7 motivos para incluir a farinha integral na sua alimentação
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7 motivos para incluir a farinha integral na sua alimentação

7 motivos para incluir a farinha integral na sua alimentação

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Conheça os benefícios de incluir a farinha integral na alimentação

Presente em bolos, pizzas, tortas, biscoitos, massas, pães e muitos outros pratos, a farinha de trigo branca é responsável por boa parte da alimentação brasileira, mas ela pode ser uma vilã para a nossa saúde, principalmente para as pessoas que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular.

A farinha refinada, no nosso corpo, faz com que os níveis de açúcar aumentem rapidamente e logo diminuam novamente, trazendo uma sensação de saciedade muito breve, o que faz com que você sinta fome mais rápido e coma mais do que o normal.

Ao contrário da farinha integral, que é mais saudável, visto que é mais nutritiva, possui mais fibras trazendo mais saciedade e possui mais vitaminas e minerais. Existem diversos tipos de farinha integral, até mesmo sem glúten, que podem facilmente substituir a farinha branca na preparação dessas e outras receitas. As farinhas integrais são ideais para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, segue uma dieta restritiva, precisa controlar o colesterol ou, até mesmo, deseja perder peso.

farinha refinada
Entenda a diferença entre as farinhas refinada e integral. | Foto: Reprodução.

Qual a diferença entre as farinhas refinada e integral?

A diferença entre os dois tipos de farinha é que a farinha de trigo branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte dos nutrientes dos grãos. Por outro lado, a farinha integral, não passa por esse processo de refinamento, o que a torna uma opção mais nutritiva, já que preserva muito mais os nutrientes do trigo, como as fibras, as vitaminas, as proteínas e os minerais.

A farinha  integral é composta por três partes do cereal: endosperma, farelo e gérmen. A endosperma, corresponde a aproximadamente 83% do grão, o farelo, 14% do grão e o gérmen, cerca de 3% do grão. Mas a farinha refinada não tem todos esses componentes, tendo, em grande parte das vezes, apenas endosperma, o tecido que nutre o embrião da planta.

As farinhas integrais são de diversos tipos e cada uma possui benefícios diferentes. Assim, os principais tipos são: farinha de trigo integral,  farinha de banana-verde, farinha de coco, farinha de arroz, farinha de aveia, farinha de amêndoa, farinha berinjela, farinha de maracujá, farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de quinoa e farinha de soja integral.

Em razão da preservação de nutrientes na farinha integral, ela possui diversos benefícios para a saúde. Confira!

farinha integral benefícios
A farinha integral oferece vários benefícios à saúde. | Foto: Reprodução.

Conheça 7 benefícios da farinha integral para a sua dieta   

1. Auxilia o ganho de massa muscular

A farinha de trigo integral contém aminoácidos em sua composição, principalmente uma boa concentração de betaína, aminoácido que auxilia o ganho de massa muscular, também reduz as inflamações crônicas. Outros nutrientes presentes nela também aceleram a regeneração muscular.

2. Farinha integral auxilia o emagrecimento 

As fibras presentes proporcionam uma prolongamento da sensação de saciedade, pois possuem a digestão mais lenta, ocorrendo uma liberação gradual de açúcar no sangue, impedindo um aumento do apetite, garantindo que não sinta fome pouco tempo depois de se alimentar, o que auxilia a perda de peso.

3. Possibilita o consumo de pães e doces sem quebrar a dieta

As farinhas integrais são mais saudáveis, mais nutritivas e um pouco menos calóricas do que a farinha refinada. Assim, mesmo em dietas restritivas, é possível incluir pães, doces e massas, principalmente se acompanhar pães e massas com uma boa fonte de proteína.

4. Regulariza o intestino 

Por ser rica em fibras, a farinha integral facilita uma maior absorção de água pelo nosso organismo, facilitando a passagem de alimentos e acelerando a eliminação dos resíduos alimentares. Combinada com uma boa ingestão de água, ela previne a constipação, além de reduzir a formação de inflamações.

5. Auxilia no controle do colesterol 

De acordo com um estudo realizado por nutricionistas, que foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, uma dieta rica em cereais integrais pode ajudar a combater os níveis de colesterol ruim no sangue, a gordura abdominal e diminuir os riscos de doenças cardíacas.  

6. É fonte de muitos nutrientes

Não somente rica em fibras, como também em boas quantidades de cálcio, ferro, vitaminas do cComplexo B e as vitaminas K e E. A farinha de trigo integral atua diretamente no metabolismo, em virtude desses nutrientes serem essenciais para a saúde do nosso organismo. 

7. Farinha integral pode auxiliar na melhora do humor  

A farinha integral é uma boa fonte de triptofano e vitamina B6, dois precursores da serotonina, um neurotransmissor, conhecido com um dos “hormônios da felicidade”, que atua no controle do apetite e melhora o humor, causando uma sensação de bem-estar.

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha integral? Ficou com vontade de comer um pãozinho integral?

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Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso

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