Como ganhar mais seguidores no Instagram? Como ganhar mais seguidores no Instagram?
Como ganhar mais seguidores no Instagram?

Home > Notícias > Mercado > Como ganhar mais seguidores no Instagram?

Devido à alta demanda das redes sociais e à influência que elas exercem na sociedade, preocupar-se com a quantidade de seguidores on-line tornou-se algo comum. Principalmente quando o número de internautas que utilizam aquela mídia social é maior. Em 2020, por exemplo, o Instagram acumulou mais de 1 bilhão e meio de usuários conectados e, dentre as mídias sociais mais utilizadas, ocupou o terceiro lugar no ranking mundial.

ganhar seguidores no instagram
Saiba como ganhar mais seguidores no Instagram. | Foto: unsplash.com

Com isso, utilizar seu perfil nas redes sociais como forma de marketing digital pode ser muito vantajoso. Essa nova forma de divulgação traz engajamento para produtos e serviços disponíveis. Mas, para isso, é necessário estabelecer um círculo de seguidores que aprecie o conteúdo exposto por lá.

Saiba como ganhar seguidores no Instagram com algumas dicas simples!

Defina o público-alvo

Conhecer as pessoas que te acompanham e saber mais sobre os seus interesses é essencial, pois cria uma base para o tipo de conteúdo que será postado e controla o público-alvo a ser alcançado em determinada plataforma.

Assim, é importante a marca manter-se ativa nas redes sociais; elaborar publicações diárias de assuntos que estão em alta na Internet; integrar parte dos tópicos relevantes nas plataformas e, dessa forma, alavancar o marketing digital no Instagram.

Outras ferramentas

As várias ferramentas do Instagram não estão lá à toa e sempre oferecem mais engajamento para o perfil. Explore as funcionalidades: o IGTV é um vídeo completo, de um minuto até uma hora de duração, que pode ser editado antes da publicação e leva informações relevantes para sua audiência; as lives, ou seja, transmissões ao vivo, ajudam a manter uma relação mais profunda com os seguidores, podem contar com entrevistados e trazem pessoas novas para explorar seu perfil; o reels (ou “cenas”, em português), é parecido com o aplicativo TikTok pois permite vídeos curtos de 15 a 30 segundos, inclui músicas ou narrações já prontas e edição rápida para a publicação.

ferramentas do Instagram
Faça bom proveito das ferramentas do Instagram. | Foto: unsplash.com

Storytelling

O storytelling no Instagram, técnica de contação de histórias, é uma nova aposta do marketing para compartilhar a jornada de um perfil empresarial ou pessoal. Isso proporciona um destaque maior aos seguidores e pontua os diferenciais da marca, além de destacar trajetórias de vida que incentivem a empatia e a identificação.

Use e abuse tanto do feed de postagens quanto dos stories de 24h e suas ferramentas interativas, como a caixinha de perguntas. Esses tipos de recursos ajudam a promover a identidade da marca e evidenciar o perfil. Além disso, utilize hashtags e torne a conta mais acessível com a opção de legenda alternativa para foto.

Por que não comprar seguidores?

Apesar de tentador, comprar seguidores no Instagram não é a melhor maneira para promover seu marketing digital. Esse tipo de serviço não proporciona engajamento e relevância para a conta. No geral, acontece o oposto: a conta ganha seguidores falsos ou perfis robotizados.

Além disso, a média de interação fica baixa, já que não se trata de clientes reais. Ainda, utilizar robôs para comprar seguidores não é permitido. O usuário que faz isso infringe uma condição dos termos de uso das redes sociais e pode ser penalizado pelo algoritmo do Instagram, chegando até a perder sua conta.

Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC