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6 passos para um plano eficiente de marketing digital

Um dos principais passos para começar uma ação on-line é montar um plano de marketing digital. Entrar com um planejamento já estruturado facilita o empreendedorismo virtual em muitos aspectos. No marketing digital, você precisa pensar bastante sobre cada movimento que for fazer para gerar retorno e lucros para o seu negócio. Apesar de ser visto como uma etapa muito teórica e, por vezes, tediosa, o plano de marketing digital é a primeira tarefa a ser levada em conta para uma empresa.

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Veja seis passos para um plano de marketing digital | Foto: unsplash.com

Pensando nisso, nós separamos seis passos para você definir esse plano e gerar engajamento para a sua marca. Confira!

1 – Defina seus objetivos

O primeiro passo para estabelecer o seu plano de marketing digital é definir os objetivos que sua marca quer atingir. Ao fazer isso, você deve especificar a principal meta do marketing nos meios digitais e, assim, estruturar suas ideias de engajamento e divulgação.

Entre os objetivos, podem ser citados: reconhecimento da marca; geração de leads; aumento direto das vendas; divulgação em massa da empresa ou constituição de um relacionamento mais aberto com seu público. Outro método interessante para este passo é definir prazos para alcançar um objetivo, isso ajuda no controle das atividades.

2 – Estabeleça um público-alvo

Saber quais são as pessoas que te acompanham e conhecer melhor as suas motivações é essencial para criar uma base do conteúdo que será postado. Por isso, estabeleça o seu nicho e escolha seu público-alvo. Além de encontrar qual plataforma será a melhor para suas postagens, você pode manter um contato com o público para saber quais são seus principais interesses e combinar isso com seus conteúdos.

3 – Defina sua linguagem

A linguagem que será usada no seu material digital só é definida depois de estabelecer o público-alvo e as plataformas utilizadas. Isso pois, sabendo quem é o seu público e onde ele está, você consegue determinar qual será a abordagem mais apropriada de marketing digital. Por exemplo, no caso de vídeos para o YouTube, você precisará prender o telespectador para assistir todo o conteúdo até o final. Já no Instagram, o apelo visual gera mais engajamento.

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Defina seu público-alvo e a linguagem que será utilizada | Foto: unsplash.com

4 – Defina um cronograma

Definir um cronograma para as postagens dos conteúdos e quando cada ação será realizada é significante para potencializar suas atividades de marketing digital e organizar todo o seu modelo estratégico. Aliás, no meio virtual, muitos canais estão relacionados e é importante explorar essas possibilidade para alavancar seus resultados.

5 – Monte sua estratégia

Agora, o momento de montar sua estratégia de marketing digital chegou. Ou seja, determine quais serão as formas de abordagem dentro do meio virtual e monte um roteiro para fazê-lo. Você pode optar por criar marketing de conteúdo, investir em tráfego pago para a divulgação de anúncios ou fazer parcerias e promoções dos seus produtos ou serviços on-line.

Com a quantidade de informações que encontramos na Internet, em sua maioria muito rasas, o consumidor está cada vez mais seletivo sobre o que consome. Por isso, nesse momento você deve pensar bem sobre o que o seu público-alvo gostaria de absorver.

6 – Mensure resultados

Por fim, para determinar o seu plano de marketing digital, mensure os resultados de sua estratégia e avalie, bem de perto, tudo aquilo que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Para isso, também é preciso definir qual será a ferramenta de monitoramento. Um exemplo é o Google Analytics. Por mais trabalhoso que seja realizar todas essas etapas, é necessário ter um planejamento para que seu empreendedorismo continue gerando resultados e engajamento para a empresa.

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Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC

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