Muitos leitores que preferem uma literatura de ficção dizem gostar dela, pois conseguem fugir da realidade ou se maravilhar com tantas possibilidades que as personagens desse gênero vivenciam, e que só o irreal pode proporcionar. E nesse quesito os livros de fantasia atendem muito bem essa demanda, melhor, até que livros de romance, por exemplo.
Se você estava a procura de sagas para viajar para outra realidade, veio ao lugar certo! Veja 5 indicações de sagas de livros de fantasia:
Confira 5 sagas de livros de fantasia
1) Cidade da lua crescente
A autora estadunidense Sarah J. Maas é dona do título de #1 do New York Times com sua obra de estreia: Trono de Vidro, de 2013, que foi concluída em 2019, no volume 6 da série. Mas, já em 2020, Sarah retorna com uma nova saga: Cidade da Lua Crescente, que tem como volume 1 o título Casa de Terra e Sangue.
A história começa com o assassinato dos amigos de Bryce Quinlan por um ser demoníaco, e, quando ela pensa que superou essa perda, descobre que há outros crimes como esse acontecendo. Sentindo-se consumida por um sentimento de vingança, Bryce decide investigar o que está acontecendo e conforme se aprofunda nisso ela tomará conhecimento de um poder sombrio que está dominando a cidade.
A série de Bryce se encontra no volume 2: Casa de céu e sopro de 2022.
2) De Sangue e Cinzas é um dos livros de fantasia para adultos
Atenção: esse livro não é indicado para menores de 18 anos.
Jennifer L. Armentrout é conhecida por escrever livros de fantasia para adultos, como sua série de 2015, Lux. Dentre vários trabalhos posteriores ao Lux, a nova saga, De sangue e cinzas, destacou-se, sendo atualmente a #1 em Fantasia Romance da Amazon.
Na nova história, de 2020, vamos acompanhar Poppy, que vive de acordo com o que terceiros pedem, tudo em prol de prepará-la para a Ascensão e para ser entregue aos deuses.
Nessa preparação, a personagem se cobre com um véu e se mantém distante de qualquer pessoa, se não a dama de companhia destinada pela Corte. Sendo que seu sonho, na verdade, é lutar com os guardas para proteger o reino e matar as criaturas que mataram seus pais. Mas suas vontades e as verdades que conhecia se tornam confusas quando uma pessoa misteriosa aparece na vida de Poppy.
A história já se encontra no volume 3 da série.
3) A Guerra da Papoula
A guerra da papoula, da autora chinesa, R. F. Kuang, de 2022, está tomando conta das redes sociais depois de indicações de booktubers, como a Pam Gonçalves.
Com inspirações na Guerra Sino-Japonesa, no militarismo na China e na ascensão de Mao Tsé- Tung, leremos sobre a vida sofrida da jovem Rin, que treina arduamente para entrar na academia imperial, e assim, fugir de um casamento arranjado com um homem terrível.
Mas sua estadia na academia não é fácil: lá ela sofre com preconceito e racismo de todos os lados, até que um mestre e substâncias psicoativas lhe dão poderes xamânicos e um acesso a uma força e sede de vingança da deusa Fênix. Habilidades que serão muito úteis, pois há uma Guerra eclodindo com o país vizinho ao Império de Nikara, porém, para ganhar, talvez, Rin precise perder sua humanidade.
A saga se encontra no volume 1.
4) Lendários
O livro de estreia no mundo da fantasia da escritora Tracy Deonn foi o queridinho na lista de best-seller do New York Times em 2021, quando foi lançado, por falar não só de magia e mistérios, mas também, de questões sociais latentes, como privilégios, ancestralidade e racismo estrutural.
Bree Matthews perdeu a mãe aos dezesseis anos, e sua última lembrança com ela é uma discussão, fato que a destrói todos os dias, e o lhe resta, além do luto, é uma vontade tremenda de fugir dali.
A solução para isso foi entrar em um programa para jovens excepcionais na Universidade da Carolina do Norte, e é nesse lugar que Bree verá um demônio e essa descoberta a conduzirá até a sociedade secreta dos Lendários: pessoas que são descendentes de cavaleiros do Rei Arthur e são responsáveis por defender a humanidade dessas criaturas. E nesse encontro a jovem vai se lembrar de borrões em que os Lendários apareceram na sua vida, e nessa jornada ela vai descobrir sobre sua origem e seu lugar no mundo.
Em português só há o volume 1.
5) Imortais é mais um exemplo entre os livros de fantasia
Já imaginou ler um livro que mistura uma vibe das histórias em quadrinhos da Marvel sobre o universo de Pantera Negra, e a sociedade opressora de um livro distópico conhecido como The Handmaid ‘s Tale? Pois, a autora Namina Forna fez isso na saga Imortais, de 2021.
Em uma sociedade dividida pela cor do sangue – se for vermelho você é considerado normal e digno de viver em sociedade, entretanto, as consequências são desastrosas se seu sangue for dourado -, a jovem Deka se encontra em perigo quando na Cerimônia, comum para as mulheres na sociedade em que vive, descobrem que seu sangue é impuro.
Até que uma mulher misteriosa lhe oferece uma tentativa de se salvar: se juntar às Alaki, guerreiras quase imortais que lutam para o imperador. Nessa aventura, motivada pela vontade de pertencer à algum lugar, Deka parte para a Capital, e lá percebe que nada é como parece ser.
Essa fantasia feminista e retrofuturista ambientada na África Ocidental está em seu primeiro volume de 3 livros.
Já conhecia alguma dessas sagas?! Agora é só se aventurar com tantas opções de livros de fantasia!
__________________________________
Por Syang Gomes – Fala! Universidade Federal do Goiás