5 filmes sobre super-heroínas para os amantes de heróis
Menu & Busca
5 filmes sobre super-heroínas para os amantes de heróis

5 filmes sobre super-heroínas para os amantes de heróis

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 5 filmes sobre super-heroínas para os amantes de heróis

O universo dos super-heróis está cada vez mais amplo e diversificado. Herois cegos, surdos, brancos, negros, asiáticos e muito mais. Grande vitória para a humanidade, afinal, ninguém é igual e a diversidade precisa ser representada. Um espectro que vem ganhando força estrondosa são as super-heroínas, e, a seguir, vamos conhecer 5 filmes de super-heróis protagonizados por mulheres para você conhecer!

Confira 5 filmes sobre super-heroínas para os grandes fãs de heróis.
Confira 5 filmes sobre super-heroínas para os grandes fãs de heróis. | Foto: Reprodução.

Conheça 5 filmes de super-heroínas

1. Capitã Marvel (Captain Marvel) 

Capitã Marvel, uma das super-heroínas mais fortes do MCU.
Capitã Marvel, uma das super-heroínas mais fortes do MCU. | Foto: Reprodução.

O longa, lançado em 2019 e estrelado por Brie Larson, conta a história de Carol Danvers, agente das Forças Aérea dos Estados Unidos. A protagonista sofre um acidente nuclear e acaba tendo seu DNA misturado com o de uma raça alienígena – os Kree. 

O acidente deu para Danvers a capacidade de voar, uma super força, manipulação de energia, controle de gravidade, além de muita agilidade. Podendo, até, ser considerada um dos personagens mais fortes do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).

A integrante dos Vingadores abriu o MCU para as mulheres e para as super-heroínas. Foi o primeiro filme protagonizado por uma personagem feminina e abriu uma nova fase para a empresa, que lançou mais heroínas após o longa. 

Curiosidades: A personagem foi criada pelo roteirista Roy Thomas e desenhada por Gene Colan. A primeira vez que a vimos foi em março de 1968, em Marvel Super Heroes #13, se tornando uma super-heroína em Ms. Marvel #1, de 1977. Foi apenas em 2012 que Carol começou a ser chamada de Capitã Marvel. 

2. Viúva Negra (Black Widow) 

A personagem da Marvel ganhou seu próprio filme.
A personagem da Marvel ganhou seu próprio filme. | Foto: Reprodução.

Scarlett Johansson deu vida à heroína por mais de uma década, mas foi somente em 2020 que a personagem ganhou um filme solo. A  Viúva Negra fez sua primeira aparição em Homem de Ferro 2 (2010) e sua última em seu filme, nomeado em sua homenagem. Vale lembrar que Natasha recebeu uma espécie de soro de supersoldado em tempos de URSS, semelhante ao do Capitão América, Steve Rogers.

O longa é o primeiro filme da Fase Quatro do MCU e se passa, cronologicamente, após Capitão América: Guerra Civil (2016). E mostra Natasha Romanoff fugindo de suas escolhas e ações, além da esquiva de seu passado. Porém, ela acaba sendo forçada a enfrentá-los. 

A agente especial tem sua origem contada no filme, aparições de seus familiares e treinamentos na Rússia também tem forte presença. Um dos maiores mistérios da história da heroína aparece bem sutilmente: Budapeste. Claro que esse quesito poderia ter sido muito mais explorado e aproveitado. No geral, é um filme muito bom. 

Curiosidades: Viúva Negra quebrou inúmeros recordes de bilheteria e arrecadou mais de 379 milhões de dólares em todo o mundo. Por causa disso, se tornou o quinto filme de maior bilheteria do ano de 2021. No momento em que o filme foi lançado, Scarlett Johansson se tornou a única pessoa a ter estado presente nas quatro fases do Universo Cinematográfico da Marvel. Agora, depois do lançamento de  Gavião Arqueiro, no Disney+, ela divide o título com Jeremy Renner.

3. Mulher Maravilha (Wonder Woman) 

Mulher Maravilha, uma das super-heroínas mais famosas entre os fãs de heróis.
Mulher Maravilha, uma das super-heroínas mais famosas entre os fãs de heróis. | Foto: Reprodução.

Diana Prince, ou Mulher Maravilha como é popularmente conhecida, foi criada pelo psicólogo e escritor Charles Moulton. E foi desenhada por H. G. Peter. Sua primeira aparição foi em outubro de 1941, na revista All Star Comics, da DC.  

O longa da heroína foi lançado em 2017 e seu enredo mostra a trajetória dela para salvar o mundo de Adolf Hitler, em plena Segunda Guerra Mundial. Tudo começa com um militar estadunidense que fica sem combustível em seu avião e precisa fazer um pouso de emergência em Themyscira (a Ilha Paraíso).  

O local habitado apenas por mulheres fica desconfortável com a presença do homem ali. Até o momento em que as guerreiras descobrem que o tal rapaz estava a caminho de uma batalha contra o supervilão. Então, decidem enviar uma de suas lutadoras para ajudá-lo na missão. A escolhida teria que vencer um torneio olímpico – Diana foi proibida de participar, mas ganha disfarçada e é designada a ajudar o americano. Foi aí que ganhou seu icônico uniforme com as cores dos Estados Unidos. O segundo filme foi lançado em 2020 e intitulado de Mulher Maravilha: 1984.

Curiosidades: Na minissérie DC vs. Marvel,  um crossover de 1996, o qual uniu os dois universos geeks mais imponentes do mundo, é feita a revelação de que a Mulher-Maravilha é digna de levantar o martelo de Thor. Prince analisa a inscrição no Mjolnir, questiona o fato da “dignidade” ser um valor muito subjetivo e se transforma numa versão feminina de Thor ao erguer o mesmo aos céus. No entanto,  quando a Tempestade dos X-Men aparece para o duelo, Diana deixa o martelo de lado e vai à luta sem o mesmo, porque acredita que o gigantesco poder divino desequilibraria a batalha – resultado: apanha de Ororo, perdendo o combate.

4 – Mulher Elástico (Elastigirl), Os Incríveis

Helena Pêra, a Mulher Elástico de Os Incríveis.
Helena Pêra, a Mulher Elástico de Os Incríveis. | Foto: Reprodução.

Apresentada ao público em Os Incríveis, Helena Pêra – ou Mulher Elástico, aparentemente é um mulher normal, dona de casa, esposa e mãe de três filhos, Violeta, Flecha e Zezé. Seu marido, Beto, também aparenta ser apenas mais um trabalhador comum. Mas nada disso é verdade. A identidade deles é revelada e Beto, na verdade, é o Senhor Incrível – um super herói, até então, aposentado. Logo, a cidade clama por socorro e o casal entra em ação. 

Os Incríveis 2, longa lançado em 2018, tem sua trama focada em Helena e suas missões ultra secretas. É aí que todo o potencial da heroína é posto à prova. Será que ela consegue manter a família e a carreira intactas? Será que alguma delas desmorona? 

Importante ressaltar que seu poder ainda é novidade no mundo dos heróis, não é muito comum ver personagens que se esticam em batalha. A habilidade não foi muito registrada até o momento. 

Curiosidades: Mulher Elástico, na verdade, já era um personagem da DC Comics. O diretor do filme Os Incríveis, Brad Bird, então, decidiu denominar Helena Pêra de Sra. Incrível para evitar um possível conflito de interesses com a outra empresa.

5 – Jean Grey (Fênix Negra), X-Man 

Jean Grey, uma das super-heroínas mais populares da franquia X-Men.
Jean Grey, uma das super-heroínas mais populares da franquia X-Men. | Foto: Reprodução.

Fênix Negra foi lançado em 2019. O filme traz a história de Jean Grey. Foi considerado um dos piores filmes da franquia X-Men, sendo extremamente mal visto entre a crítica. Recebeu poucos elogios, sendo eles direcionados a atuação de James McAvoy, o Professor Xavier, e Sophie Turner, a protagonista. 

Em 1975, Jean Grey, com apenas 8 anos de idade, em uma viagem com os seus pais, acidentalmente usa a sua telecinesia descontrolada e causa um acidente de carro que acaba matando seus pais. Pouco tempo depois, o professor Charles Xavier, sabendo dos poderes de Grey, a leva para a sua escola de mutantes, onde ele mentalmente bloqueia o traumatizante acidente de suas memórias e ajuda a garota a controlar suas habilidades psíquicas.

Anos depois, ela tem seus poderes psíquicos amplificados por causa da absorção de grande quantidade de radiação espacial após uma missão para consertar um ônibus espacial – pedido do presidente dos Estados Unidos. Graças à absorção da energia, o bloqueio mental colocado por Xavier foi rompido e as lembranças do acidente que vitimou seus pais vieram à tona. 

Curiosidades: Grey é considerada umas das personagens mais fortes da Marvel. Claro que ainda tem muito mais história para contar desse filme, mas não tem graça ler spoilers!  

Menção Especial: Esquadrão Trovão (Thunder Force) E Aves de Rapina (Birds of Prey) 

Thunder Force – Esquadrão Trovão

Esquadrão Trovão, comédia da Netflix sobre duas super mulheres.
Esquadrão Trovão, comédia da Netflix sobre duas super mulheres. | Foto: Reprodução.

Thunder Force, comédia lançada em 2021, retrata a vida de super-heroínas acidentais – protagonizado por Octavia Spencer e Melissa McCarthy. 

Arlequina, em Aves de Rapina

Arlequina, a vilã de Batman, se tornou uma super-heroína.
Arlequina, a vilã de Batman, se tornou uma super-heroína. | Foto: Reprodução.

Aves de Rapina, longa lançado em 2020, retrata a trajetória de Arlequina, uma espécie de vilã da DC Comics, de uma maneira cruelmente realista, engraçada e sarcástica. Uma enorme energia caótica é exalada desde o primeiro segundo do filme.

___________________________________________________

Por Rebeca Cimino – Fala! Cásper

Tags mais acessadas