5 lugares da França para você conhecer e se encantar pelo país
Menu & Busca
5 lugares da França para você conhecer e se encantar pelo país

5 lugares da França para você conhecer e se encantar pelo país

Home > Lifestyle > Viagens > 5 lugares da França para você conhecer e se encantar pelo país

A França é o país mais visitado no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Isso não é à toa, pois a nação é cheia de cultura, gastronomia renomada e história. Com as fronteiras abertas para os brasileiros, separamos 5 lugares imperdíveis na França para você conhecer e se apaixonar.

5 lugares para visitar na França

1. Paris

Paris é um dos destinos mais visitados no mundo.
Paris é um dos destinos mais visitados no mundo. | Foto: Reprodução.

Em primeiro lugar, a cidade luz, Paris. A capital francesa é um dos destinos mais famosos do mundo. Suas ruas com seus prédios típicos, bistrôs e pâtisseries charmosas, história por todo canto e jardins encantadores fazem da cidade um lugar esplêndido. 

Dentre seus pontos turísticos estão a Torre Eiffel, que é um símbolo para a França, na qual você pode subir até seu topo e apreciar a vista e, se você for ao final da tarde, é possível ver a torre acender suas luzes com o pôr do sol ao fundo. Outro monumento imperdível é o Arco do Triunfo, localizado na famosa avenida Champs-Élysées, que foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, por isso estão gravados nomes de 128 batalhas e 558 generais. Além de que é possível subir no arco e ver o horizonte da cidade. 

Outras atrações de Paris são os museus, como o Museu do Louvre com suas obras famosas, como a Monalisa de Leonardo da Vinci. O Museu D’Orsay é outro local que vale a visita, em que estão presentes trabalhos de artistas como Van Gogh e Claude Monet. Sem contar que a cidade tem igrejas com arquitetura de tirar o fôlego, como a Catedral de Notre-Dame de Paris, atualmente em reconstrução após incêndio em 2019, e a Basílica de Sacré Coeur, que fica próxima de restaurantes e lojas rodeadas por árvores e pintores vendendo seus trabalhos.

2. Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes foi residência da monarquia da França.
O Palácio de Versalhes foi residência da monarquia da França. | Foto: Reprodução.

O Palácio de Versalhes, além de ser Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um dos principais símbolos de poder dos monarcas na França absolutista. Localizada próximo da capital, foi residência e sede do governo do país de 1682 até 1789, quando o rei Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta, precisaram se mudar para Paris durante a Revolução Francesa. 

O palácio foi palco de momentos históricos, como na Comuna de Paris, em que recebeu parlamentares franceses fugidos da capital, e quando foi assinado o Tratado de Versalhes, ao fim da Primeira Guerra Mundial. Durante visita ao palácio, é possível conhecer a parte interna, como os aposentos dos monarcas e muitos outros cômodos. Outro destaque, são os jardins com extensão de 800 hectares cheios de natureza, estátuas e fontes, que fazem qualquer um se sentir em um conto de fadas.

3. Bordeaux

Bordeaux é conhecida por ser a capital do vinho.
Bordeaux é conhecida por ser a capital do vinho. | Foto: Reprodução.

Bordeaux é conhecida como a capital do vinho. É uma cidade com muita sofisticação, história e gastronomia invejável. A cozinha bordalesa é uma das mais apreciadas na França, com pratos em que o destaque são frutos do mar e ostras e são acompanhados de um bom vinho, até porque Bordeaux é o maior produtor da bebida no país. Os passeios mais procurados são os tours pelas vinícolas. Dentre os pontos turísticos está o centro histórico, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2007, por conta da sua arquitetura e monumentos históricos.

4. Nice

As praias de Nice, na França, atraem milhões de turistas todos os anos.
As praias de Nice, na França, atraem milhões de turistas todos os anos. | Foto: Reprodução.

Nice é vizinha de Cannes e um dos lugares mais visitados da França. Localizada no litoral do país, a cidade recebe, anualmente, 4 milhões de turistas que vêm para aproveitar a praia banhadas pelo mar azul de encher os olhos, caminhar pela Promenade des Anglais, conhecer os parques e praças, além de admirar a vista panorâmica da Colline du Château (ou Colina do Castelo). Pela noite, os visitantes podem ir aos bares e restaurantes que contam com a culinária típica do país e depois andar pelas ruas iluminadas.

5. Estrasburgo

Estrasburgo é a mistura da França com a Alemanha.
Estrasburgo é a mistura da França com a Alemanha. | Foto: Reprodução.

Por último e não menos importante, Estrasburgo. A cidade é localizada na região da Alsácia-Lorena, que já foi território da Alemanha. Por isso, é uma mistura da cultura francesa e alemã, por exemplo, um de seus cartões-postais é a La Petite France, que é repleta de casas construídas em estilo arquitetônico típico da Alemanha (o enxaimel), mas tem o nome totalmente francês. 

Outro ponto turístico é a catedral de Notre-Dame de Estrasburgo, a mais gótica do mundo e símbolo da cidade, localizada na Grande Île (ou Ilha Grande), no centro histórico da cidade. O Rio III que atravessa a cidade traz todo o charme do local, que tem inúmeros restaurantes e lojas que atraem milhares de turistas todos os anos.

_________________________________________________

Por Heloisa Shibuya – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas