quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCultura5 influenciadores digitais negros que você precisa conhecer

5 influenciadores digitais negros que você precisa conhecer

Ter acesso ao conteúdo que influenciadores digitais negros produzem é um dos passos para combater o racismo na sociedade, já que, durante muito tempo, pessoas negras não tinham espaço nos meios digitais. Pensando nisso, o Fala! separou cinco influenciadores negros que dão um show de representatividade, e abordam desde o combate ao racismo até a moda. Confira, abaixo, alguns deles:

Influenciadores negros

AD Junior

influenciadores negros
AD Junior. | Foto: Reprodução/Instagram.

Presente em diversas redes sociais, como Instagram e YouTube, o jovem se consagrou como um dos principais nomes quando o assunto é enfrentamento ao racismo. Com muito humor e diversão, AD transmite sua mensagem a milhares de seguidores.

Nas redes sociais de AD, você também encontrará comentários sobre acontecimentos do dia a dia que mostram o racismo estrutural da sociedade.

AD mora na Alemanha desde 2008 e, além de influenciador digital, também é jornalista, ativista social e um dos sócios na criação do primeiro canal voltado à cultura negra, a Trace Trends.

Camilla de Lucas

camilla de lucas
Camilla de Lucas. | Foto: Reprodução/Instagram.

Se você está à procura de conteúdos sobre beleza e muito entretenimento, encontrou a influencer certa. Camilla de Lucas, o novo fenômeno da Internet, produz conteúdo no YouTube desde 2017, mas, apenas em 2020, viralizou nas redes sociais com vídeos publicados na rede TikTok, mais conhecido como “saindo de fininho”, os vídeos logo se propagaram em outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

No canal do YouTube de Camilla, você encontrará dicas e receitas para definir cachos, testes de maquiagem, moda, instruções de como colocar laces (tipo de perucas que têm se popularizado entre mulheres negras); e claro, muito humor e diversão. Nas redes sociais Camilla, acumula mais de 6 milhões de seguidores (Instagram, TikTok, Twitter e YouTube).

Patrícia Ramos

patrícia ramos
Patrícia Ramos. | Foto: Reprodução/Instagram.

Com apenas 20 anos de idade, a jovem influencer Patrícia Ramos acumula mais de 1 milhão e 800 mil seguidores no Instagram e Tik Tok. A influencer viralizou nas redes sociais no ano de 2020, após um vídeo publicado no TikTok, conhecido como “Para com isso Espiritual”. De forma muito descontraída e animada, Patrícia compartilha seu dia a dia com seus seguidores.

A produtora de conteúdo fala sobre autoestima, relacionamento com Deus, casamento, conselhos e compartilha o seu talento no canto. “Para com isso” é um dos bordões da blogueira que mais faz sucesso na Internet.

Recentemente, ela estreou um canal no YouTube, onde também conta com a participação de seu esposo, Diogo Vitório, em alguns vídeos.

Gabi Oliveira

influenciadores negros brasileiros
Gabi Oliveira. | Foto: Reprodução/Instagram.

Considerada uma das principais influenciadoras negras do Brasil, Gabi Oliveira, mais conhecida como Gabi de Pretas, é youtuber e ativista social e seu canal conta com mais de 628 mil inscritos. No Instagram, a comunicadora reúne cerca de 458 mil seguidores.

Em seus vídeos, Gabi fala sobre temas relacionados às questões raciais, beleza, fake news, pressão estética, educação financeira, indicações de filmes, séries, além de abordar sobre a desigualdade social.

Gabi é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2020, participou do Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos, e venceu o Prêmio Influenciadores Digitais na categoria Comportamento e Estilo de Vida.

Yuri Marçal

influenciadores digitais negros
Yuri Marçal. | Foto: Reprodução/Instagram.

Com uma característica de “Humor Crítico”, Yuri Marçal aborda temáticas sobre genocídio de pessoas negras, racismo, sexualização da mulher negra, intolerância religiosa e homofobia em suas redes sociais. O produtor de conteúdo soma mais de 1 milhão de seguidores em sua conta do Instagram.

Yuri é formado em teatro e TV pela Escola de Atores Wolf Maya. Em 2016, iniciou a carreira como humorista ao lado de Fábio Rabin. Atualmente, também está presente nos canais Comedy Central e Multishow.

Por Ana Claudia Silva – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul