, a atitude da escritora foi motivo para repúdio, inclusive por parte de pessoas famosas e que têm grande convívio com ela.
Sendo assim, Michele Morrone foi um dos artistas que se pronunciou contra a declaração da autora de 365 Dni. De acordo com ele, em seu Instagram, “Eu não represento o que Blanka Lipińska disse sobre a Itália. Eu amo o meu país e a minha população, assim como eu amo o resto do mundo. Não quero ser associado à porcaria que Blanka Lipińska falou sobre o meu país”.
________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!