5 lendas da cultura havaiana para você conhecer e se encantar
Menu & Busca
5 lendas da cultura havaiana para você conhecer e se encantar

5 lendas da cultura havaiana para você conhecer e se encantar

Home > Entretenimento > Cultura > 5 lendas da cultura havaiana para você conhecer e se encantar

Desmistificando a ideia de que o Havaí se resume a hula e surf, resolvi trazer algumas lendas da cultura havaiana que fazem parte do povo polinésio. Então, confira, a seguir, 5 lendas havaianas.

As 5 lendas mais populares da cultura havaiana

A Deusa Pele

Reza a lenda que Pele, a deusa dos vulcões, foi exilada por seu pai, Kane Milohai (criador do Céu e da Terra), por causa de seu temperamento forte e suas constantes brigas com sua irmã Namakaokahai (a Deusa da Água). Pele, vagou por diversos lugares até se estabilizar em Mauna Kea, isso pois a Deusa tinha o hábito de criar sempre um vulcão por onde passava, mas sua irmã por rancor das brigas e por Pele ter seduzido seu marido, sempre os afundava.

Pele é a deusa do vulcões na cultura havaiana.
Pele é a deusa do vulcões na cultura havaiana. | Foto: Reprodução.

Em Mauna Kea, dizem que pode ver Pele nadando no incandescente da lava alaranjada, onde a deusa reside até os dias atuais. Ela ainda tem o hábito de se disfarçar entre os humanos como uma anciã, o que ocasionou um ditado no Havaí “Cuidado com as idosas, pois uma delas pode ser a Deusa Pele!”. Na cultura pop, Pele é muito bem representada no jogo de MOBA, Smite, com um design digno de uma verdadeira Deusa dos Vulcões.

Os Huaka’i Pō

Os Huaka’i Pō são espíritos de guerreiros mortos que andam em grupos, muitas vezes entre deuses havaianos. Eles, geralmente, são vistos à noite ou ao pôr do sol, descendo as montanhas do Havaí. Raramente um marchante noturno é visto de dia, apenas em ocasiões onde o espírito está protegendo algum ente vivo de sua família. Eles possuem um odor estranho, e carregam consigo tochas e armas, além de cantarem e baterem tambor.

Os Huaka’i Pō são os guerreiros das lendas da cultura havaiana.
Os Huaka’i Pō são os guerreiros das lendas da cultura havaiana. | Foto: Reprodução.

A lenda ainda diz que é mal presságio olhar nos olhos de um marchante, e caso o faça, o espírito tentará te matar. Sua única escapatória é que um dos Huakai’ Pō te reconheça como familiar e ordene que sua execução não seja feita. Os vagantes ainda podem atravessar paredes, de forma que nenhum objeto possa parar seu caminho. Alguns havaianos relatam que já viram os espíritos atravessarem suas casas e isso lhes causaram um medo absurdo.

O Semideus Maui

Maui faz parte do panteão de guerreiros da Polinésia, que compreende diversas ilhas da Oceania, dentre elas, o Havaí e a Ilha de Páscoa. O herói foi deixado quando criança no mar por sua mãe, porém o Sol o resgatou e o criou como um semideus, ele ainda pode assumir diferentes formas e sua favorita é a do pombo-torcaz. Maui também é responsável por trazer o fogo aos humanos, capturando-o do sol.

Maui é um dos semideuses mais populares das lendas da cultura havaiana.
Maui é um dos semideuses mais populares das lendas da cultura havaiana. | Foto: Reprodução.

Uma ilha do arquipélago havaiano carrega o nome do semideus e sua aparição mais conhecida na cultura pop é no filme Moana: Um Mar de Aventuras, onde o mesmo é apresentado como semideus da água e do ar, e possui um anzol fazendo referência a sua fama por “fisgar” ilhas do arquipélago polinésio, dentre elas a North Island de Aotearoa, localizada na Nova Zelândia.

Os Menehunes

Representando o proletariado havaiano, os Menehunes são pequenas criaturas que se assemelham com fadas e duendes, e possuem uma grande habilidade de construir o que desejam em 24 horas. Tendo uma personalidade traquina e com apenas um metro de altura, essas criaturas costumam viver nas florestas havaianas. Suas habilidades eram muito reconhecidas pelos povos nativos polinésios, então esses pequeninos eram muitas vezes contratados para trabalharem em construções civis.

Os Menehunes são criaturas pequenas e travessas.
Os Menehunes são criaturas pequenas e travessas. | Foto: Reprodução.

Esse pequeno povo prefere trabalhar à noite, tem como fruta preferida a banana e não gostam de interagir com humanos, caso você os flagre enquanto fazem seu serviço, os mesmos desapareceram no mesmo instante e você, que os interromperam, será transformado em pedra. Além disso, caso eles não terminem a construção durante a noite, os Menehunes nunca mais a terminarão.

A Mujina

 A cultura japonesa influenciou bastante em algumas lendas do folclore havaiano, dentre elas, está a Mujina, que se trata de uma mulher sem rosto que vaga pelas noites pedindo chá ou água para os viajantes. A lenda foi vista em Kahala, em um cinema drive-in, a mulher que viu a criatura relata que avistou a Mujina penteado seus cabelos ruivos e, quando se aproximou, percebeu que a mulher de cabelos vermelhos não possuía rosto.

A Mujina é um espírito que assombra os havaianos.
A Mujina é um espírito que assombra os havaianos. | Foto: Reprodução.

A Mujina pode assumir diversas formas, podendo até se tornar uma bela mulher, porém sua forma preferida é a aparência feminina sem face, pois dessa forma ela pode assustar os humanos. Apesar de seu hobby preferido ser testar a condição cardíaca de suas vítimas, na maioria das vezes, suas ações não passam de pregar peças e armar sustos, sem apresentar nenhum perigo real às pessoas que a encontram.

_______________________________________________________

Por Matheus Wilczek – Fala! Universidade Federal de Santa Maria

Tags mais acessadas