A América Central não é tão procurada por turistas quanto outros lugares do continente americano, ainda assim, ela possui interessantes destinos, com belas paisagens e cultura a serem exploradas.
Países para visitar na América Central
1. Guatemala
Guatemala é o país mais populoso da América Central, tem população estimada em 17,2 milhões de acordo com dados divulgados pelas Nações Unidas em 2019. Sua história é marcada pela civilização maia, que dominou a região até os espanhóis dominarem Iucatã. A herança dos maias se faz presente em um dos mais famosos pontos turísticos do país, Tikal é um dos principais sítios arqueológicos da civilização, destino ideal para amantes de arquitetura e história.
Outro ponto turístico com valor histórico da Guatemala é a cidade colonial Antigua, já foi a capital do país e hoje representa sua vasta e rica cultura. A arquitetura barroca, somada às casas coloridas rodeadas por vulcões, garante uma paisagem singular.
2. Honduras
Cristóvão Colombo foi o primeiro turista a visitar Honduras, ainda em 1500. Encontrou a avançada civilização maia, que resistiu em uma guerra contra os espanhóis durante 16 anos. Copán foi um dos principais centros urbanos dos maias, e hoje é Patrimônio Mundial da Unesco. As ruínas são repletas de torres e estátuas, que compõem um passeio atrativo para quem gosta de história e arquitetura maia.
Roatán também é um destino que atrai muitos turistas para Honduras. É a maior ilha de seu arquipélago e está localizada à oeste do Caribe. Possui clima tropical durante maior parte do ano e conta com diversas atrações e passeios turísticos, como tirolesa e mergulhos. Além disso, a região faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo.
3. Panamá – um dos destaques da América Central
Panamá é o país mais ao sul da América Central. Foi no Panamá que Cristóvão Colombo fundou Santa María de Belén, primeiro assentamento europeu em terras continentais americanas. A Cidade do Panamá é a capital do país, mescla opções turísticas antigas, como o centro histórico Casco Viejo, e modernas, com seus arranha-céus que rendem o apelido de “Dubai das Américas” para a cidade.
A cidade ainda oferece muitas atrações, principalmente durante a noite. Também é possível fazer um tour pela cidade, onde pode-se conhecer o Palácio de las Garzas, a Capela São José, Plaza de Franzia, Parque Nacional Metropolitano e o Biomuseo. Todas são atrações que permitem ao visitante conhecer mais da dinâmica e cultura do Panamá.
4. Costa Rica
O país possui história mais recente que os vizinhos, porém têm um presente positivo e um futuro promissor. Em 1847, declarou-se independente e, desde então, permanece entre as nações mais estáveis, prósperas e progressistas da América Latina. Em 1949, o país aboliu seu exército, tornando-se um dos poucos países soberanos sem forças armadas permanentes. A Costa Rica ainda apresenta bom desempenho no IDH e gasta cerca de 6,9% de seu orçamento com educação, 2,5% acima da média mundial.
Os destaques turísticos são suas paisagens naturais, o país abriga 5% de toda biodiversidade mundial e 26% do território é protegido ambientalmente. São 35 Parques Nacionais, o Parque Nacional Manuel Antonio merece destaque pois é um dos mais conhecidos por sua diversidade de fauna e flora. Turistas mais radicais podem aproveitar trilhas, visitar vulcões e praticar surfe.
5. Belize
Belize não é um dos países mais famosos da América Central, porém é um interessante destino para viajantes. A diversidade na fauna e flora torna o território importante para o Corredor Biológico Mesoamericano. O turismo do país fica por conta de suas praias de água quente e coloração azul turquesa. As principais praias são Caye Caulker e San Pedro, que além do visual já citado, são o ponto de partida para mergulhar na famosa Blue Hole, uma caverna que se formou há dezenas de milhares de anos, quando o nível do mar era muito mais baixo do que atualmente.
Placencia e Hopkins são outras praias de Belize que atraem os turistas. Além disso, sítios arqueológicos maias e florestas preservadas atrações que despertam bastante interesse. Nestas categorias, alguns lugares onde se pode encontrar esse tipo de turismo são San Ignacio, Xunantunic, Caracol e Corozal.
___________________________
Por Eduardo Fabrício Ferreira – Fala! ESPM-SP