5 produtos veganos que vão revolucionar o seu dia a dia
Menu & Busca
5 produtos veganos que vão revolucionar o seu dia a dia

5 produtos veganos que vão revolucionar o seu dia a dia

Home > Lifestyle > 5 produtos veganos que vão revolucionar o seu dia a dia

Com a conscientização sobre o impacto ambiental causado pela produção e consumo de cosméticos, muitas pessoas mudaram completamente os produtos do armário, e optaram por produtos veganos. São muitos os debates em torno do assunto e é comum a confusão da denominação “vegano” com outros termos.

O que é um produto vegano? Por que usar? Quais são os ingredientes que não podem ser usados? Quais as diferenças de um produto vegano, cruelty free e liberado? Fique por dentro de tudo do mundo da cosmetologia sustentável e conheça 5 produtos veganos para começar a mudar os cosméticos da sua prateleira.

produtos veganos

Um cosmético vegano não faz teste e não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. | Foto: Reprodução

O que são produtos veganos?

Um cosmético vegano é aquele que não possui nenhum ingrediente de origem animal em sua composição e também não pode ser testado em animais. É importante falar que produtos veganos representam um pequeno recorte de um movimento muito maior: o veganismo.

O veganismo é um movimento adotado por pessoas que buscam defender a vida animal e diminuir os impactos que eles sofrem. Diferente do vegetarianismo, que apenas exclui carnes do cardápio, o veganismo é um movimento muito mais amplo, em que a ideia é excluir tudo de origem animal das mais diversas formas de consumo. Por exemplo, deixa-se de consumir qualquer alimento de origem animal, não se utiliza roupas que venham de peles animais, como a lã, não se consome produtos que sejam feitos com ingredientes de origem animal e testados em animais, entre outras coisas.

Assim, os cosméticos veganos são uma ótima alternativa para quem deseja diminuir os impactos ambientais através de seu consumo.

Saiba 5 ingredientes de origem animal utilizados nos cosméticos convencionais

Mel

Produzido pelas abelhas a partir do processo de polinização das flores, o mel é um alimento rico em vitaminas A, D, E e C. Devido aos seus diversos nutrientes, é usado em inúmeros produtos de beleza. Entre seus benefícios, podemos citar a hidratação e o auxílio na diminuição de manchas e rugas.

Dessa forma, o mel costuma ser encontrado em fórmulas de hidratantes labiais e produtos para cabelo, por exemplo. Nos produtos veganos, o mel costuma ser substituído pelo melado de cana-de-açúcar.

Queratina

É um tipo de proteína insolúvel encontrada na pele, unhas, pelo, tecidos córneos e esmalte dos dentes de animais. Assim, para potencializar a queratina em lugares que perdemos, como unhas e cabelos, em que ocorre perda de queratina ao longo do tempo e, principalmente, após processo químicos como a descoloração, é comum que a indústria retire a queratina de animais para acrescentar nos produtos humanos.

O ingrediente costuma ser obtido a partir de chifres, cascos, penas e pelos. Hoje, há alternativas para isso e já existe queratina vegetal. Alguns óleos vegetais também podem ser usados com uma função similar à queratina.

Colágeno

Que o colágeno é bom para pele, unhas e cabelos, provavelmente, você já ouviu falar, mas o que muita gente não sabe é a origem do ingrediente e a crueldade animal que está por trás de seu uso. O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada na pele, cartilagem e ossos de animais vertebrados. É muito utilizado em cremes para o rosto e géis capilares.

Ureia

É uma substância extraída de fluidos animais, especialmente a urina. A ureia é extremamente hidratante, por isso, é muito usada em cremes capilares, hidratantes para mãos e corpo e desodorantes. Apesar de seus benefícios, é possível encontrar outros ativos hidratantes no mundo vegetal, como os óleos.

Esqualeno

É um composto lipídico encontrado no fígado de tubarões. Devido à sua textura, possui propriedades nutritivas e hidratantes. Dessa forma, costuma ser muito utilizado pela indústria cosmética na formulação de produtos cosméticos.

Esses são só alguns dos ingredientes de origem animal comumente utilizados pela indústria cosmética. A lista é imensa, esses ingredientes estão muito mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos. Por isso, vamos desmistificar todo esse universo do mundo vegano, para quem quiser entrar nesse novo mundo com tudo.

Produtos veganos, cruelty free e liberados: veja as diferenças

Para quem é novo nesse mundo, é muito comum que haja confusões, já que são inúmeros os movimentos de beleza que têm surgido nos últimos anos. Certamente, você já viu um selo de pelo menos um desses termos em algum produto de beleza. Com a expansão desses movimentos, muitas marcas estão se inserindo nas tendências e utilizando selos de identificação para facilitar a vida do consumidor. Mas, para não ser enganado e nem se confundir, é importante entender a diferença entre produto vegano, cruelty free e liberado.

Como já falamos, os produtos veganos são aqueles que não fazem uso de nenhum ingrediente de origem animal e nem fazem testes em animais. Muito confundido com os veganos, os produtos cruelty free também têm relação com o movimento sustentável, mas têm como característica apenas não fazer teste em animais. Sendo assim, todo produto vegano é cruelty free, mas nem todo produto cruelty free é vegano. Por exemplo, um cosmético que não faz testes em animais pode usar ingredientes de origem animal, como o mel.

Já os produtos liberados, têm uma proposta que não necessariamente são ligados aos movimentos sustentáveis. Os cosméticos chamados de liberados surgiram nos Estados Unidos com a cabeleireira Lorraine Massey. O foco era criar produtos voltados para o tratamento de cabelos cacheados, assim, a partir de sua marca, a cabeleireira trouxe os produtos liberados para as técnicas que inventou: Low poo, que significa pouca espuma; e No poo, sem espuma.

As técnicas pregam o uso de produtos sem sulfato, sem derivados de petróleo e sem silicones. Assim, os produtos liberados são aqueles livres dessas substâncias e não possuem relação com a beleza sustentável.

5 produtos veganos de beleza para incluir na rotina

Agora que você já sabe o que é um produto vegano e que é importante adotar uma rotina com esses produtos para minimizar os impactos na vida dos animais, que tal conhecer alguns cosméticos que podem mudar o seu dia a dia e tornar seu autocuidado muito mais leve? Confira a lista de produtos veganos que você pode encontrar na loja Slow Beauty, focada na venda de produtos de marcas que se preocupam com o meio ambiente.

Creme dental

O creme dental é um dos protagonistas no banheiro de todo mundo. Como já falamos, vários produtos do nosso dia a dia são testados em animais e usam ingredientes de origem animal. Assim, trocar a pasta de dente tradicional, que usamos todos os dias, por uma vegana pode ajudar a reduzir o impacto.

O creme dental orgânico, natural e vegano, da Cativa Natureza, é o primeiro gel dental com insumos orgânicos do Brasil. Refrescante e ideal para quem tem a gengiva sensível, o produto tem em sua composição ingredientes como óleos essenciais de menta e anis estrelado e extratos de Juá e Sálvia.

Shampoo antiqueda – um dos principais produtos veganos

O shampoo é outro cosmético super presente no nosso dia a dia. A queda capilar é um problema bastante comum e muitas vezes difícil de lidar. O shampoo Fortalecedor Erva Mate, da Cativa Natureza, é uma opção para quem precisa lidar com a queda e procura um produto vegano. O produto fornece uma limpeza suave e fortalece o bulbo capilar a partir de ingredientes como a Erva Mate, Guanxuma e Gengibre.

Sabonete para pet

Você tem um bichinho em casa? Se sim, qual produto utiliza para dar banho nele? Para demonstrar cuidado e amor pelo seu pet, ficar de olho e só usar produtos que não sejam testados e nem possuam ingredientes de origem animal é uma ótima opção. O sabonete Neem Pet, da Preserva Mundi, é ideal para cuidar da pele e pelos de seu bichinho. Com óleos de alecrim, lavanda, capim limão e extrato de folha de neem, proporciona uma experiência única para o pet.

Tratamento para acne – destaque entre os produtos veganos

Quem tem problema com acne e já precisou tratar, provavelmente, sabe que os produtos que dominam o mercado de dermatologia tradicional são, em sua maioria, testados em animais e/ou possuem ingrediente de origem animal. Com o kit Anti Acne, da marca Quintal, você consegue cuidar das espinhas com produtos potentes e veganos. O kit, que ajuda no controle de oleosidade e diminuição de cravos e espinhas, conta com uma máscara de argila verde e um fluído hidratante antiacne.

Esfoliante labial

Outro produto para incluir na rotina é o esfoliante para os lábios. Apesar de não ser um item muito comum na rotina da maioria das pessoas, é um cosmético muito importante para renovação celular dos lábios, a fim de mantê-los hidratados e macios.

O Esfoliante Labial Coco e Menta, da It balm, é um esfoliante vegano para cuidar dos lábios. Sua composição leva óleos como o óleo de coco e óleo de hortelã pimenta. Além disso, as esferas esfoliantes são de açúcar orgânico, o que é essencial para a preservação dos animais marinhos, já as esferas dos esfoliantes tradicionais costumam ser feitas de microplásticos, indo parar na barriga dos animais marinhos.

Gostou dos produtos veganos? Agora que você já sabe tudo sobre esses cosméticos, que tal começar a trocar o que consome no dia a dia? Na Slow Beauty, você encontra diversas opções!

_________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas