Gal Gadot e o caso de "whitewashing" com o novo filme da Cleópatra
Menu & Busca
Gal Gadot e o caso de “whitewashing” com o novo filme da Cleópatra

Gal Gadot e o caso de “whitewashing” com o novo filme da Cleópatra

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Gal Gadot e o caso de “whitewashing” com o novo filme da Cleópatra

A produção da Paramount trará oficialmente Gal Gadot para as  telonas como a rainha do Egito, a grande Cleópatra, mas também traz discussões que dividem o público antes mesmo de mais informações serem reveladas.

As polêmicas envolvendo a nova rainha do Egito se deve ao “whitewashing”, o qual no cinema acontece quando o ator traz um embranquecimento da personagem. Alguns usuários questionaram a atriz de estar se apropriando de uma figura histórica que não diz a respeito a Gal Gadot, e sim a toda uma complexa história da cultura egípcia.

Mas essa não seria a primeira vez em que Cleópatra seria embranquecida pelos cinemas, pois a obra dirigida por Joseph L. Mankiewicz traz no filme de 1963 a ideia de uma rainha forte, mas na pele branca da atriz Elizabeth Taylor.

Cleópatra Gal Gadot
Filme Cleópatra, o qual traz a atriz anglo-americana para as telas de 1963. / Foto: Reprodução.

Em postagem no Twitter, a atriz revelou que a obra explorará a visão das mulheres, não se contendo apenas no enredo, mas também na frente e atrás das câmeras. Dessa forma, o filme que apresentará Gal Gadot como Cleópatra é também uma produção da mesma, confira o post da atriz:

Gadot confirma sua produção e atuação em novo filme de Cleópatra e é acusada de “whitewashing”. / Fonte: Twitter.

A atriz, com 35 anos, já interpretou a personagem Gisele na saga dos filmes de Velozes e Furiosos, além de se destacar ao encenar uma das personagens mais ilustres do cinema, a Mulher-Maravilha, do universo DC, que foi um sucesso de bilheteria.

Confira os filmes mais famosos que foram acusados de “whitewashing”:

  • Doutor Estranho
Doutor Estranho
Atriz Tilda Swinton é acusada de “whitewashing” em sua interpretação em Doutor Estranho. / Foto: Reprodução.

A atriz inglesa, a Tilda Swinton, interpretou uma anciã em filmes do universo Marvel, o Doutor Estranho foi a obra em que se destacou por encenar um personagem que é originalmente masculina e asiática, fato destacado pelos fãs e que se encaixa no “whitewashing”.

  • A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell
Scarlett Johansson
Scarlett Johansson, a reconhecida viúva-negra, faz o papel de um personagem asiático e é acusada de “whitewashing”. / Foto: Reprodução.

No filme A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell, a atriz norte-americana, Scarlett Johansson, interpreta uma personagem asiática, a Motoko Kusanagi, e é fortemente criticada pelo papel por não ter nenhum traço da etnia.

  •  Deuses do Egito
gal gadot
O filme Deus do Egito é criticado duramente pelo embranquecimento dos personagens. / Foto: Reprodução.

Na grande produção do filme Deuses do Egito, dirigido por Alex Proyas, a polêmica está na grande parte do elenco de deuses e cidadãos serem brancos, o que distorce a cor real da etnia egípcia.  

__________________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!

Tags mais acessadas