quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCulturaRelembre cinco rainhas que foram notáveis para a história

Relembre cinco rainhas que foram notáveis para a história

Na antiguidade, era muito comum os países adotarem o sistema monárquico, os quais são comandados por reis e rainhas. O texto, a seguir, contará feitos das mulheres que já foram soberanas de suas nações, seus principais feitos e o motivo da notoriedade conquistada por elas.

Rainhas notáveis

1. Cleópatra VII Filópator

Cleópatra foi a última Faraó (Rainha) do Reino Ptolemaico (323 a.C.). A quase mitológica governante do Egito fez com que dois generais romanos (Júlio César e Marco Antônio) se juntassem politicamente ao Egito, utilizando sua beleza persuasiva para tal feito, após sua morte, o Egito virou província do Império Romano.

Os legados da Rainha Cleópatra podem ser vistos em diversos filmes, tornando-a quase uma entidade mitológica e sempre reforçando sua importância na história do mundo.

Cleópatra
Cleópatra. | Foto: Disparada.

2. Isabel de Castela

Isabel de Castela e Fernando de Aragão foram os responsáveis pela Unificação da Espanha no final do século XV, ao expulsar os mouros (muçulmanos) que tinham dominado a Península Ibérica.

Antes da unificação, o Reino de Castela era o mais poderoso, tanto que os países da América do Sul falam Castellano. Fato que só ocorreu pois foi Isabel que apoiou a expedição de Cristóvão Colombo, o descobridor da América. Para finalizar, a rainha era conhecida como Isabel, a Católica, devido a sua devoção à religião.

rainhas
Isabel de Castela. | Foto: Brasil Escola.

3. Hatshepsut

A primeira Faraó mulher da história (século XV a.C), herdou de seu pai o título de Faraó com apenas 17 anos. Seu reinado ficou marcado pela paz e por uma boa estabilidade econômica, fatos que eram raros na época.

maiores rainhas
Hatshepsut. | Foto: Metropolitan Museu of Art.

4. Catarina II

Popularmente conhecida como Catarina, a Grande, foi Czar da Rússia de 1762 até 1796. Durante seu reinado, Catarina modernizou e melhorou a Rússia, tornando o país uma das potências europeias.

maiores rainhas de todos os tempos
Retrato de Catarina, a Grande. | Foto: Wikimedia Commons.

5. Rainha Elizabeth II

Para finalizar, a maior representante da Monarquia nos dias atuais. Isabel Alexandra Maria Windsor, de 94 anos, a famosa Rainha da Inglaterra. A saber,  Elizabeth é  a rainha soberana reinante mais idosa do mundo em todos os tempos, e a monarca mais idosa do continente europeu de todos os tempos.

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II. | Foto: Reprodução.

Por Leonardo Raiol Faria – Fala! Universidade Estácio Sá – RJ