5 formas de finalização para cabelo cacheado
Menu & Busca
5 formas de finalização para cabelo cacheado

5 formas de finalização para cabelo cacheado

Home > Lifestyle > 5 formas de finalização para cabelo cacheado

Com a vasta gama de opções de produtos nas prateleiras, cuidar do cabelo cacheado, crespo ou ondulado tem sido cada vez mais fácil. Para quem está começando a se entender com o cabelo natural, no entanto, pode se sentir perdida(o) no meio de tantas informações, principalmente quando o assunto é finalização para cabelo cacheado.

Para alcançar um bom resultado, um dos passos mais importantes da rotina de cuidados do cabelo cacheado é a finalização. Esse passo nada mais é do que o momento em que se ‘modela’ o cabelo de acordo com o resultado que deseja.

Escolhendo a finalização correta, você pode conseguir diferentes resultados, como controlar ou aumentar o volume, apostar em cachos mais soltos ou bem definidos, entre outros. Separamos 5 formas de finalização para cabelo cacheado que você precisa testar. Confira!

Finalização para cabelo cacheado - crespo - ondulado - fitagem
Conheça 5 tipos de finalização para cabelo cacheado, ondulado e crespo. | Foto: Montagem/ Instagram

Como escolher o creme de pentear?

Antes de começar a finalização é importante escolher um creme de pentear que atenda bem as necessidades do seu cabelo. O creme de pentear é a estrela de praticamente todas as finalizações e a escolha do produto adequado faz total diferença no resultado.

Para escolher o creme de pentear é importante alinhar as características do seu cabelo com o gosto pessoal. Para isso, comece analisando as características do seu cabelo:

  1. A espessura do fio – é fino, médio, grosso?,
  2. O nível de ressecamento – é muito seco ou fica pesado facilmente?
  3. A definição – Ele forma cachos bem definidos que duram por dias ou são difíceis de definir e desmancham fácil?
  4. O volume – tem muito volume, pouco, ou mais ou menos?

Depois de entender as características do cabelo, é importante descobrir o que gosta. Você gosta de volume? De definição? De volume com definição?

Assim, entendendo as características do fio e o resultado que se busca, é possível escolher o creme de pentear mais adequado.

Para isso, analise as características do creme!

A textura do produto pode ser fluída, média ou densa. Quanto mais denso, ou seja, grosso, for creme, mais costuma trazer fixação ao cacho. Quanto mais leve for a textura, menos fixação traz, deixando os fios mais soltos, porém menos definidos e com mais frizz.

Além disso, é importante entender a concentração de óleos. Se é um produto com uma concentração leve, intermediária ou pesada. Entender o nível de ressecamento, vai te ajudar a saber se o produto precisa de muitos óleos ou não.

Por fim, não esquece de conferir resenhas sobre os produtos na Internet ao invés de pegar o primeiro creme que ver na prateleira. Esse hábito vai te ajudar a ser mais assertiva(o) na escolha e a economizar!

Veja 5 tipos de finalização para cabelo cacheado

Agora que você já sabe como escolher o creme de pentear ideal, é importante saber o resultado que cada finalização traz. Separamos 5 opções de finalização para cabelo cacheado, ondulados e crespos para você ficar por dentro do mundo dos cabelos naturais.

1) Fitagem é uma finalização para cabelo cacheado clássica

A fitagem é uma finalização para cabelo cacheado clásssica. Ela, inclusive, é base para a maioria das outras finalizações.

Para esse processo, você precisa dividir o cabelo molhado e lavado em mechas, aplicar creme e depois passar os dedos, escova ou pente pela mecha, formando várias ‘fitinhas’.

Cada fita, formará um cacho depois de seco, por isso, é importante entender que, se você deseja um cabelo mais solto e volumoso, é interessante fazer mechas mais finas. Agora, se procura um cabelo mais definido, com menos volume, é indicado fazer mechas mais grossas.

A escolha de fazer a fitagem com dedo, escova ou pente também pode fazer diferença no resultado. Algumas pessoas preferem os dedos, outras o pente ou a escova. O importante é testar e escolher o que mais gosta.

2) Dedoliss

O dedoliss é uma finalização para quem gosta de cachos bem definidos. Nela, você separa o cabelo em mechas, aplica o creme de pentear e, como o próprio nome já diz, enrola a mecha com os dedos fazendo um cacho.

Esse tipo de técnica era muito usada para fazer penteados nas crianças nos anos 2000.

3) Rake and Shake é uma finalização para cabelo cacheado gringa

Muitas finalizações das gringas bombam aqui no Brasil e a Rake and Shake é uma das mais famosas. Com próprio nome já diz (em português, ‘estica e balança’), esta finalização para cabelo cacheado consiste em separar o cabelo em mechas, aplicar o produto escolhido para modelar e esticar a mecha com o dedo, fazendo uma espécie de fitagem. Por fim, é preciso segurar na ponta da mecha e sacudir.

Esse processo traz um cabelo bastante definido, porém mais solto e com mais volume.

4) Plopping

O Plopping é mais uma das finalizações que vieram das gringas. A técnica, na verdade, é método para acelerar o processo de secagem e trazer mais definição, sendo adorada pelas onduladas.

Para esta finalização, você pode aplicar o creme de pentear e modelar como preferir, podendo fazer o fitagem, por exemplo. O grande segredo está na secagem do cabelo.

Na técnica original, utiliza-se uma camisa de algodão para fazer uma amarração e deixar o cabelo secando por volta de 15 a 30 minutos. Hoje em dia, existem também toalhas de algodão próprias para cabelo cacheado que podem ser usadas na técnica.

Nessa finalização, o cabelo fica bastante definido. Por isso, quem não gosta que o cabelo encolha muito, deve evitá-la.

5) LOC

A LOC é uma finalização para cabelo cacheado que consiste em aplicar ‘Líquido’, ‘Óleo’ e ‘Creme’ nesta ordem. A ideia é que com o cabelo molhado (líquido), aplique um óleo, que vai ajudar a selar o cabelo e trazer brilho, e, em seguida, aplique um creme por cima.

O resultado são cabelos bem definidos e brilhantes. A finalização é ideal para cabelos cacheados, ondulados ou crespos que sejam mais opacos e ressecados. Além disso, a técnica traz muita definição.

Você já conhecia essas finalizações? Já testou algumas delas? Se não, está na hora de descobrir a finalização para cacheado que você mais gosta!

___________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas